
Jogadores de equipe sueca são banidos por trapaça e manipulação de resultados
Cinco jogadores da equipe Northern Lights foram banidos por usar cheats e manipular resultados. A Elitserien, organizadora de campeonatos sueca, anunciou que fez uma investigação que confirmou as acusações, mas não citou os nomes dos jogadores “por razões de integridade e para proteger tanto os denunciantes como os indivíduos afetados".
Veja o comunicado da Elitserien na integra:
"A Elitserien concluiu uma investigação interna sobre suspeitas de trapaça e manipulação de resultados dentro da cena sueca de esports. Queremos expressar nosso profundo agradecimento às pessoas e organizações que colaboraram conosco e contribuíram para esclarecer os acontecimentos. Embora esta seja uma notícia profundamente lamentável para o esport sueco, permanecemos firmes em nosso compromisso com uma cena justa, transparente e sustentável. A investigação resultou em provas claras, bem como em uma confissão que confirma tanto a trapaça quanto a manipulação de resultados. Como consequência direta, duas pessoas foram banidas permanentemente da Elitserien e de todas as futuras ligas, copas e competições — independentemente do jogo — organizadas ou em parceria com a Elitserien. Outras três pessoas envolvidas receberam suspensões temporárias de no mínimo 12 meses. Após esse período, as suspensões poderão ser reavaliadas. Por respeito à privacidade e para proteger tanto os denunciantes quanto os indivíduos envolvidos, não serão divulgadas identidades nem mais detalhes. Há também indícios de irregularidades semelhantes fora da operação da Elitserien. As suspeitas restantes envolvem pessoas que não estão ativas dentro da Elitserien e, portanto, estão fora do nosso mandato para investigação adicional. Convidamos outras organizações suecas de esports a assumirem a mesma responsabilidade — especialmente aquelas que recebem apoio financeiro para promover o desenvolvimento do esport sueco. Apesar da ausência de apoio financeiro, a Elitserien investiu recursos significativos nesta investigação para proteger a integridade do esport sueco e deixar clara nossa posição: trapaça e manipulação de resultados não têm lugar em nossa cena."
De acordo com a HLTV, os jogadores Frank "Fraaank" Issal, Oscar "Avoy" Dahlkvist e Alexander "frigolito" Andersson received bans de um ano na plataforma Esplay por manipulações de resultado. Já Anton "Meinz" Evander e Axel "Axelen" Enholm foram banidos permanentemente por manipulação de resultado e por usar cheats.
Fraaank chegou a admitir em suas redes sociais que sua equipe manipulou resultados. O jogador afirmou que seu time ganhava ou perdia dependendo do que haviam decidido antes do jogo.
Leia também

