
Rare Atom nega acusações de manipulação de resultados
Mohammad "BOROS" Malhas acusou Xu "somebody" HaoWen de manipulação de resultados quando jogava pela Rare Atom. A organização chinesa se pronunciou nesta sexta-feira e negou as alegações, afirmando que monitoravam também as contas bancarias dos jogadores.
A Rare Atom publicou uma nota onde fala que leva essas acusações extremamente a serio, e que sempre teve uma politica de tolerância zero com esse tipo de comportamento. A organização chinesa ainda afirmou que não sabe nada sobre os incidentes mencionados por BOROS que teriam acontecido quando somebody ainda jogava pelo time, e que caso sejam verdadeiros são uma grande violação de ética profissionais e valores da organização.
A organização também disse que apesar do jogador não pertencerem mais a Rare Atom, suas supostas condutas indevidas prejudicariam muito a reputação da organização. Porém, a Rare Atom também disse que enquanto o jogador representava o clube, eles sempre supervisionavam o elenco e também verificaram suas declarações bancárias.
Por fim, a Rare Atom afirmou que nunca participou ou organizou qualquer tipo de manipulação de resultados, e afirmou que uma investigação profunda deve acontecer sobre o assunto. Caso seja provado que somebody realmente manipulou resultados, a organização então vai entrar com uma ação legal contra o ex-jogador.
Veja a nota na integra:
DECLARAÇÃO
Em 4 de setembro de 2025, o âncora online Shukba1 postou conteúdo em transmissão ao vivo e em plataformas de mídia social, acusando Xu Haowen (ID: SOMEBODY), ex-jogador da divisão CS do RA Esports Club, de suspeita de envolvimento em organização de match-fixing (manipulação de resultados) e comportamentos ilegais de apostas enquanto ainda estava no clube.
O RA Esports Club leva essa acusação extremamente a sério. Sempre consideramos o jogo limpo como a pedra angular dos esportes eletrônicos e sempre mantivemos uma política de tolerância zero contra qualquer comportamento desonesto. Anunciamos aqui a decisão do clube em relação à situação, conforme segue:
Com base no entendimento preliminar da situação e nas explicações do jogador, o clube declara o seguinte:
(1) O clube desconhecia os incidentes relacionados à transmissão ao vivo enquanto Xu Haowen jogava pelo clube. Ficamos chocados com a súbita revelação. As alegações dizem respeito a ações individuais do jogador. Se verdadeiras, constituem uma violação grave da ética profissional e dos valores centrais do clube. O RA Esports Club certifica que nunca participou de nenhuma violação do espírito do jogo e condena fortemente qualquer forma de trapaça ou violação das regras do jogo.
(2) Embora o jogador já tenha rescindido seu contrato, as supostas condutas indevidas durante seu contrato com o clube foram seriamente prejudiciais à reputação do RA Esports Club. No entanto, durante o tempo de Xu Haowen na equipe, o clube sempre supervisionou cuidadosamente os jogadores e verificava regularmente todas as declarações bancárias. Esperamos que todos confiem na RA Esports Club.
Em segundo lugar, apoiamos uma investigação aprofundada por parte das agências oficiais e plataformas, e convidamos sinceramente o Sr. Shukeba1 a se juntar ao clube na investigação desse incidente. Se os resultados da investigação oficial forem consistentes com as alegações, o clube se reserva o direito de mover ação legal contra o ex-jogador por qualquer dano à reputação e perdas financeiras causadas ao clube devido a sua má conduta pessoal. Além disso, se a investigação final revelar que o clube está isento de todas as alegações, esperamos que o Sr. Shukeba1 emita uma declaração de esclarecimento em nome do clube.
Durante a transmissão ao vivo, o Sr. Shukeba1 mencionou que nosso líder de equipe e nossos supervisores discutiam táticas durante o jogo. Tomando em consideração questões como confidencialidade tática, o pedido do Sr. Shukeba1 para transmitir a tela do nosso jogo em tempo real foi recusado. Pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossas ações.
O RA Esports Club promete solenemente que nunca participou ou organizou qualquer manipulação de resultados e sempre manteve uma atitude de tolerância zero em relação a tais comportamentos. No futuro, continuaremos a defender os esportes eletrônicos com espírito absolutamente justo e saudável, com o objetivo de construir um ambiente justo e saudável para a competição no cenário de CS sob nossa supervisão e investigação contínua de jogadores e fãs.
Aqui declarado!
RA Esports Club
4 de setembro de 2025