zakk no PGL Major Antwerp

zakk abre jogo sobre banimento e lamenta: "Não seria 0-3 se eu estivesse lá"

De fora do PGL Major Antwerp, treinador da 9z falou que era capaz de "matar um" quando recebeu a notícia e fez críticas à PGL, ESIC e Valve

Um dos três treinadores banidos às vésperas do PGL Major Antwerp, Rafael "zakk" Fernandes abriu o jogo sobre a punição. Em entrevista à Dust2 Brasil direto da Antuérpia, Bélgica, o comandante da 9z relatou a frustração ao receber a notícia, o descontentamento com a PGL e as conversas difíceis que vem tendo com a Esports Integrity Comission (ESIC).

zakk , punido por estar no bug do coach por 1.5 rounds enquanto treinava a Luminosity e a própria 9z em 2018, disse que foi avisado do banimento algumas horas antes da postagem da ESIC, e que aquilo o levou a um estado de choque.

"Para mim foi um choque porque eu sinceramente não lembrava. E como passou tanto tempo do que aconteceu e é um negócio muito antigo, eu achei que já teria vindo à tona, então eu fiquei chocado porque eu nem esperava, não fazia ideia", comentou.

O treinador disse que a equipe estava no meio de um treinamento quando tudo aconteceu.

"Eu no treino fico bem focado para poder anotar os erros, essas coisas e vou dando umas dicas. Na hora que recebi a notícia minha mente travou, eu não consegui falar muito, aí contei para eles na hora que virou e o próprio max travou. O treino virou uma merda do nada", relembrou.

"Então todo mundo ficou bem chocado, acharam que eu estava até brincando porque eu sou um cara muito brincalhão, e foi forte pro time", completou.

Proibido voar

zakk também contou que ficou bastante decepcionado com a PGL. De acordo com o treinador, a organizadora do mundial queria cancelar o voo e a estadia de zakk no hotel na Antuérpia.

"Eu fiquei muito decepcionado com uma organização falar que ia cancelar meus voos, ia cancelar meu hotel, um a dois dias antes. E não era o voo pra Bélgica. A gente estava fazendo bootcamp em Madrid, eles queriam cancelar o voo de volta pro Brasil", explicou.

"A gente vai sair de Madrid para o Brasil. O voo daqui da Bélgica quem comprou foi a 9z. O voo de Madrid para Brasil eles iam cancelar", reforçou o treinador, que ficou na bronca com a empresa romena.

"Na hora eu queria matar alguém, sinceramente eu queria pegar alguém e estrangular porque isso não se faz, achei ridículo o e-mail que eles mandaram e eles só voltaram atrás porque tive que brigar com eles. Não foram nada profissionais", completou.

Se defendendo

Até o momento, zakk está apenas temporariamente punido - ou seja, ainda não se sabe oficialmente qual será a duração da sua ausência. O treinador terá um período para se defender, mas, como os casos são bem antigos, zakk já não tem mais as gravações da época.

"Eu não tenho nenhuma gravação. O que eu fiz foi entrar em contato com alguns jogadores que estavam na partida, como o steelega e o SHOOWTiME, e perguntar se eles lembravam de alguma coisa, se passei alguma info. Quem entende do ponto analítico de CS, entende que a gente estava fazendo um hit A, conseguimos fazer, e o after plant foi todo mundo pro tetris. Então, era óbvio que alguém ia mirar costas, porque tinham quatro caras no tetris", explicou.

"Ninguém lembra, eu também não me lembro, e os papos com a ESIC são difíceis. Eu passei o major inteiro sem receber nada deles, quando fomos eliminados 0-3 eles me mandaram um e-mail. O advogado da 9z e meu advogado estão tentando conversar com eles, mas por enquanto só me resta esperar", completou.

zakk descarta, inclusive, apelar para a Valve e torcer para que eles tenham uma concepção diferente da ESIC.

"Não espero nada da Valve, sinceramente. Jogo CS há muitos anos, não espero absolutamente nada deles", afirmou categoricamente o treinador.

Seria diferente

Sem zakk, a 9z terminou o major eliminada sem vencer um jogo após enfrentar ENCE, MIBR e Liquid. O treinador acredita que, caso estivesse ao lado dos companheiros, o resultado seria diferente.

"Eu diria que influenciou bastante. Eu senti que, por exemplo, no jogo contra o MIBR a gente tinha uns rounds que precisavam de uns pauses e não ocorreu. Não é culpa dos players, é difícil na hora do jogo você pensar em muitas e muitas coisas, e eu acho que fez bastante falta, acho que não seria 0-3 se eu estivesse sinceramente. Mas vida que segue", afirmou.

"Eles são jovens, não é o último major que eles vão jogar, pode ser na 9z, pode não ser, mas tenho certeza que eles vão jogar outros na carreira deles. A molecada é boa, confio neles, fizeram o melhor que podiam", cravou.

Mesmo de fora, zakk assistiu e analisou os jogos atentamente. Para o treinador, o major mostrou que a 9z precisa mudar de postura.

"Somos um time que se caracteriza por pegar uma kill de TR e parar muito o round. Acho que estamos fazendo isso demais, precisamos mudar um pouco nosso estilo, ser um pouquinho mais rápidos em alguns momentos. Senti isso no jogo da ENCE e, na maioria dos treinos que tivemos contra times tier 1, os caras jogam rápido, mas de uma forma muito inteligente. Não é um rápido tipo 'vamos abrir todos na mira'. Eles sabem reagir muito bem depois de matar alguém e é uma reação muito rápida. Acho que temos que aprender a reagir melhor" explicou.

Sem parar

Apesar do desânimo por conta da punição, zakk garante que o trabalho segue. O treinador contará com Gustavo "tge" Motta na comissão técnica, que pode o substituir em campeonatos que seguem as regras da ESIC.

"Na hora fiquei muito desanimado, não vou mentir, foi um dia bem difícil pra mim quando recebi a notícia, mas não deixei transparecer para os jogadores, só no primeiro dia. Nos outros momentos eu estava 100% positivo, era o que eles precisavam, eu não vou parar de ser coach tão cedo"

"É algo que eu gosto de fazer, amei trabalhar com novos talentos igual tô trabalhando com eles, espero que eu consiga seguir na minha carreira nesse ponto de trabalhar com novos talentos, e não trabalhando com gente que já é muito experiente. Eu me identifiquei e me senti mais feliz trabalhando desse jeito", explicou.

Apesar de já estar digerindo a punição, zakk admite que uma possível ausência no major da ESL One Rio seria um duro golpe.

"Precisamos ainda nos qualificar pro major no Rio, mas caso a gente qualifique e eles falarem que eu tô banido, vai ser muito forte. Vai ser muito duro pra mim", completou.

Até lá, zakk tem alguns objetivos para cumprir. O principal deles, manter a 9z entre os melhores da América do Sul.

"Estamos muito instáveis agora, precisamos estabilizar um pouco nosso nível e nos firmar como um dos grandes nomes. A ideia é terminar o ano top 3 da nossa região", finalizou

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.