
CEO da G2 abre jogo sobre saídas de NiKo e m0NESY
Em menos de três meses, a G2 perdeu seus dois principais jogadores. Nikola "NiKo" Kovač e Ilya "m0NESY" Osipov deixaram a organização e foram para Falcons, e o CEO da G2 falou abertamente sobre a saída da dupla no podcast da HLTV.
Alban "Stilgar" Dechelotte, CEO da G2, afirmou que a organização tentou montar um time ao redor de m0NESY, mas que o jovem awper não deu garantia de que queria ficar no time e fazer isso.
"Ilya é famoso por dizer: 'Deixe-me jogar CS', era o que ele sempre nos dizia, e ele disse que não estava pronto para uma decisão. Eu respeito isso, mas alguns jogadores são mais decisivos na hora de montar um elenco em torno deles. ZywOo convenceu Ropz a se juntar a ele. Eu gostaria que Ilya fizesse o mesmo por nós, mas ele não fez. Ele não se comprometeu a nos ajudar a montar um elenco em torno dele. Ele não tinha clareza sobre a comissão técnica e os companheiros de equipe que queria. Foi difícil fazê-lo feliz", disse Stilgar no HLTV Confirmed.
Stilgar também revelou que não só a Falcons tinha interesse em contratar m0NESY, mas também todos os times russos, e que ele temia perder o awper de graça no final do ano, quando acabava seu contrato: "Havia um risco real de que em junho, um time com Donk, com ElectroNic, pudesse vir e tentar convencê-lo a assinar como agente livre em dezembro."
Em 2023, quando a G2 venceu a IEM Katowice e a IEM Cologne, de acordo com Stilgar, três jogadores queriam deixar o time.
"Soubemos que NiKo conversou proativamente com a Falcons por seis meses sem nos avisar. Isso vazou, foi assim que descobrimos. m0NESY foi contactado por todos os times russos nos últimos três anos. A Cloud9 quase fechou um acordo, e ele nos disse que, se NiKo fosse embora, ele queria ir embora. Então, huNter- disse que queria ir para a Vitality."
Stilgar também admitiu que a G2 se sentiu "traída" por NiKo por conversar com a Falcons sem informar a diretoria: "Estávamos trabalhando com ele em mudanças no elenco, em fazer bootcamp em Belgrado em vez de Berlim. Saber que ele estava conversando com (a Falcons) há seis meses e não nos contou foi um pouco... decepcionante."
Depois da conquista da IEM Dallas em 2024, o time queria que NiKo virasse o IGL permanente do time, mas o jogador não quis. Então, a G2 contratou Janusz "Snax" Pogorzelski.
Não precisavam de treinador?
De acordo com Stilgar, Rasmus "HooXi" Nielsen não queria contratar o treinador TaZ, mas a organização acabou priorizando a opinião dos jogadores que tinham mais chance de ficar no time. Stilgar também disse que não achavam que o time precisava de um treinador estratégico, e que contrataram TaZ mais para ajudar como coletivo do time.
"Tínhamos muita experiência, poder de fogo e conhecimento tático na equipe. Não sentíamos necessidade de um treinador estratégico."
Futuro
Ao ser perguntado sobre o futuro da G2, Stilgar negou rapidamente uma possível contratação de Oleksandr "s1mple" Kostyliev. O CEO disse que isso é por causa da idade e da percepção de falta de comprometimento com CS2 do awper ucraniano.
Stilgar também ressaltou que equipe seria construída em torno de Mario "malbsMd" Samayoae e Nikita "HeavyGod" Martynenko. Sobre o restante do time, o CEO disse que existem várias opções em termos de trocas de jogadores e comissão técnica.
"O que posso dizer é que temos várias opções, trocando jogadores, algum elemento da comissão técnica. Pode ser mais de uma, por assim dizer. Como ilustrado pelo pós-NiKo, não podemos substituir Ilya com uma troca de um jogador. Ele tem impacto demais. Ninguém no planeta, exceto talvez ZywOo, pode substituí-lo. Já estamos trabalhando em mudanças. O objetivo é reinvestir e reconstruir, mesmo que a mudança não aconteça da noite para o dia."
Leia também

