Sala de reunião no centro de treinamento da Team Liquid (Foto: Divulgação/Team Liquid)

Liquid perde patrocínio após postagem de brasileiro do R6

Honda era patrocinadora da organização há seis anos

Depois de seis anos de parceria, a Honda não é mais patrocinadora da Team Liquid. Isso aconteceu por causa de uma postagem nas redes sociais feita pelo brasileiro Lucas “DiasLucasBr” Dias, jogador de Rainbow Six. DiasLucasBr postou um GIF de uma bomba atômica, e também foi advertido pela Ubisoft e multado pela Liquid.

A situação aconteceu depois de um jogo onde a equipe japonesa CAG Osaka eliminou a Liquid do RELOAD 2025, torneio que aconteceu no Rio de Janeiro. Depois da derrota, DiasLucasBr publicou no X (antigo Twitter) um GIF de uma bomba atômica.

Com o acontecimento, a empresa japonesa Honda, que era patrocinadora da Liquid há seis anos, tomou a decisão de encerrar a parceria com a organização norte-americana e todas suas lineups de diferentes modalidades.

De acordo com a Liquid, não houve "intenção maliciosa, apenas um lapso muito sério de julgamento e conscientização" por parte do jogador. A organização afirmou ainda que o brasileiro apenas pesquisou um GIF de explosão para representar como seu time "explodiu" durante a derrota e que não percebeu a conexão da imagem escolhida com o "momento doloroso na história do Japão".

Pouco depois de ter feito a publicação, DiasLucasBr apagou a mesma e, de acordo com a Liquid, pediu desculpa aos jogadores da CAG Osaka. O jogador brasileiro também fez outro post no X se desculpando pelo ocorrido, afirmando que cometeu um grande erro mas que não foi sua intenção fazer qualquer refeceria ofensiva.

Ainda no comunicado da Liquid, a organizadora afirmou que promete assumir total responsabilidade pelas ações e corrigir os erros que cometeram, tomando as seguintes ações para evitar outros acidentes semelhantes:

  • Medidas financeiras e disciplinares: Como parte das medidas disciplinares formais, Lucas será multado no equivalente a quatro meses de salário por não atender aos padrões de profissionalismo e cuidado que estabelecemos como organização. Lucas também passará por treinamento adicional sobre mídia e sensibilidade.

  • Contribuição para caridade: Os jogadores do Rainbow Six se comprometeram a doar a totalidade de seus prêmios do torneio Reload para uma organização beneficente, como um gesto de responsabilidade e boa vontade. Os fundos da multa de Lucas também serão doados para uma organização beneficente.

  • Educação e disciplina global para jogadores: Nos próximos seis meses, realizaremos um retreinamento obrigatório para todos os jogadores e técnicos da Team Liquid em todos os jogos. O tweet de Lucas será adicionado ao nosso currículo de integração como um estudo de caso real para ajudar a prevenir problemas semelhantes no futuro.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.