Marc Winther no HLTV Awards

ESL diz que definiu cidade da IEM Brazil e explica ausência em 2024

Organizadora voltará a sediar torneios no Brasil depois de ano ausente em 2025

Presente no Rio de Janeiro em 2022, 2023 e 2024, a ESL não realizou o campeonato na cidade maravilhosa no último ano. Marc Winther, diretor do ecossistema de jogos da ESL FACEIT Group (EFG) explicou à Dust2 Brasil a ausência do torneio.

"Tivemos o Major em 2022 e depois tivemos o evento em abril de 2023. Foi um espaço curto entre os dois e acho que todos notaram que foi muito breve. No ano passado, estávamos no Brasil em outubro e o timing para esse ano seria abril. Nós precisamos construir esse desejo nos fãs, então esse foi o fator predominante pelo qual não tivemos este ano."

"A situação é parecida com a Austrália. Ficamos uns anos sem estar na Austrália e creio que é importante construir esse apetite no público. É a mesma coisa se houver um torneio de CS na Europa a cada duas semanas. Os fãs provavelmente não iriam querer ir porque acabou de ir em um. A decisão foi muito por conta desse curto espaço de tempo", explicou Winther.

No entanto, a ESL voltará para o Brasil em 2026. Em junho, a organizadora anunciou que vai realizar o campeonato no país entre 13 e 19 de abril. No entanto, mais informações como a cidade-sede ainda não foram divulgadas.

Questionado, Winther disse que a ESL já decidiu a cidade e explicou o processo de escolha, mas não revelou o local

"É sempre sobre descobrir o que funciona melhor. Tem muitas várias variáveis como arena, local, cidade, viagem, fãs, etc. Isso entra na tomada de decisão, não só para o Brasil, porém para qualquer evento nosso. Nós olhamos para opções diferentes sobre onde podemos fazer o evento", disse.

Em março, a Dust2 Brasil publicou que o Governo do Rio e a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico (FERJEE) estavam negociando um investimento de R$ 30 milhões para eventos da ESL.

Winther optou por não dar detalhes e disse que o que está certo na cooperação entre ESL e as outras partes é "o que já está público".

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.