cky, treinador da 00Nation, na IEM Cologne

cky sobre 00Nation no qualify: "O cansaço foi a pior parte até agora"

Treinador falou sobre os problemas técnicos dos primeiros dias, a dificuldade em ficar isolado dos jogadores e elogiou a Meta

A primeira seletiva aberta sul-americana para o RMR tem sido um verdadeiro caos. Os dois primeiros dias de campeonatos foram marcados pelos problemas de servidor, atrasos e adiamentos. Uma das favoritas, a 00Nation classifica o cansaço como o seu pior adversário até agora.

"Esses últimos dois dias foram bem complicados. O cansaço foi a pior parte até agora. Você acorda, tem sua rotina, se prepara para um determinado horário, aquece, tem o 'mindfulness', conversa, come... a partir do momento que começa a demorar cinco horas para o primeiro jogo, você já acabou com todo o planejamento do dia", afirmou Olavo "cky" Napoleão, treinador do time, em entrevista à Dust2 Brasil.

"Aí você vai dormir cansado, vem para o dia seguinte e é a mesma coisa. Este tem sido o nosso maior obstáculo", completou o treinador.

A 00Nation tem sido uma das equipes mais atingidas pelos problemas. No primeiro dia, o time conseguiu um bye na primeira rodada e venceu a segunda partida por W.O porque os adversários tiveram de desistir por conta dos atrasos, que criaram um conflito de horário.

"O pessoal acorda louco para vir jogar CS e ficam triste quando dá W.O., por eles e pelos caras, porque todo mundo entende que, para muita gente que está no qualifier, só entrar num server e jogar contra TACO, cold, dumau, latto e try já é uma experiência única, não é qualquer dia que você tem essa chance. Quando vemos o pessoal tomando W.O. por causa de atraso, é triste, porque queríamos jogar e sabemos que seria uma experiência muito legal para o outro time", explicou.

cky, que já lida com a ESEA, responsável pela seletiva, há anos, disse que a comunicação tem sido um pouco lenta, mas existe. O problema é que os admins não conseguem apresentar soluções para os problemas encontrados.

Seguindo as regras

No início de 2021, como consequência do bug do coach, a Valve proibiu que treinadores ou quaisquer outras pessoas estejam junto dos jogadores durante competições de seu circuito oficial. Sendo assim, cky tem de assistir os jogos isolado de seus jogadores, vendo tudo numa tela com atraso. O treinador não esconde o descontentamento com a situação

"Olhar de fora é a pior sensação que tem. Não poder dar um pitaco, não poder ajudar de nenhuma forma quando o jogo está rolando", afirmou.

"Não é meu lugar dizer se eu concordo ou não, é a regra deles, temos de aceitar. Eu não gosto (da regra), porque eu gosto de estar lá com eles, de vibrar, de ajudar no que for possível, quando rola um pause, quando precisa conversar de alguma coisa, dar uma respirada, acalmar o pessoal. Eles têm os motivos deles, não tenho muito o que fazer a não ser seguir as regras que eles impõem", completou.

cky afirmou que, apesar de ser difícil assistir de longe, tem plena confiança na tomada de decisão de seus comandados.

"Tem round que você fala 'tomara que a gente faça aquilo', aí você vê eles fazendo aquilo dá uma leveza na alma. Aí tem uns que você vê e fala 'tomara que eles não façam aquilo', e eles fazem e você pensa como queria estar ali só para dar um toquezinho. Mas faz parte", disse.

"Eu confio muito na leitura deles, tem o TACO e o cold ali, e mesmo que eu não esteja lá, o time está muito bem orientado e eu confio completamente na capacidade deles", ressaltou.

Pausa, pero no mucho

Embalada no fim da primeira metade do ano, a 00Nation não fez das férias um momento de puro descanso. Como TACO já havia adiantado e streams durante as férias mostraram, os jogadores usaram o tempo sem competições também para manter a mira em dia. cky conta que isso foi essencial na retomada.

"Eu aconselho que quem entre de férias não fique totalmente em férias. Já tivemos períodos em que o time parou por completo durante um tempo e quando volta você não reconhece. Você não precisa estar 100%, mas dar uma olhadinha no stratbook, ver umas bombinhas que você tem que jogar, jogar um pouco de CS para manter a mira em dia", explicou.

"Não precisa ser algo muito pegado, mas um pouco aqui, um pouco ali, vai acumular para quando você voltar estiver bem mais preparado que o restante da galera que ficou parada totalmente", continuou.

cky e coldzera na IEM Cologne

E como a seletiva, um dos momentos mais importantes do ano, é logo após a pausa, o fato dos jogadores não terem esquecido completamente do jogo ganha ainda mais importância.

"Ter um desafio desse logo depois das férias não é o ideal, é péssimo, pois é onde todos querem chegar, no Major. Ter que se preparar depois de um players break não é o melhor dos casos. É o que tem pra hoje, então temos que dar o nosso melhor. Foi importante o pessoal ter continuado na pegada e não ficar totalmente cru. Dentro do possível, acho que nos preparamos bem", disse.

"Vamos jogar com os times do Brasil, então ter treinado aqui já deixa você um pouquinho mais na mesma página da galera daqui, porque às vezes você vem com outras ideias de jogo, que não encaixam muito bem com o jeito que o pessoal joga aqui, por um lado isso até ajuda", complementou.

Um olho na Meta, outro na vaga

Por conta dos problemas técnicos, a 00Nation foi a única das favoritas que ainda terá de jogar uma md1, já que seu confronto contra a Meta foi interrompido após o servidor sofrer ataques. O duelo, que está em 4-1 para os adversários na Nuke, será retomado às 17h desta quarta-feira. cky elogiou os rivais e pregou atenção.

"É um bom time. Treinamos com eles, são bem organizadinhos, até comentamos no dia que treinamos com eles, que eles estavam jogando um CS legal. Não podemos entrar descuidados, temos que entrar ligeiros e não podemos dar mole. Temos de diminuir o máximo a quantidade de erros, porque cada errinho nesses jogos pesados custam vários rounds em sequência, o que vai danificando a economia. É preocupante, é uma md1, o que deixa mais preocupante ainda, então tem que entrar 100% do início ao fim", disse.

Por fim, o treinador garantiu que o principal objetivo do momento é sair do primeiro, e problemático, qualify com a vaga.

"Estamos trabalhando para isso, se tudo der certo, não precisaremos jogar nenhum outro qualify. O plano é sair daqui classificado", finalizou.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.