Torcida brasileira no Ginásio do Ibirapuera nas finais da ESL Pro League em 2016

ESL divulga local do RMR Americas

Competição contará com 16 times e será disputada em outubro, três semanas antes do major

Acabou o mistério. Depois de semanas de especulação, a ESL revelou que realizará o RMR americano, campeonato que dá seis vagas para o IEM Rio Major, em Estocolmo, na Suécia.

A informação foi publicada nesta terça-feira. Batizada oficialmente de IEM Road to Rio, o campeonato será realizado entre os dias 5 e 9 de outubro nos estúdios da ESL.

No total, serão seis vagas para o Major do Rio. O time que vencer a disputa obtém o status Legend e vai direto ao Legends Stage. Quem ficar na 2ª e 3ª colocação obtém status Challenger e vão ao Challenger Stage com os melhores seeds. Entre 4º e 6º, o status disponível é o Contender, que dá vaga no Challenger Stage com os seeds inferiores.

O fato do RMR ser disputado na capital sueca tranquiliza os brasileiros. A possibilidade da competição ser sediada nos Estados Unidos ganhou força nos bastidores e chegou até o público na semana passada, gerando comoção.

Isso porque a fila de espera pela obtenção de vistos de entrada no país para os brasileiros tem sido muito grande, superando um ano em alguns consulados, o que faria com que jogadores que ainda não tem o documento teriam seu acesso dificultado ou inviabilizado.

Para países do Acordo de Schengen, como a Suécia, não há necessidade de visto para os brasileiros em estadias de até 90 dias. Outros países da região, como Chile, Uruguai e Argentina também estão isentos da necessidade do documento.

Em nota, a ESL afirmou que a escolha pela capital sueca se deu porque todos os times "podem se beneficiar de uma localização familiar e evitar os significativos atrasos em processos de aplicação de vistos obtidos por muitos países, incluindo os Estados Unidos, que poderia ter comprometido sua participação".

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.