Troféu da PGL Bucharest 2025

Concorrentes querem impedir times de jogar eventos da PGL, diz CEO

Vice-presidente da ESL rebateu

A PGL Bucharest Season 2 acabará um dia antes do inicio da IEM Chengdu, e isso vem causando uma discussão nas redes sociais, pois fica muito difícil de um time participar dos dois torneios. De acordo com o CEO da PGL, Silviu Stroie, as datas de seus torneios foram anunciadas antes dos da ESL, e também afirmou que os concorrentes estão "ameaçando" os times que participam dos campeonatos da PGL.

"Para quem perguntar sobre Bucareste e Chengdu, anunciamos nossas datas para os eventos de 2025 e 2026 em 31 de março de 2024. Outras organizadoras de torneios (que intimidam e ameaçam equipes caso participem de eventos da PGL) anunciaram seus eventos em 3 de outubro de 2024 (curiosidade: ambos no mesmo dia). Eles sabiam muito bem nossas datas para 2025 e 2026 antes de decidirem que queriam continuar com o monopólio, e farão o que for preciso para impedir que as equipes participem de eventos da PGL. Portanto, não há aleatoriedade; é uma estratégia conjunta."

Em um comentário na publicação de Stroie, Ulrich Schulze, vice-presidente de ecossistemas de jogos da ESL FACEIT Group, afirmou que na verdade os campeonatos da ESL tiveram suas datas anunciadas no dia 10 de março de 2025, antes da data de publicação da PGL.

A PGL Bucharest Season 2 está marcada para acontecer entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro na Romênia. Já a IEM Chengdu acontecerá entre os dias 3 e 9 de novembro na China. Assim, os times que chegarem até o último dia da PGL Bucharest não conseguirão chegar na China a tempo para jogar o primeiro dia da IEM Chengdu no dia 3 de novembro.

Essa não é a primeira vez que o CEO da PGL acusa outras organizadoras de "esforços" para atrapalhar seus campeonatos. Em fevereiro Stroie afirmou que houveram esforços em conjuntos para impedir a PGL Cluj-Napoca.

"Continuaremos a realizar eventos de CS2, apesar dos esforços conjuntos de várias partes para nos impedir. Counter-Strike é um fenômeno global e qualquer empresa que tentar monopolizá-lo simplesmente fracassará", disse Stroie.

Em maio também aconteceu outro conflito de datas entre os torneios da PGL e ESL. A PGL Astana acabou no dia 18 de maio, e a IEM Dallas começou no dia 19 do mesmo mês. Assim, times como a FURIA, que disputaram ambos os torneios, perderam o media day e chegaram nos EUA apenas seis horas antes do inicio do seu primeiro jogo no torneio da ESL.

A IEM Chengdu já teve seus participantes anunciados. Times como Vitality, Spirit, TheMongolZ, MOUZ, FURIA, NAVI, Falcons, FaZe e paiN já estão confirmadas no campeonato. Já os participantes da PGL Bucharest ainda não foram divulgados pela organizadora.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.