
Thunderpick World Championship muda formato e recebe críticas
A Thunderpick mudou a forma de se classificar para o Thunderpick World Championship 2025 Closed Qualifier. Antes, 10 times se classificaram pelo VRS Global, mas agora, todos os convites para o torneio serão pelo VRS europeu, acabando com a chance de times brasileiros serem convidados.
A informação foi divulgada por Graham "messioso " Pitt, manager da Complexity. messioso criticou a organizadora por fazer a mudanças sem nenhum anuncio, removendo as vagas "silenciosamente". messioso também afirmou que agora, equipes da América do Sul e América do norte que estariam entre os convidados pelo VRS Global não teriam mais como participar do campeonato. messioso é atualmente o manager da Complexity, mas também já trabalhou na Astralis, BLAST e ESL.
"Em outras notícias ruins do VRS. Thunderpick e Counter-Strike vocês também deveriam ter vergonha de sua falta de integridade. Outro evento que silenciosamente removeu de 8 a 10 convites globais do VRS e os substituiu por 12 convites europeus do VRS DEPOIS de já terem realizado classificatórias no NA e SA. Então, agora as equipes do NA e SA que estariam na fila para um convite global foram completamente removidas de qualquer possibilidade de participar do evento. Como é possível fazer mudanças tão significativas em um evento sem nenhuma repercussão?"
O Thunderpick World Championship 2025 Closed Qualifier está marcado para acontecer entre os dias 9 e 11 de setembro. Antes da mudança, oito times iriam se classificar pelo VRS Global e mais duas como wildcard também pelo VRS global. O ranking usado para os convites será o do dia 4 de agosto. Antes da mudança, se fosse usado o último ranking do dia 07/07, a brasileira FURIA seria convidada para o torneio. Agora, apenas times presentes no ranking europeu serão convidadas para o campeonato.
Apesar de que agora nenhum time das Américas poder ser convidado para o campeonato diretamente pelo VRS, três times já se classificaram pelos torneios locais. A brasileira Legacy venceu o Thunderpick North America Series 1, a Imperial venceu o Thunderpick South America Series 1 e a 9z o Thunderpick South America Series 2. Assim, as três equipes se classificaram para o closed qualifier internacional.
O Thunderpick World Championship 2025 Closed Qualifier acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro de forma online em servidores europeus. O torneio dará quatro vagas para o evento principal que acontecerá em LAN. O Thunderpick World Championship 2025 acontecerá em outubro em Malta, e além dos quatro classificados pelo closed internacional, mais quatro times serão convidados diretamente pelo VRS Global.