coldzera e companheiros de 00Nation comemoram classificação ao IEM Rio Major

Retrospectiva: relembre o ano da 00Nation

Ano começou com "super time", mas terminou com reunião de velhos conhecidos

O 2021 da 00Nation terminou decepcionante, depois do time liderado por Vito "kNg" Giuseppe não ter conseguido a classificação para o Major e os sinais de ruptura começaram a aparecer. As coisas mudaram rapidamente nos primeiros dias de janeiro, quando Marcelo "coldzera" David chegou para iniciar, ou tentar, aquela que seria uma nova era para a organização norueguesa.

Por outro lado, Epitácio "TACO" Filho começava uma temporada silenciosa, mas cheia de expectativas para a GODSENT, time que terminou 2021 em alta. Os resultados ruins do começo do ano e a saída de João "felps" Vasconcellos e outros acontecimentos iniciaram um processo que terminaria em uma reunião inesperada.

Iniciando uma série de retrospectivas dos times brasileiros que atuam no exterior, a Dust2 Brasil relembra a temporada da equipe, que teve frustração de super time, junção de velhos companheiros e termina com uma faísca de esperança para que o potencial seja alcançado no ano que vem.

Super time, super decepção

Quando a antiga 00Nation, lentamente, foi se desfazendo na reta final de 2021, a contratação de coldzera já mostrava que o time estava afim de mudar os rumos e se dissociar do "planismo". Foi o duas vezes melhor do mundo o responsável por montar o time que manteve Leonardo "leo_drk" Oliveira e Vinicius "vsm" Moreira, e recebeu os reforços de Mario "malbsMd" Samayoa e Santino "try" Rigal, além do treinador João "righi" Righi.

Treinando em Portugal, o time teve um começo de ano modesto, disputando campeonatos online e não obtendo muito sucesso. O ponto alto veio no RMR do PGL Major Antwerp, quando a equipe conseguiu a classificação pela seletiva sul-americana.

vsm jogando pela 00Nation no RMR do PGL Major Antwerp

Na seletiva do Major, porém, veio a decepção. O time estreou vencendo a Liquid, mas derrotas em sequência para Complexity, EG e 9z acabaram eliminando o time da corrida pelo mundial.

Dali, começaram as especulações de mudança. Com um time disfuncional, leo_drk, vsm e righi perderam espaço, e, depois de analisar nomes como Franco "dgt" Garcia, Lucas "Lucaozy" Neves e Rodrigo "biguzera" Bittencourt, acabou optando por se unir com um trio da GODSENT, colocando leo_drk, malbsMd e vsm na reserva.

Reunião e Rio

Diferente da 00Nation, a equipe liderada por TACO tinha terminado a temporada em alta, mas não se encontrou no início do ano, não conseguindo ir ao RMR e vendo felps deixar o time por problemas pessoais. Foi aí que a oportunidade de trocar de organização apareceu.

Numa negociação encabeçada por Ricardo "dead" Sinigaglia, três jogadores, toda a comissão técnica e mais uma série de profissionais de trabalhos de bastidores trocaram a GODSENT pela 00Nation. Os meses seguintes também foram marcados por mais mudanças na estrutura da organização norueguesa, que praticamente reformulou sua divisão de esports sob a batuta de dead.

No servidor, o time herdou as vagas que eram de TACO, Bruno "latto" Rebelatto e Eduardo "dumau" Wolkmer e teve um fim de temporada cheio, disputando a ESL Challenger Valencia e a IEM Cologne. Os dois campeonatos não terminaram com campanhas memoráveis, mas deram sinais animadores, com vitórias contra FURIA, Astralis e Imperial.

A pausa de meio do ano foi marcada pela dedicação de TACO, que abriu mão das férias para preparar o time, que voltou do período garantindo a classificação para o RMR do IEM Rio Major, o grande objetivo do ano. Na seletiva, a equipe carimbou o passaporte para o Rio de Janeiro com vitórias contra Isurus, Imperial e Complexity.

O objetivo foi cumprido, mas a 00Nation decepcionou no Rio. Nos braços do público, a equipe perdeu seus três confrontos e deixou o Major na lanterna, ao lado da Imperial.

Após permanecer sem jogar partidas oficiais por um mês, a 00 voltou à ativa no início de dezembro. No Brasil, o time foi vice do CBCS Invitational após derrota para a paiN na grande final.

A cereja do bolo para o ano veio com a vitória na BPL e a classificação para a EPL Conference. Com uma campanha sólida, a 00Nation bateu a Arctic na decisão e já tem ao menos um evento internacional garantido no calendário para o primeiro trimestre de 2023.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.