YEKINDAR celebra round na IEM Cologne

YEKINDAR celebra virada e fala da G2: "Fome de vingança"

Letão valorizou performances individuais e time no mesmo ritmo diante da Falcons

A FURIA fez um jogo de recuperação contra a Falcons nesta segunda-feira. Os brasileiros precisaram se recuperar na série após sofrerem um atropelo na Train e, nos dois mapas seguintes, começaram atrás, mas voltaram e venceram. Depois do jogo, Mareks "YEKINDAR" Gaļinskis falou da IEM Cologne e a vitória em cima dos europeus.

"Esse campeonato é um teste para nós em relação à nossa característica e tudo mais. Tivemos um bom jogo contra a Astralis onde não conseguimos fechar no primeiro mapa, depois perdemos para G2 totalmente tiltados. Fomos fazer review para tentar entender o que aconteceu, e entendemos que nós sabíamos o que precisávamos fazer e aí tivemos um jogo com muita confiança contra a Astralis e fechamos o jogo com muita facilidade."

"Agora chegamos na Train contra a Falcons e eles nos deram uma surra. Senti que eles estavam prontos para nossa Train, que eles sabiam tudo que estávamos fazendo. Nos últimos quatro meses mostramos como nossa Train era forte, e é natural que os times nos assistam muito e comecem a entender como jogamos."

"Definitivamente Train talvez não tenha sido a melhor escolha mas, ao mesmo tempo, estávamos vencendo por 2 a 0 e fizemos uma estratégia rápida na A que acabou acabando com nossa economia no TR e depois disso ficou difícil de jogar. Estou feliz que mostramos caráter nos últimos dois mapas e conseguimos voltar. Vi faíscas de grandeza de todos individualmente, o KSCERATO nos salvou em muitos rounds, molodoy voltou depois do primeiro mapa, todos estavam fluindo e foi lindo", avaliou YEKINDAR.

As performances individuais foram marcantes na série, principalmente na Dust2. O mapa começou com domínio europeu enquanto Maxim "kyousuke" Lukin acumulava kills para a Falcons. Mas, com a virada de lados, foi a vez de Danil "molodoy" Golubenko e o próprio YEKINDAR dominarem o mapa.

"Muitos jogadores tiveram multikills. Quando eles queriam ir varanda, podíamos confiar que o molodoy iria matar de awp. Quando queriam ir B, podíamos confiar no KSCERATO e yuurih segurando o bomb e quando queríamos avançar podíamos confiar que esse avanço iria nos dar kills. Toda essa confiança fez com que o jogo fosse muito simples."

O lado CT foi primordial para a FURIA na Dust2. Depois de sair perdendo por 5-7, os brasileiros encaixaram oito pontos seguidos e venceram por 13-7. Como já dito por Gabriel "FalleN" Toledo, YEKINDAR tem sido uma voz muito ativa durante a defesa do time.

"É fácil passar calls quando todos estão acertando. É fácil passar call quando tudo está funcionando. Esse jogo não podemos levar em consideração. Eu não diria que na Dust2 eu era o único passando calls de CT, todos estavam comunicando e em um estado onde tudo que você pensa você fala. Quando este estado acontece, é tipo "esse cara quer fazer isso, como podemos o ajudar, o que vamos fazer do outro lado do mapa?". Nesse half aconteceu tão naturalmente que nem precisei falar muito honestamente", explicou.

YEKINDAR contou que a ideia de tê-lo comunicando surgiu depois que a FURIA entendeu que era difícil para FalleN controlar tudo o que estava acontecendo já que, atuando como âncora, ele não consegue ver todas as posições.

"No começo eu era mais comunicativo e dava a direção do round em mais detalhes. Agora, quando treinamos, depende mais de nossas habilidades individuais e das duplas. Não preciso falar tanto. Sabemos o que estamos fazendo e tudo vem naturalmente, é neste ponto que queremos chegar."

"Em alguns jogos, como esse CT na Dust2, isso acontece naturalmente, porém tem outras partidas onde isso não é tão fácil. Quando isso acontece, sou responsável por tomar as decisões de como vamos começar e terminar os rounds", falou YEKINDAR.

Com o time no mesmo ritmo e o CT perfeito, a FURIA eliminou a Falcons da IEM Cologne. Junto dos brasileiros desde abril, YEKINDAR respondeu se esta foi a vitória da equipe contra o adversário mais difícil.

"Se você considerar os jogadores individuais, sim. A Falcons tem m0NESY, kyousuke, NiKo, TeSes, todos são grandes jogadores. São três grandes estrelas e, ao mesmo tempo, o TeSes salva eles em muitos rounds, como as três kills no fundo. Mas acho que, como o kyousuke disse em uma entrevista, eles só treinaram por sete dias. Então, imagina o que esse time vai fazer com mais de sete dias."

A vitória deixa a FURIA a um jogo dos playoffs da IEM Cologne. Para chegar à LANXESS Arena pela primeira vez, YEKINDAR e companhia precisam derrotar a G2 - equipe que já bateu os brasileiros nesta fase de grupos.

"A G2 nos surpreendeu muito em muitas situações e senti que estávamos tiltados individualmente e também como um time, com menos comunicação. Estamos com fome de vingança e queremos mostrar nosso jogo. Naquela partida, não mostramos nosso jogo. Eles nos surpreenderam muito. O malbs é um jogador ótimo, o huNter está muito bem como IGL e todos os jogadores são bons e têm seu impacto no servidor. Não estávamos prontos para o jeito que eles jogam o TR, por exemplo. Agora que já os enfrentamos já sabemos como é, então vamos ver."

"Eles venceram a 3DMAX que não é um time fácil de se vencer. Então eles também estão confiantes. Já nos venceram por 2 a 0, sem termos nenhuma chance. Então não sei quem está mais confiante ou menos confiante. Vamos chegar com cuidado e preparados", seguiu YEKINDAR.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.