
Mod que recriava CS 1.6 é cancelado por ordem da Valve
Depois de oito anos de criação, o Classic Offensive foi cancelado após uma ordem oficial da Valve. O mod recriava o CS 1.6, e de acordo com os desenvolvedores a Valve entrou com ações os proibindo de lançar o mod ou continuar desenvolvendo o projeto.
"Após oito anos de desenvolvimento, e apesar de ter sido oficialmente aprovado pela Valve em 2017, estamos devastados em anunciar o cancelamento de Classic Offensive. A decisão ocorre após ações abruptas da Valve que nos impedem de lançar ou continuar o projeto. Após a aprovação, sete anos atrás, obtivemos acesso ao Steamworks e continuamos o desenvolvimento, enfrentando desafios técnicos e atualizações do CS:GO, tudo com a clara expectativa de trazer o Classic Offensive para a comunidade via Steam. Enviamos nossa build para análise em outubro de 2024, mas o projeto foi rejeitado inesperadamente em janeiro de 2025, com uma resposta genérica afirmando que 'não era uma boa opção', desvalorizando nosso status anterior de sinal verde."
Os desenvolvedores afirmaram ainda que estavam se preparando para atualizar via ModDB, porém receberam notificações e ações judiciais da Valve horas antes do lançamento. Em contato depois disso, a Valve disse que lançar o Classic Offensive seria distribuição de conteúdo derivado com base em sua propriedade intelectual que não é permitido pelo contrato de assinante Steam.
Ainda de acordo com os desenvolvedores, a Valve impôs algumas regras para que mods possam ser feitos:
-
Skins e mapas publicados pela oficina da Steam para um jogo ativo da Valve
-
Maps desenvolvidos usando o Valve Hammer Editor, distribuído na oficina da Steam ou em terceiros
-
Jogos originais, não comerciais criados com o Source SDK 2013 que não usam o IP da Valve
-
Mods baseados em Half-Life 2 ou Team Fortress 2 usando o Source SDK 2013 dentro de regras definidas
-
Projetos que receberam licença explícita da Valve
O Classic Offensive começou a ser desenvolvido em 2016 e é um remake de Counter-Strike. O mod que recriava o CS 1.6, usando os mapas clássicos, assim como armas e modelos dos personagens do CS 1.6, junto das melhorias que chegaram no FPS com o CS:GO.
Leia também

