Troféu do Circuito FERJEE 2024

FERJEE não seguiu regras da Valve para convites ao circuito

Federação também apresentou inconsistências em várias informações

Com seis convidados já anunciados, o Circuito FERJEE de Esports (CFE) não seguiu integralmente o regulamento da Valve para campeonatos que dão pontos para o Valve Regional Standings (VRS). A apuração da Dust2 Brasil, com base em documentos, postagens nas redes sociais e esclarecimentos feitos pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE), identificou inconsistências na forma como a instituição distribuiu os invites para o closed qualify.

Ausência de informações obrigatórias, inconsistências na definição da data de corte para os convites, falta de clareza sobre invites recusados, invite de time que não está dentro do corte para ser chamado e contradição na quantidade de vagas por VRS e seletivas abertas foram os erros encontradas pela reportagem, e que descumprem exigências da Valve para as organizadoras que querem realizar torneios ranqueados.

Além disso, o Circuito FERJEE não se encontra na lista de exceções dadas pela Valve até a publicação desta matéria. Clique aqui e veja os campeonatos que já aconteceram ou ainda serão realizados com as exceções.

A primeira inconsistência é a data do ranking utilizada para convidar as equipes ao closed. Ao anunciar o campeonato, em 17 de abril, a FERJEE não informou o VRS que usou para a distribuição dos convites, o que vai contra as regras da Valve. A informação também não consta nas publicações realizadas no X (antigo Twitter) e no Instagram. O mesmo vale para o livro de regras do campeonato, cujo última atualização foi feita em 22 de abril.

De acordo com o regulamento da Valve, a FERJEE deveria ter informado a data do VRS usada, o que só foi feito após ser questionada pela reportagem. A federação também teria que indicar a posição inicial no ranking usada para os convites e também informar qual ranking será usado para o seeding dos confrontos. Ambos não foram feitos.

A reportagem entrou em contato com a FERJEE em três momentos via assessoria. Na primeira, por WhatsApp, a federação respondeu que a data de corte utilizada foi a de 21 de abril. Depois, por e-mail, disse que "o CFE utilizou como base o Invitation VRS com data de corte em 21 de abril, conforme a última publicação oficial disponível no GitHub da Valve". No último contato, a Federação afirmou que o dia 21 foi usado como data de corte, mas que o ranking usado foi do dia 7 de abril.

A FERJEE disse também que o "additional information" exigido pela Valve foi publicado no site da entidade em 21 de março. Lá é dito que "a data de convite será no dia 21 de abril."

Contudo, não há nenhum ranking com data 21 de abril no repositório da Valve. O que existe é uma projeção diária feita pela HLTV.org, que não é a oficial. Até então, o último invitation era o de 4 de abril - a Valve atualizou o VRS nessa segunda-feira. Clique aqui e veja como está a classificação.

Parte do "additional information" do Circuito FERJEE no site da instituição (Foto: Reprodução/FERJEE)
Email em que a FERJEE afirma ter usado ranking do dia 21/04/2025 (Foto: Reprodução/Gmail)
Segundo email onde a FERJEE passa a dizer que usou o ranking do dia 07/04/2025 (Foto: Reprodução/Gmail)

De acordo com o livro de regras da Valve, a FERJEE deveria ter informado a data do VRS usada, o que só foi feito após ser questionada pela reportagem. A Federação também teria que indicar a posição inicial no ranking usada para os convites, além de não ter informado qual ranking será usado para o seeding dos confrontos.

Mudança no número de vagas para o open qualifier

Quando anunciou o torneio, em 17 de abril, a FERJEE informou que sete vagas seriam destinadas ao VRS, enquanto que cada um dos dois opens qualifiers classificariam quatro equipes, totalizando assim oito vagas para as seletivas. Essa mesma informação está presente no regulamento do CFE, que é possível acessar na página dos open qualifiers na Gamers Club. Uma vaga também estaria destinada à ODDIK, atual campeã, e de acordo com a Federação, Wildcard.

Porém, em release enviado à imprensa no dia 28 de abril, a FERJEE não só comunicou que a Solid foi convidada para o closed, como também mencionou mudança na distribuição das vagas para o VRS e para as seletivas abertas.

"Em uma recente mudança, a FERJEE trará oito equipes convidadas para o torneio, além do campeão da temporada passada, a ODDIK. Ou seja, agora, o closed qualify contará com oito convidados; o atual campeã e sete classificados por meio dos qualificatórios abertos à comunidade, que visam revelar novas equipes e dar oportunidades aos jogadores em ascensão", disse a FERJEE, como mostra a imagem abaixo.

Comunicado onde a FERJEE afirma que fez mudanças no número de vagas (Foto: Reprodução/FERJEE)

A reportagem questionou a FERJEE sobre a mudança nas quantidades de equipes convidadas via VRS e das vagas distribuídas nos opens qualifiers. A federação afirmou que nunca houve mudança e que a distribuição dos invites foi sempre de oito via VRS, sete pelas seletivas abertas e a campeã da edição passada, a ODDIK.

"Não houve remanejamento. Desde a publicação do plano de torneio, foram previstas nove vagas por convite: oito via VRS, sendo um Wildcard, que é a ODDIK. Ocorreu, de fato, um erro isolado em peça promocional publicada nas redes sociais, que mencionava erroneamente apenas sete vagas via VRS. Esse equívoco foi prontamente corrigido e não refletia o planejamento técnico do torneio, que está corretamente registrado em nosso site, no regulamento oficial, na plataforma dos qualificatórios e em outras comunicações institucionais".

A correção mencionada pela FERJEE aconteceu na publicação feita no Instagram. É possível ver que o post foi editado no dia 29 de abril, após a reportagem pedir posicionamento à Federação, em 28 de abril. Já em outro post na mesma plataforma, a FERJEE afirma que seriam oito vagas para os open qualifiers e sete pelo VRS. Veja abaixo.

Publicação no Instagram editada pela FERJEE(Foto: Reprodução/Instagram)
Publicação no Instagram da FERJEE mostrando a distribuição de vagas inicialmente divulgada (Foto: Reprodução/Instagram)

Apesar da resposta, outras publicações da FERJEE nas redes sociais, bem como o livro de regras e o release enviado no dia 28, corroboram que, sim, a entidade mexeu na quantidade das vagas.

Etapa 2 - Closed Qualify: Essa fase será disputada pelas equipes convidadas e as equipes classificadas do Open Qualifier, sendo elas: os sete melhores times do ranking global da Valve e o atual campeão do Circuito.

Livro de regras do Circuito FERJEE de Esports. Acessado no dia 02/05/2025. (Foto: Reprodução/FERJEE)
FERJEE afirma que oito times se classificariam pelo open qualifier e sete convidadas pelo ranking (Foto: Reprodução/X)

Quem deveria ser convidado?

Até o momento, seis dos convidados para o closed foram anunciados: ODDIK, a atual campeã e que, segundo a FERJEE, foi considerada Wildcard, o Flamengo, o primeiro invite via VRS, Solid, RED Canids, Sharks e Legacy, também invitadas pelo ranking da Valve.

A reportagem apurou que a FERJEE vem convidando equipes desde março e que quatro recusaram os invites: Fluxo, FURIA, MIBR e paiN. A federação confirmou que times rejeitaram os convites, mas não disse quais.

Levando em consideração o quarteto que negou os convites e a distribuição de vagas anunciadas pela FERJEE, e que também constam no livro de regras do campeonato, as equipes convidadas seriam de acordo com o ranking do dia 07/04:

  1. Imperial

  2. Legacy

  3. Sharks

  4. RED Canids

  5. Solid

  6. FURIA feminina

  7. Swingers

Ou seja, o Flamengo, o primeiro time convidado via VRS que foi anunciado, seria, na verdade, o oitavo na lista. Isso significa que, para o Rubro-Negro entrar de fato na lista de invitados, uma quinta equipe teria que recusar jogar o closed qualify.

O Flamengo também não aparece dentro do grupo de times que deveriam ser convidados se olharmos para a projeção de 21 de abril feita pela HLTV. Veja abaixo.

  1. Imperial

  2. Legacy

  3. Solid

  4. Sharks

  5. RED Canids

  6. Swingers

  7. FURIA feminina

  8. MIBR feminina

  9. Bounty Hunters

  10. Flamengo

Para o Flamengo ser convidado diretamente para o closed, além de um dos times já invitados terem que recusar, MIBR feminino e Bounty Hunters também teriam que rejeitar os invites.

A Bounty Hunters, campeã da primeira edição, apesar de ter uma line sul-americana, poderia ser convidada conforme mostra a regra 3.3 Requisitos de Residência no livro co CFE.

Regra que fala sobre a residência dos participantes do CFE (Foto: Reprodução)

Em 25 de abril, a Dust2 Brasil apurou que todos os times presentes entre os sete melhores do VRS do dia 7 de abril e do dia 21 do mesmo mês aceitaram os convites recebidos. A única exceção foi a Swingers que, até a data, não havia sido convidada. A situação mudou no mesmo dia. Após o contato da reportagem, a FERJEE procurou o time e o convidou. Enquanto isso, o Flamengo, que não está no range de convidados nem no dia 7 nem no dia 21, não só já havia recebido o invite, como já havia sido anunciado.

Questionada sobre o convite ao Flamengo, a FERJEE se posicionou:

"A crítica à presença do Flamengo entre os convidados revela mais uma vez um equívoco – ou má compreensão – quanto à metodologia obrigatória definida pela Valve. A FERJEE utilizou, como determina a regra, exclusivamente, o VRS da pasta invitation, que em sua versão mais recente 07/04/2025 estabelece a seguinte ordem de elegibilidade: paiN, FURIA , MIBR, Imperial, Fluxo, Legacy, Sharks, ODDIK , RED Canids, Solid, FURIA fe, Swingers, Flamengo. É importante reforçar: quatro times recusaram o convite e, conforme o item 3.2.6 do regulamento da Valve, os convites foram imediatamente direcionados aos times subsequentes, sem qualquer margem para decisão subjetiva da organizadora."

Já levando em consideração que FURIA, paiN, MIBR e Fluxo negaram os invites, se os convites tivessem sido feitos de forma fiel ao livro de regras do próprio campeonato, os times convidados seriam: Imperial, Legacy, Sharks, RED Canids, Solid, FURIA fe e Swingers. Ainda de acordo com o regulamento do torneio, a ODDIK seria convidada por ser a atual campeã e Wildcard, e mais oito times se classificariam pelos open qualifiers.

Veja os posicionamentos da FERJEE na íntegra

Caixa de fatos

Nota enviada à redação em 30 de abril

A FERJEE agradece o engajamento da comunidade e da imprensa diante da divulgação do regulamento do Circuito FERJEE de Esports (CFE). Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o alinhamento às diretrizes da Valve e o fortalecimento do cenário competitivo nacional.

Em resposta aos questionamentos recebidos, gostaríamos de esclarecer os seguintes pontos:

- Ranking VRS Utilizado e sua data de corte:

O CFE utilizou como base o Invitation VRS da Valve, com data de corte em 21 de abril de 2025, conforme a última publicação oficial disponível no repositório GitHub da Valve:

Essa data foi escolhida para garantir previsibilidade e conformidade com o calendário exigido para torneios ranqueados Tier 2.

_Importante esclarecer que, de acordo com o regulamento oficial da Valve, não há alternativas ao uso do Invitation VRS fixado pela própria desenvolvedora. _

O item 1.1 do documento estabelece expressamente: "Valve Regional Standings" or "VRS" shall mean the official system for ranking the performance of Rosters published by Valve, which is published monthly and shall be the basis for Direct VRS Invites. For avoidance of doubt, the only versions relevant to this document are provided in counter-strike_regional_standings/invitation".

Ou seja, a FERJEE está vinculada à aplicação do ranking publicado pela Valve, sem qualquer margem para alterações, interpretações paralelas ou definição de critérios próprios. Trata-se de uma norma objetiva e autoaplicável, cujo único objetivo é assegurar uniformidade em torneios oficiais ao redor do mundo.

- Datas das Etapas

As equipes convidadas via VRS foram direcionadas à etapa Closed Qualifier, que ocorrerá entre os dias 07 e 11 de julho de 2025. A etapa presencial do CFE será realizada entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025, durante a Rio Innovation Week, no Rio de Janeiro.

- Número de Convites e Critério utilizado

O CFE contará com oito equipes convidadas diretamente via VRS, conforme as exigências da Valve para torneios Tier 2, que solicitam no mínimo quatro convites diretos.

Dessa forma o CFE contará com:
- 8 equipes convidadas diretamente com base no VRS;
- 1 vaga destinada à ODDIK, campeã da edição anterior, classificada como Wildcard;
- 7 vagas a serem preenchidas via Open Qualifiers.

Além disso, destacamos que em que pese a ODDIK ser a atual campeã do CFE e merecedora de toda honra e reconhecimento, o convite a mesma como Wildcard está em conformidade com a regra 3.6.3(b) da Valve, que autoriza convites Wildcard para times com colocação relevante em torneios reconhecidos, e que estejam abaixo da 12 posição global do ranking, levando-se em consideração sobretudo que a ODDIK ficou em 2º lugar no CBCS Invitational e no CCT South America Series.

Por fim, convém ainda destacar que a ODDIK também poderia ter sido convidada diretamente com base no seu ranking, pois figura entre os 8 melhores times do Brasil.

- Documento "Additional Information"

O Additional information foi publicado em 21/03/2025, ou seja, dentro do prazo estabelecido pela Valve no site da FERJEE

Este material visa garantir não apenas a regularidade do torneio perante a Valve, mas também reforçar a transparência com a comunidade.

- Recusa de Convite

Conforme estipulado no item 3.2.6 do regulamento da Valve, em caso de recusa de um convite, o próximo time elegível no ranking do VRS foi imediatamente convidado, seguindo a ordem definida.

A FERJEE entende que esta é uma regra objetiva, pública e imutável, determinada exclusivamente pela Valve. O CFE apenas executa o que está expressamente previsto, sem qualquer margem para interpretação ou modificação.

- Compromisso com a Transparência e o Cenário Competitivo

Estamos cientes da importância de seguir à risca os padrões internacionais de governança competitiva e vemos nos questionamentos recebidos um sinal positivo de que a comunidade acompanha, fiscaliza e valoriza a integridade dos torneios.

A imprensa, os times e os fãs são parte fundamental do sucesso do CFE. Nossa equipe está disponível para entrevistas, esclarecimentos e publicações complementares, com o compromisso de manter esse diálogo aberto.

Contamos com vocês para continuar construindo um circuito competitivo forte, transparente e à altura do potencial da nossa região."

Nota enviada em 2 de maio

A FERJEE – Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos – reforça seu compromisso com a condução ética, transparente e técnica do Circuito FERJEE de Esports (CFE), reconhecido como um dos principais esforços de estruturação do cenário competitivo nacional, com total alinhamento às diretrizes da Valve.

Diante de novos questionamentos levantados por parte de alguns agentes do cenário, esclarecemos, ponto a ponto, as dúvidas, reafirmando a legalidade, a regularidade e a boa-fé de todas as ações promovidas por esta gestão.

- Sobre a data de corte do VRS utilizada (21/04/2025):

O Additional Information foi publicado em 21/03/2025, respeitando rigorosamente as normas da Valve, que exigem:

- Publicação com no mínimo 60 dias de antecedência da etapa com times convidados (Closed Qualifier, que ocorrerá de 07 a 11 de julho);
- Indicação prévia de uma data de corte para o VRS, com ao menos 30 dias de antecedência da definição dos convidados;
- A data escolhida e divulgada foi 21 de abril de 2025, e a FERJEE está vinculada a ela, nos termos do regulamento da Valve

De acordo com a cláusula 1.1 do regulamento oficial, a única versão válida do VRS para fins de convite é aquela publicada na pasta invitation, como se lê: "For avoidance of doubt, the only versions relevant to this document are provided in counter-strike_regional_standings/invitation"

Assim, na data de corte informada (21/04), o ranking mais recente disponível na pasta correta (invitation) era o de 07/04/2025, que segue sendo o último publicado até hoje. É com base exclusiva nesse documento que se definem os convidados, não cabendo à FERJEE qualquer tipo de interpretação, alteração de critérios ou adoção de rankings paralelos (Live). Qualquer exigência nesse sentido revela, infelizmente, desconhecimento do regulamento ou má-fé deliberada.

- Sobre o suposto remanejamento de vagas e divergência na comunicação

Não houve remanejamento. Desde a publicação do plano de torneio, foram previstas 9 vagas por convite: 8 via VRS e 1 via Wildcard (ODDIK).

Ocorreu, de fato, um erro isolado em peça promocional publicada nas redes sociais, que mencionava erroneamente apenas sete vagas via VRS. Esse equívoco foi prontamente corrigido e não refletia o planejamento técnico do torneio, que está corretamente registrado em nosso site, no regulamento oficial, na plataforma dos qualificatórios e em outras comunicações institucionais.

Reiteramos que esse episódio se tratou de falha de comunicação interna, algo que pode ocorrer em projetos de grande porte, mas que foi identificado e corrigido com a agilidade e transparência que marcam a atual gestão da FERJEE.

- Sobre o caso Flamengo e critérios de convite

A crítica quanto à presença do Flamengo entre os convidados revela mais uma vez um equívoco – ou má compreensão – quanto à metodologia obrigatória definida pela Valve.

A FERJEE utilizou, como determina a regra, exclusivamente o VRS da pasta invitation, que em sua versão mais recente (07/04/2025) estabelece a seguinte ordem de elegibilidade: Pain, Furia, MIBR, Imperial, Fluxo, Legacy, Sharks, Oddik, RedCanids, Solid, Furia FE, Swingers, Flamengo.

É importante reforçar: quatro times recusaram o convite, e conforme o item 3.2.6 do regulamento da Valve, os convites foram imediatamente direcionados aos times subsequentes, sem qualquer margem para decisão subjetiva da organizadora.

Sobre as equipes mencionadas como “à frente” no ranking, como a Bounty Hunters, vale pontuar que elas não figuram com vantagem no ranking da pasta invitation. Toda essa avaliação, inclusive, é verificada com base nas regras 3.3 e 4 do regulamento, e não com base em especulações de terceiros.

Por fim, salientamos que a atual gestão da FERJEE tem construído uma reputação sólida no ecossistema dos esports pela sua postura séria, institucional e comprometida com as normas internacionais de governança competitiva.

Seguiremos abertos ao diálogo. Nosso desejo é fortalecer os esports no Brasil e influenciar positivamente no profissionalismo do ecossistema. O CFE é um projeto coletivo e continuará sendo conduzido com responsabilidade, legalidade e respeito à comunidade.

Colaborou Gabriel Melo

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.