
Brasil fica fora de grande campeonato depois de 14 eventos
A Esports World Cup começa na próxima quarta-feira com 16 times participantes, mas nenhum é brasileiro. A falta de representatividade no torneio faz com que o Brasil fique fora de um grande evento depois de 14 campeonatos seguidos com equipes brasileiras.
A última vez que um grande campeonato não teve times brasileiros foi a BLAST Premier World Final 2024, torneio que contou com oito equipes. G2, Spirit, Astralis, Vitality, FaZe, MOUZ, Liquid e NAVI foram as participantes, com a primeira sendo a campeã.
Desde então, foram disputados 14 grandes torneios e, em todos, o Brasil esteve presente. Neste período, foram realizados dois Majors - Perfect World Shanghai Major e BLAST.tv Austin Major -, e outros grandes torneios como IEM Cologne, IEM Katowice e duas edições da BLAST Rivals.
Campeonatos com brasileiros
Perfect World Shanghai Major
BLAST Bounty S1
IEM Katowice
PGL Cluj-Napoca
ESL Pro League S21
BLAST Open Lisbon
PGL Bucharest
IEM Melbourne
BLAST Rivals
PGL Astana
IEM Dallas
BLAST.tv Austin Major
IEM Cologne
BLAST Bounty S2
O levantamento considera a participação das equipes brasileiras em qualquer fase do torneio. Na BLAST Bounty S2, por exemplo, nenhum time do Brasil chegou à fase final realizada em LAN, porém quatro equipes estiveram na etapa online.
A sequência chega ao fim sem a presença de brasileiros na EWC. Nomes como Vitality, Spirit e MOUZ estão entre as 16 participantes do campeonato, que teve a lista definida pelo Valve Regional Standings (VRS) e uma vaga destinada para um campeonato asiático.
A EWC vai começar nesta quarta-feira com seis jogos da primeira rodada. Como não há lower bracket, as equipes serão eliminadas já na primeira derrota. Os duelos são MD3, porém a grande final vai ser MD5. A premiação total é de US$ 1,25 milhão (R$ 6,8 milhões).