HOAX utilizando a tela interativa (Reprodução/Stars Horizon)

Time utiliza tecnologia olímpica em treinos

Tela interativa ajudará no desenvolvimento cognitivo

Não é de hoje que a tecnologia aparece nos esportes para o aprimoramento dos atletas. Aos poucos, técnicas mais avançadas vão sendo abraçadas por organizações de esports, como a Stars Horizon, que passou a oferecer às próprias equipes, como a de CS:GO, um equipamento que faz parte do cotidiano do futebol e até das Olimpíadas.

Trata-se de uma tela interativa que visa melhorar a performance cognitiva dos atletas. Ela promete melhorar reflexos e respostas do cérebro em situações de pressão. É um equipamento único na América Latina, a qual a Stars Horizon está tendo acesso a partir de uma parceria com a Sensorial Sports.

Marcos “HOAX” Sousa, integrante da equipe de CS:GO, já testou a tela e aprovou o investimento da organização no equipamento. Segundo o jogador, "têm diversos exercícios úteis, como, por exemplo controle de impulsividade, que ajuda muito na hora da adrenalina do jogo".

"E acredito que a novidade agrega para a Stars porque não existe outra organização que tenha essa mesma tecnologia, então com bastante treinamento podemos conseguir uma qualidade que os outros não vão ter”, completou.

Victor Cavallari, co-fundador da Sensorial, disse que, "quando estamos olhando para esports, estamos falando de uma demanda gigante de processos cognitivos e isso tudo pode ser potencializado através de treinamentos específicos. Da mesma forma que um atleta pode trabalhar um repertório motor, tático, a gente também consegue estimular processamento cognitivo de forma específica que pode ser transferido para a prática competitiva".

Com a utilização de sensores, uma televisão se torna touch e, com a ajuda de um software específico, o Sensorial Move, os jogadores têm a disposição uma série de exercícios cognitivos "que vão proporcionar toda uma estimulação necessária para desenvolver o desenvolvimento das capacidades".

Os exercícios são divididos nas categorias: controle de impulsividade, atenção, memória, flexibilidade cognitiva, reação, raciocínio e exercícios de movimento. "Partimos da premissa que a atividade física potencializa o treinamento cognitivo", concluiu Victor Cavallari.

Leia também

#1(Com 0 respostas)
28 de junho de 2022 às 22:58
Aboka
Que beleza ver o e-sport avançando dessa forma...
Você precisa estar logado para fazer um comentário.