
"Se você o substituir pelo segundo melhor jogador nesse role, nada mudaria", diz zweih sobre donk
Ivan "zweih" Gogin deixou a Spirit em dezembro, no final da última temporada. Contratado pela PARIVISION desde janeiro deste ano, o jogador falou das diferenças em comparação ao seu ex-time e a equipe atual e opinou sobre a relação de dependência entre a antiga equipe a Danil "donk" Kryshkovets em entrevista ao portal Taverna.gg.
O jogador de 18 anos afirmou que sentiu a diferença entre o nível das equipes assim que chegou à PARIVISION em janeiro.
"Claro, é um rebaixamento. Entendo como o nível dos jogadores e o nível geral da equipe mudam. Estou entrando em uma equipe que acabou de subir do top 30 para o top 20. Vindo da Spirit, isso é um retrocesso."
zweih foi questionado se a diferença no nível dos jogadores mudaria muito deixando Danil "donk" Kryshkovets de lado. O jogador respondeu que acredita que não seria tão diferente e exemplificou com a possibilidade de um "flameZ russo" jogando no lugar da estrela da Spirit.
"Não acho que mude grande coisa se, em vez do donk, for um flameZ que fale russo. O donk é simplesmente o melhor jogador do mundo na sua posição, e é por isso que consegue virar muitos rounds graças à sua habilidade."
"E a estrutura da Spirit não está dependente do donk, apenas fica mais difícil para eles quando ele não cumpre a sua função — matar três. Devido à sua habilidade, todos se habituaram a que ele fosse o jogador número 1 do mundo, que sem ele a Spirit seria do Tier-2. Mas isso não é verdade; se o substituirmos pelo segundo melhor jogador na mesma posição, nada mudará."
O jogador afirmou que não existe essa forte dependência da Spirit na estrela russa como a comunidade enxerga: "Não, não, como dizem as pessoas na comunidade — definitivamente não."
Para zweih, a Spirit poderia ter levantado o troféu da IEM Rio tranquilamente caso donk estivesse em sua melhor forma. Durante o campeonato, o jogador acabou precisando lidar com problemas de saúde. Na série contra a Falcons no torneio, o russo teve seu pior mapa da carreira contabilizado na HLTV.
"Ele estava doente nesse torneio. Se ele tivesse jogado ao nível que tem demonstrado nos últimos dois anos, eles teriam ganho a final facilmente. Na conferência de imprensa uma semana antes, aliás, eu disse que eles iriam para a final e jogariam contra a Vitality. Mas não disse o resultado (risos). Se o donk tivesse jogado como de costume, eles teriam vencido facilmente", afirmou o jogador.
Leia também






























