
CEO da PGL diz que 4 campeonatos Tier 1 não acontecerão em 2026
O calendário de 2026 pode sofrer uma redução de campeonatos. De acordo com Silviu Stroie, CEO da PGL, pelo menos quatro torneios serão cancelados, com as organizadoras responsáveis não tendo divulgado informações relevantes dentro do prazo estipulado pela Valve.
No X (antigo Twitter), Stroie escreveu: "Vários eventos Tier 1 em 2026 não acontecerão pois perderam o prazo para anunciar as informações adicionais. Nenhum dos eventos Tier 1 da StarLadder em 2026 acontecerão. O mesmo se aplica para dois dos três eventos Tier 1 da Fissure (Playground 4 e Playground 5)".
As regras da Valve apontam que uma organizadora precisa publicar as informações adicionais de um torneio Tier 1 até 10 meses antes do começo do evento principal ou duas semanas antes de um open qualifier.
Os quatro campeonatos citados por Stroie são: FISSURE Playground 4 e 5, StarLadder StarSeries May e StarLadder StarSeries September. Os torneios estão agendados para começarem entre 25 de maio e 11 de setembro - assim, todos os quatro já passaram do prazo para divulgação das informações adicionais. No caso da StarLadder September, o prazo expirou na última terça-feira.
Embora as organizadoras não tenham cumprido a regra da Valve, os torneios ainda podem acontecer. A desenvolvedora pode abrir exceções em alguns casos, caso as situações sejam aprovadas internamente. Para 2026, a Valve abriu exceções para quatro torneios: ACL x CS2, BLAST Rivals, IEM Kraków e XPL.
Com incertezas acerca do próximo ano sobre a StarLadder, a organizadora volta seu foco para o Major. A empresa realizará o segundo mundial de CS2 de 2026, que acontecerá entre 24 de novembro e 14 de dezembro, com 32 times e premiação total de US$ 1,25 milhão (R$ 6,6 milhões).
Leia também
































