Secretário Willian e bak no lançamento da Coordenadoria de Games e Esports (Gabriel Melo/Dust2 Brasil)

Sede do Major, Rio quer ter arena gamer pública

Cidade quer se tornar referência no esport mundial

Casa do próximo Major de Counter-Strike: Global Offensive, o Rio de Janeiro quer se tornar referência mundial nos esports. Com uma coordenadoria própria, o governo municipal está investindo no segmento e um dos projetos envolve uma arena gamer pública, a primeira no Brasil.

Em entrevista à Dust2 Brasil, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia Willian Coelho revelou que o desejo em criar a arena gamer já foi apresentada ao prefeito Eduardo Paes. A intenção é que a estrutura fique na Nave do Conhecimento localizada no Engenho de Dentro, onde atualmente se encontra o Museu Cidade Olímpica e Paralímpica.

"A gente escolheu a Nave do Engenhão pelo espaço que se tem aqui no segundo pavimento. Demos a ideia e o prefeito abraçou. Vamos ficar com um espaço enorme para criarmos a arena gamer. Vai ser a primeira no Brasil em uma área pública", disse.

O secretário não falou em datas sobre o lançamento da arena. Contudo, ela terá capacidade para 20 jogadores simultâneos. A ideia inicial é para utilizar em competições escolares, mas depois sendo aberta para o público no geral.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade no país a ter um órgão público dedicado aos esportes eletrônicos, que é a Coordenadoria de Games e Esports, uma subpasta da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). O secretário não falou diretamente do Major, mas apontou que "é interesse nosso de participar de outros campeonatos e poder ajudar a fomentar esse setor na cidade".

Tudo faz parte do plano do Rio de Janeiro voltar aos holofotes do mundo dos esports: "É importante a gente ressaltar que o Rio de Janeiro acabou perdendo esse protagonismo por falta de políticas públicas e por falta de investimento público nesse setor. Agora a gente quer retomar esses investimentos, queremos criar essas políticas públicas nesse sentido. Queremos criar eventos para que as pessoas não saiam daqui e, para quem saiu, retorne. É um seguimento que traz desenvolvimento econômico, social e turismo".

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.