
Criador do Counter-Strike explica motivação para fazer o jogo
Minh “Gooseman” Le, co-criador do Counter-Strike, falou em entrevista à Dust2.us sobre o que o motivou à criar o CS, o motivo do jogo ser tão popular até hoje, sua opinião sobre atual estado do CS2 e o que acha que ainda está faltando na nova versão do jogo.
"Quando Half-Life foi lançado, vi uma boa oportunidade de fazer um jogo como Counter-Strike, porque sempre quis fazer um jogo que se passasse em um cenário real e realista. E eu queria focar em contraterrorismo porque estava interessado nesse tema."
Gooseman também contou que esse interesse no contraterrorismo veio do jogo Rainbow Six.
"Foi principalmente de jogar videogames como Rainbow Six, e também li muitos livros sobre contraterrorismo. Então, foi mais ou menos assim que tudo começou. Para mim, parecia um tema empolgante e pensei que tornaria o jogo muito, muito empolgante, porque você tem dois lados bem distintos. E por causa disso, você pode ter alguns cenários de missão muito interessantes, como resgate de reféns ou desarmamento de bombas."
Gooseman criou o mod original Counter-Strike em 1999, ao lado de Jess Cliffe, e hoje mais de 20 anos depois, o jogo segue sendo um dos mais populares. O criador contou que não esperava que o CS continuasse sendo tão popular depois de tantos anos.
"Não, meu Deus, não (achou que o CS ainda seria tão popular). Depois que parei de trabalhar na Valve em 2006, pensei que CS se tornaria menos popular porque eu achava que os jogadores iriam para outros jogos. Lembro que alguns jogos foram lançados depois, como League of Legends, e ele se tornou muito popular", contou.
"Quando League of Legends começou a se tornar popular, pensei: 'Ah, tudo bem, agora todo mundo vai jogar isso e parar de jogar CS'. Lembro que houve uma época em que o número de jogadores de CS começou a cair lentamente, certo? E então pensei naquele momento: 'Ok, CS acabou, o fim está próximo'. Então, estou muito surpreso em vê-lo ainda sobrevivendo, porque houve outros jogos como Call of Duty, PUBG e DayZ. Houve tantos jogos que se tornaram realmente populares. Então, é muito surpreendente para mim que CS tenha conseguido sobreviver a tudo isso."
Gooseman também opinou sobre o motivo do CS ainda seguir sendo tão popular: "Acho que a razão pela qual o CS conseguiu sobreviver é porque ele não mudou, fundamentalmente, é o mesmo jogo de 25 anos atrás. E como a Valve é tão boa em manter o jogo assim, isso permite que o ecossistema cresça e permite que as pessoas se tornem treinadas em eSports e esse tipo de coisa".
"Eles não mudam o meta do jogo. Joguei CS2 há cerca de um mês e parecia que estava jogando CS 1.6. Muitas das minhas habilidades ainda estavam lá. Eu não estava tão afiado, mas entendi os fundamentos. Quando jogo jogos como CoD: Warzone, o meta é sempre diferente depois de algum tempo. Não sei qual arma é boa, por exemplo", complementou.
O CS2 foi criticado por muitas pessoas desde o seu lançamento, mas para Gooseman, o jogo está muito bem acabado.
"Estou bem feliz com o desenvolvimento do CS2. Acompanho bastante o cenário competitivo e já joguei o jogo. Para mim, parece muito bem acabado. Acho que a única coisa que eles realmente precisam adicionar é adicionar mais agentes, porque, no momento, só temos alguns agentes com quem podemos jogar. Acho que eles estão trabalhando nisso, mas acho que eles simplesmente levam o tempo que precisam. Eles querem fazer algo bom e realmente levam o tempo que precisam com o que fazem. Estou ansioso para ver o que eles vão criar."
Gooseman também falou sobre o que ele gostaria que fosse adicionado no CS2 além de mais agentes.
"Uma coisa que eu realmente gostava era de jogar mapas novos. Quando eu jogava CS, jogávamos um mapa novo a cada semana ou a cada duas semanas. Então, eu gostaria que houvesse mais mapas por aí. Mas acho que isso acontece porque, talvez, não há pessoas suficientes criando mapas ou porque a Valve é muito rigorosa em relação à adição de mapas."
"Seria legal ter um sistema em que você jogasse mapas da comunidade de forma um pouco mais fácil, mesmo que eles não sejam muito bons. Para mim, foi muito legal jogar todos esses mapas porque isso fez o jogo parecer bem novo, mesmo que alguns deles fossem realmente desbalanceados", finalizou.
Leia também

