xertioN durante a IEM Cologne com a MOUZ

xertioN sobre FURIA: "Somos superiores quando mostramos nosso melhor"

Jogador da MOUZ falou do duelo contra os brasileiros e qual é o caminho para vencer a FURIA

Campeã da PGL Astana, vice-campeã de outros três torneios e semifinalista de outros três em 2025. Esta é a campanha da MOUZ em 2025, adversária da FURIA nas quartas de final da IEM Cologne. Com mais rodagem em grandes estádios, Dorian "xertioN" Berman tem a confiança de que o time europeu está acima do brasileiro.

"Precisamos garantir que vamos mostrar o nosso melhor jogo. A FURIA mostrou um bom nível, mas é óbvio que, quando mostramos o nosso melhor, somos um time superior (à FURIA). Há uma razão pela qual estamos no top 3 há tantos meses e, talvez, no último ano também. Para nós, é se preparar bem, não subestimá-los e performar no dia", disse o jogador da MOUZ à Dust2 Brasil.

Para chegar às quartas de final, a FURIA precisou eliminar três times europeus da fase de grupos da IEM Cologne. Os jogos foram marcados pelo grande desempenho da equipe brasileira, que conseguiu surpreender os adversários.

"A FURIA está muito animadora com molodoy e YEKINDAR. Foi uma jogada brilhante de quem teve essa ideia. O molodoy tem provado ser um talento sólido, enquanto o YEKINDAR está voltando aos seus velhos hábitos, dos quais sempre fui fã da sua gameplay. Estou animado com este elenco. O FalleN está fazendo um bom trabalho os liderando e estou ansioso para enfrentar essa nova lineup e espero que a gente vença."

Dono dos elogios voltados principalmente para molodoy, YEKINDAR e FalleN, xertioN esteve no servidor diante de uma FURIA diferente na semifinal da IEM Rio 2024. Os europeus foram responsáveis por eliminar a equipe brasileira no torneio em casa.

"Tenho certeza de que os três jogadores que nos enfrentaram naquela época estarão famintos por vingança, mas isso não importa muito para nós. Não estamos focados em quando os vencemos ou quando perdemos no passado. Cada jogo é novo e, se jogarmos nosso melhor, venceremos. Se não, podemos perder", disse o israelense.

E xertioN acredita que a chave para evitar a derrota está na preparação e em tudo o que o time já vinha fazendo.

"Tudo se resume à preparação que é feita antes do torneio. Neste ponto não há muito a fazer. Você precisava treinar o ano inteiro vindo para cá, precisava treinar no bootcamp antes. Para mim é apenas sobre esperar que a preparação que fizemos tenha sido suficiente. E, sim, vamos ver como vai ser na sexta-feira."

Sexta-feira será o dia que a LANXESS Arena, a catedral do Counter-Strike, vai abrir as portas pela primeira vez para que os fiéis amantes do jogo acompanhem as quartas de final. E xertioN sabe que a torcida vai dar um tom a mais ao jogo.

"Precisamos trabalhar nossa comunicação e disciplina, especialmente nos momentos de alta pressão. Durante a fase de grupos contra a Spirit nós falhamos nisso e acho que essa foi a razão pela qual perdemos para eles. Enfrentar a FURIA agora com a torcida em Cologne será ainda mais insano. Então, acho que precisamos ter certeza de que estamos no topo da nossa comunicação para avançar ainda mais no torneio", avaliou.

Toda a maturidade para falar sobre experiência soa natural para xertioN e o time da MOUZ, mas a equipe sofria com rodagem em palcos no ano passado, tendo precisado simular uma LAN no seu centro de treinamento antes da IEM Cologne 2024.

"Estamos muito mais experientes agora do que éramos antes, mas você não sabe o que vai acontecer até o momento. É preciso tentar o seu melhor para se preparar mentalmente mas, no final do dia, acho que no momento é "ou você faz ou não faz", e precisamos apenas esperar que tenhamos o suficiente no tanque para vencer a FURIA, é claro, e também depois para vencer a Vitality, para fazer pelo menos a final e ir melhor do que no ano passado", afirmou xertioN ao lembrar a queda na semifinal.

"Somos definitivamente um dos times mais experientes se você comparar com outros do cenário no momento. Agora estamos muito confortáveis no palco, gostamos de jogar lá. Meu objetivo pessoal é dar um passo adiante, vai ser difícil para nós, mas vamos passo a passo", seguiu.

E a MOUZ podia já ter dado este passo ainda na fase de grupos. Depois de ficar 2-0, a equipe poderia ir diretamente às semis se vencesse a Spirit, porém perdeu para o time de Danil "donk" Kryshkovets por 2 a 1.

"Tínhamos expectativas altas depois do bootcamp sólido que tivemos. É o começo da temporada e acho que a Spirit veio para o jogo. Eles mereceram a vitória sobre nós, mostramos um jogo muito ruim contra eles, embora os dois mapas tenham sido muito próximos. Então, sim, só precisamos aprender. Estou feliz por não termos sido eliminados ainda, mas é algo que nos acordou."

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.