ESL anuncia novo formato mais curto para Challenger League

Torneio agora terá quatro copas que darão vaga para final regional

A ESL Challenger League vai passar por grandes mudanças. A ESL anunciou nesta sexta-feira um novo formato para o campeonato, que antes era conhecido por ser muito longo, agora será divido em quatro copas, que darão vaga para a final regional, que por sua vez dará uma vaga para ESL Pro League.

"Após buscar o feedback dos participantes da ECL, criamos uma nova estrutura para a próxima temporada. Adaptamos os formatos regionais para atender às suas necessidades específicas. A partir de agora, a ECL exigirá menos comprometimento das equipes participantes (para que possam ser mais flexíveis na competição em outros torneios), será mais compacta e exigirá menos partidas para se classificar para a ESL Pro League. Além disso, também estamos removendo as partidas MD1 e migrando para as MD3 em todas as regiões", disse a ESL.

A partir da Temporada 50, a ESL Challenger League terá uma estrutura baseada em copas. Cada região sediará quatro copas por temporada, com cada uma delas tendo duas semanas de duração.

Ao final de cada temporada (após o término das quatro copas), cada região realizará as finais regionais. Como todas as copas regionais individuais são um evento de Nível 2, as Finais Regionais são consideradas um evento Wildcard de Nível 2. Para se classificar para as finais regionais, um time precisa vencer pelo menos uma das copas da temporada.

As vagas para cada copa serão definidas por uma combinação elas serão de colocações na ESEA League e convites pelo VRS.

Na América do Sul, cada copa terá a participação de 24 times. 16 serão convidados pelo VRS, e quatro se classificarão pela ESEA Open 52 SA e mais quatro pela ESEA Open 53 SA. O time que ficar em primeiro lugar de uma das edições da ESEA League já terá sua vaga garantida nas quatro copas, já o que ficar em segundo se classificará para três copas, o que ficar em terceiro para duas copas e o que ficar em quarto se classifica apenas para uma copa.

A distribuição de vagas por meio da combinação de colocações na ESEA League e convites para o VRS é uma exceção que foi concedida pela Valve para a ESL Challenger League Season 50. Também de acordo com as regras da Valve, se um time estiver entre os 12 melhores no ranking Global, ele não poderá ser convidado para este torneio.

Veja as datas das copas da América do Sul:

Copa 1: 11-31 de agosto
Copa 2: 8-22 de setembro
Copa 3: 5-19 de outubro
Copa 4: 25 de outubro até 15 de novembro
Final regional: 20-22 de novembro

Todos os jogos das copas serão em MD3 e no formato de eliminação dupla. Já a final regional será no formato de eliminação simples, com os jogos em MD3 e a grande final em MD5, o time campeão se classifica para ESL Pro League Season 23 Stage 1.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.