KSCERATO e FalleN na BLAST Rivals 2025 Season 2

FalleN revela conselho a KSCERATO antes de títulos

Capitão da FURIA falou sobre processo de internacionalização da equipe em podcast

Gabriel "FalleN" Toledo compartilhou a conversa que teve com Kaike "KSCERATO" Cerato momentos antes do processo de internacionalização dentro da line-up da FURIA começar. O tema foi levantado no LINKED Podcast, no último dia 28.

O capitão da FURIA comentou sobre oportunidades que KSCERATO recebeu para deixar a equipe ao longo dos anos, além do conselho que fez ao jogador antes do processo de internacionalizar o time ser estabelecido.

O jogador falou sobre as propostas que o teamate recebeu nos últimos anos, com destaque para a SK, time em que FalleN jogou, em 2017.

"Sabe, eu sei que o KSCERATO é um jogador muito bom. Ele sabe, todos sabem que ele é um bom jogador. E ele teve várias oportunidades de ir para outros lugares várias vezes na carreira, incluindo a SK em 2017. Em muitas vezes ele poderia ter ido para outro lugar."

FalleN comentou sobre um campeonato em que a FURIA perdeu e que consequentemente foi eliminada. Naquele momento, ele e KSCERATO dividiram quarto e começaram a conversar sobre o que poderia ser feito após o resultado no torneio.

"Em um desses campeonatos que eu estava compartilhando quarto com ele começamos a falar sobre o que podemos fazer. Vamos mudar algo? Não vamos? Até que eu disse para ele que ele precisava jogar em outros lugares."

"Você tem que jogar em outro lugar porque acho que se você não for internacional você não vai ganhar nada. Você vai ter que jogar em outro lugar se for necessário."

E em meio a essa conversa, FalleN comentou que conversou com KSCERATO sobre a possibilidade da internacionalização da line-up da FURIA. O IGL também falou sobre a impossibilidade de trazer jogadores brasileiros que atendessem às necessidades da equipe naquele momento.

"Eu disse para ele que talvez nós precisássemos internacionalizar. Você precisa jogar com jogadores internacionais porque não temos o talento no Brasil no momento. E mesmo o talento que achamos ter no Brasil são muito caros.

O capitão da equipe complementou que foi muito honesto com o jogador naquele momento ao falar sobre a situação.

"Não sei se vou estar aqui por muito tempo, mas sei que você tem o que é necessário, que você trabalha duro. Eu comecei essa conversa porque ele tomou o golpe, sabe? Perdendo o campeonato, eu podia ver que ele estava realmente se sentindo mal pelas pessoas não estarem colocando o trabalho necessário, ou estava sentindo que não ia funcionar."

"Eventualmente nós fizemos essa mudança, nós fizemos ele jogar com jogadores internacionais e fico feliz que isso funcionou."

"Você nunca quer ver alguém tão bom assim não chegando no topo", finalizou.

Desde o início do processo de internacionalização dentro da FURIA, a equipe já conquistou quatro títulos até então. Em setembro, a equipe venceu a FISSURE Playground 2, na Sérvia. No mês seguinte, os brasileiros foram campeões da Thunderpick World Championship, em Malta.

Em novembro, a FURIA venceu a IEM Chengdu na China e, o último campeonato conquistado pelos brasileiros foi a BLAST Rivals 2025 Season 2, no mesmo mês, em Hong Kong.

Atualmente, a FURIA está em 1° lugar nos rankings da Valve e da HLTV.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.