
Qikert comenta adaptação ao MIBR e caso kl1m
Aleksei "Qikert" Golubev estreou com o pé direito pelo MIBR. O jogador do Cazaquistão venceu a Crashers por 2 a 0 na primeira rodada da FERJEE Rush, e após a vitória falou em entrevista à Dust2 Brasil sobre a sua adaptação no time e também comentou sobre o caso envolvendo Klimentii "kl1m" Krivosheev.
O MIBR venceu a Crashers sem grandes dificuldades, o placar final foi 2 a 0, sendo 13-3 na Inferno e 13-5 na Ancient. Qikert contou que o time já esperava um jogo sem grandes problemas.
"Sim (esperava um jogo fácil), esperávamos tudo. Só jogamos nosso jogo e foi isso."
O MIBR internacionalizou seu time de CS2 ao contratar Qikert, do Cazaquistão e kl1m, da Rússia. Assim, o time brasileiro agora está tendo que se comunicar em inglês
"No começo quando começamos a jogar juntos foi um grande problema, a comunicação. Mas depois de duas semanas de treino acho que já está bom e agora estamos indo muito bem, não temos nenhum problema com isso."
Qikert também contou que já está no Brasil há 18 dias, e que o foco do time vem sendo os treinos práticos.
"Foi principalmente só treinos práticos na verdade. Conversamos um pouco e aí jogamos os treinos. Para nós é bom para manter a comunicação no mesmo nível fazendo isso cada vez mais."
Apesar do pouco tempo de time, Qikert contou que por já ser um jogador experiente, foi fácil se adaptar à equipe brasileira.
"Foi fácil na verdade (sua adaptação). Já tenho muita experiência, então é fácil para me acostumar com um novo time, mesmo sendo um time brasileiro, ou outro país. Preciso de uma semana e aí já estou bem."
Essa não é a primeira vez de Qikert no Rio de Janeiro. Em 2022 o jogador foi campeão do IEM Rio Major pela Outsiders, e contou que voltar à Cidade Maravilhosa foi uma sensação de nostalgia.
"É muito bom. É uma nostalgia que senti falta, eu realmente aproveitei muito de todos os momentos no Rio de Janeiro."
Qikert também se mostrou otimista sobre disputar a próxima edição da IEM Brazil em 2026, e afirmou que o MIBR tem grandes chances de ser campeão.
"Claro que podemos (ganhar a próxima IEM Brazil), somos o MIBR."
Por fim, Qikert comentou o caso envolvendo kl1m, onde o jogador russo chamou uma pessoa de macaco durante uma partida na FACEIT, afirmando que não afetou muito o time.
"Não afetou muito, só foi uma coisa desnecessária da parte dele. Agora estamos bem e não focamos nessa situação."