
FalleN: "Estamos escalando uma montanha rumo ao topo"
Gabriel "FalleN" Toledo encerrou uma longa seca que perdurava há oito anos: o bicampeão do torneio voltará a jogar um playoffs da IEM Cologne, algo que não acontecia desde 2017. Em entrevista à Dust2 Brasil, o capitão celebrou o retorno à LANXESS Arena.
"Será maravilhoso jogar de novo nessa arena. É uma das que mais gosto de jogar, fui muito contente aqui. Ganhei duas vezes, fui MVP em 2017 e foi um dos primeiros torneios que tive a chance de trazer minha família. Minha mãe veio, a família da minha esposa, minha esposa, meus irmãos. Essa arena tem um toque muito especial até porque a gente representava o time da casa na época. Já vim assistir um jogo de hockey e no CS é muito mais louco. Muito legal podermos voltar a esse estádio e espero que a gente consiga ir bem", disse FalleN.
A vitória da FURIA em cima da G2 teve muitas particularidades, mas um nome constante da série foi Danil "molodoy" Golubenko. O jovem awper, que está tendo suas primeiras experiências em um grande time, foi o destaque da MD3.
"Nós procuramos auxiliá-lo a enxergar algumas coisas que ele ainda não enxerga no jogo. Essas coisas são normalmente mais sobre a parte de suporte, de entender qual que é o macro que o time vai fazer em uma finalização e como ele pode se conectar a isso. O restante é muito natural e nós não palpitamos muito sobre como deve jogar. Ele tem isso como base no seu jogo, é muito forte."
"Essa molecada que está vindo já chega em um nível muito alto muito cedo, podemos ver mais exemplos em outras equipes. Os caras já chegam muito completos. Já conseguimos ver em alguns jogos que ele deixa de tentar outra kill quando percebe que o round já está meio ganho. Esse é o tipo de experiência conquistado e vai se tornando um jogador muito top com o tempo. O molodoy já está em um nível absurdo e só poderemos saber onde pode chegar com o tempo porque pode ir muito mais longe ainda", adicionou.
O triunfo em cima da G2 representou uma revanche brasileira, já que a FURIA perdeu para os europeus justamente na estreia da fase de grupos. FalleN explicou que o time agora tem mais material para estudar o adversário, o que ajudou na partida decisiva, além da equipe estar em um clima melhor para o duelo.
Embora chegar aos playoffs da IEM Cologne seja uma novidade para a FURIA, o time vem estando cada vez mais presente na fase final dos campeonatos. Esta lineup jogou os playoffs do BLAST.tv Austin Major e também da PGL Astana. FalleN comentou a busca pela presença frequente em mata-mata.
"A maneira que gosto de enxergar é que estamos escalando uma montanha rumo ao topo. Chega um momento em que você está participando mais dos playoffs e isso significa que você subiu um pouco mais seu nível e está um pouco mais perto de onde quer chegar. É importante jogarmos mais playoffs. O estádio exige uma casca diferente para a equipe. Lembro muito disso antes de conseguirmos fazer isso no passado com as lines que vencemos em 2016 e 2017. Também sofremos um pouco nas primeiras arenas, teve uma partida por exemplo que chegamos na final e deixamos a vitória escapar. Lembro que no momento já tirei meus equipamentos e pensei que da próxima vez seria diferente, que ganhamos um aprendizado ali."
"Até comentei com o YEKINDAR ontem que acredito que, se conseguirmos levantar eventualmente um título, isso vai ser muito importante porque essa é outra barreira que faz os jogadores se desenvolverem muito. Quando você consegue internamente acreditar que é capaz e que tem as peças necessárias para vencer um torneio a confiança é diferente. A Vitality está ganhando sete campeonatos seguidos e usam muito isso ao seu favor, jogam com muita confiança. Estar nos playoffs é uma etapa do nosso processo e eventualmente conseguir levantar um título pode ser um grande divisor de chaves para nossa equipe crescer mais ainda", seguiu o capitão da FURIA.
Outro ponto celebrado por FalleN foi a demonstração de que as decisões da FURIA se mostraram corretas, com o time optando pela internacionalização e escolhendo molodoy e Mareks "YEKINDAR" Gaļinskis para o quinteto.
"Conseguimos achar um moleque que é muito talentoso, o molodoy é muito diferenciado desde o início. Conseguimos trazer o melhor do YEKINDAR, e ele somou muito bem, é uma peça que fazia falta no time. Não é só a internacionalização, mas achar os elementos certos estão dando uma oportunidade para irmos mais longe do que estávamos indo."
Com YEKINDAR e molodoy, a FURIA precisou fazer mudanças nas posições dos jogadores ingame. O letão disse que a equipe, finalmente, está com as roles bem definidas, o que ajudou na evolução do time. Questionado, FalleN falou se essa é a lineup da FURIA que está mais pronta para erguer um grande troféu.
"Estamos tentando construir esse caminho. Seria pretensão minha já dizer alguma coisa, a FURIA teve grandes lineups no passado, o core do arT fez coisas incríveis também. Considero que faltou também algumas taças importantes para eles porque é acirrado mesmo a competição, não estava fácil, mas eles tiveram chance de ganhar algumas que já é um grande feito."
"Vamos tentar superar isso, vamos tentar levantar algumas taças importantes. Ainda não estamos nesse momento, acho que temos que começar a beliscar as finais para poder realmente falar mais sobre isso. No momento vamos comemorar e desfrutar desse momento, mas ao mesmo tempo não se dar como se já fosse suficiente. Temos que continuar buscando mais saudavelmente", comentou FalleN.
3k na banana
"Essa em particular foi 100% crédito do YEKINDAR. Ele falou que estavam só jogando uma smoke na frente do muro e não estavam vindo e eu tinha espaço para avançar. Como eu estava com o melhor respawn, fui para a jogada. Foi visão dele de acordo com o que ele estava vendo da partida e fiquei feliz que deu certo. Consegui desviar da flash que eles jogaram, tive um pouco de sorte de pegar um de rebarba. Foi uma grande jogada e méritos do YEKINDAR que é meu capitão na banana."
Duelo contra a MOUZ
"Vai ser um grande jogo. A MOUZ é uma equipe super difícil, faz tempo que não jogamos contra eles. É um time que temos muita informação porque jogam muitos mapas, não trocaram de lineup, e isso ajuda bastante. Vai ser um grande jogo. Vamos ter que nos preparar, escolher os picks e tentar fazer uma grande partida. De qualquer maneira estou muito contente com o que já fizemos, mas sabemos que podemos mais. Nosso objetivo final é sempre vencer os torneios."
FalleN de 2017 x 2025
"Dentro do jogo estou jogando totalmente outro jogo, jogando em outro idioma. Mas estou muito contente com o momento que estou vivendo e com as performances que estamos tendo. Pessoalmente dizendo, não mudou muita coisa, o jogo continua sendo muito a prioridade da minha vida, continuo sacrificando muitas coisas para poder tentar desempenhar o máximo que posso, melhorar o máximo que posso a equipe. E estou contente de ver que as decisões que tomamos alguns meses atrás estão trazendo resultado. Isso é muito importante e animador para nós e dá gás para continuarmos firmes."
Leia também

