insani, do MIBR, durante a IEM Cologne

MIBR recebe convite para evento cheio de polêmicas

CAC tem descumprido regras do VRS e gerado críticas

O CS Asia Championships 2025 ganhou mais um brasileiro. Depois de Legacy e paiN, foi a vez do MIBR receber um convite para o evento, que segue sendo alvo de polêmicas por não cumprir as regras do Valve Regional Standings (VRS) e por unificar as seletivas das Américas.

O evento tem sofrido reclamações por não seguir determinações da Valve em relação a distribuição de vagas e a publicação das informações adicionais. No dia 1 de agosto, a Perfect World anunciou os 9 primeiros convidados, contrariando as informações adicionais primárias, que seriam de 10 times, e dando mais uma vaga para uma seletiva chinesa.

Agora, quase duas semanas depois, o evento anunciou o retorno ao antigo número de convidados, chamando o MIBR para completar a lista de 10 participantes. Com isso, a distribuição das seletivas também mudou - a China, que antes tinha duas vagas, agora não terá nenhuma, e os times da região terão de jogar a recém criada seletiva asiática.

Vocal nas reclamações sobre o descumprimento do VRS, Graham "messioso" Pitt voltou a criticar a Perfect World e a Valve por permitir que o campeonato siga sendo um evento ranqueado.

"Isso não faz sentido. Como um organizador de campeonatos pode seguir fazendo mudanças na distribuição de vagas sem ser obrigado a mudar a data do VRS? (...) Sua inação completa é preocupante. O precedente sendo definido é ainda mais", escreveu messioso.

Seletiva problemática

Além da distribuição de vagas, o evento também gera reclamações pela forma que decidiu fazer a seletiva nas Américas. Antes, o evento contaria com uma na América do Norte e outra na América do Sul, mas, no anúncio de 1 de agosto, decidiu unificar os qualificatórios - mesmo que a distância geográfica transforme a escolha do servidor em um pesadelo.

Internamente, há muita reclamação das equipes participantes, já que os jogos entre time das duas regiões podem ser disputados com latências de mais de 150 ms, o que é injogável a nível profissional. O livro de regras prevê que confrontos entre times da América do Norte e do Sul sejam movidos automaticamente para Lima, no Peru, a menos que a as equipes concordem de outro modo.

As seletivas acontecem entre os dias 16 e 17 de agosto.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.