FalleN com mzinho, que se enfrentarão na estreia da PGL Astana

Brasil tem retrospecto positivo em estreias no ano; confira números

FURIA tem o maior aproveitamento entre as brasileiras

A PGL Astana será o nono campeonato tier-S deste ano e, em todos, o Brasil esteve presente. No torneio no Cazaquistão, o Brasil vai ter quatro representantes, que tentarão manter o retrospecto positivo do país em estreias este ano.

Em 2025, os times brasileiros venceram mais do que perderam em estreias de torneios tier-S. No entanto, o retrospecto deixa de ser positivo quando se leva em consideração somente os duelos contra equipes que estão, atualmente, no top 10 da HLTV.

No geral, o Brasil realizou 19 estreias em 2025. O levantamento considera o primeiro jogo de cada equipe brasileira no torneio, mesmo que seja play-in. O país venceu 11 destes duelos, tendo um aproveitamento total de 57,8%.

Das equipes brasileiras que estrearam mais de uma vez em campeonatos tier-S este ano, a FURIA tem o melhor aproveitamento, com 80%. São quatro vitórias em cinco jogos para o time de Gabriel "FalleN" Toledo. Com 7 jogos, a paiN tem 57,1% de aproveitamento, enquanto o MIBR tem 40% em 5 duelos.

Os números do Brasil caem quando filtramos os confrontos diante de equipes que estão no top 10 da HLTV atualmente. O país já encarou a Aurora, GamerLegion, NAVI, FaZe e MOUZ em estreias, com um total de 8 jogos. A única vitória foi da paiN em cima da GamerLegion. Assim, o aproveitamento é de 12,5%.

Os times mais bem colocados no ranking da HLTV vão voltar a encarar times brasileiros na PGL Astana. Na sétima posição, a The MongolZ pega a FURIA na estreia, enquanto o MIBR encara a G2 - top 8 mundial.

paiN e ODDIK também vão representar o Brasil na PGL Astana, porém não terão times do top 10 da HLTV pela frente. Rodrigo "biguzera" Bittencourt e companhia duela com a HOTU, já o time capitaneado por Adriano "WOOD7" Cerato estreará contra a Astralis. A HOTU está na 75ª posição, enquanto a Astralis está na 15ª.

Todos os duelos iniciais da PGL Astana vão acontecer no próximo sábado. A ODDIK estreia às 2h, enquanto FURIA e MIBR jogam às 5h. A paiN fecha o dia com o duelo agendado para às 11h.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.