Troféu da BPL de CS:GO e Paladins em 2019 (Foto: Bruno Alvares/BBL)

Com vaga na EPL Conference, BPL retorna

Campeonato que não acontecia desde 2020 voltará a ser disputado com novidade

A ESL Brasil Premier League retorna ao cenário depois de dois anos de ausência. O campeonato conta com uma novidade e, pela primeira vez, vai classificar diretamente para um torneio internacional: a ESL Pro League Conference.

O qualificatório para a 13ª temporada da BPL teve as inscrições abertas nesta quarta-feira, e elas vão até o dia 21 de setembro. Com o fim do tempo de inscrições, começarão as partidas da seletiva no mesmo dia. O qualify acaba no dia 22, com a definição dos dois times que avançarão para o evento principal.

A BPL vai ser disputada nos dias 15, 16, 24 e 25 de outubro, com a fase de grupos no formato GSL. Os quatro melhores times avançam aos playoffs, que começarão nas semifinais, agendadas para o dia 26 de outubro. A final será no dia 27 de novembro. Todos os jogos dos playoffs e a decisão da BPL terão transmissão nos canais da ESL Brasil.

Oito times vão disputar a BPL. Além dos dois classificados via seletiva, os seis mais bem colocados no ranking regional da HLTV serão convidados, fechando a lista de equipes participantes. Corinthians, ODDIK e ARCTIC estão entre os times confirmados no evento principal.

O grande campeão da BPL vai se classificar para a ESL Pro League Conference S17. O campeonato conta com as brasileiras paiN e Imperial na disputa e ainda não tem data e local para acontecer. Os seis melhores times na EPL Conference se classificam para a 17ª edição da ESL Pro League, que já tem a FURIA - parceira da ESL.

A primeira temporada da BPL aconteceu em 2016, com quatro times participantes, e a G3X foi a campeã. Já a edição mais recente foi em abril de 2020, quando a 9z levou o troféu.

Leo De Biase, sócio da BBL - empresa responsável pela produção e organização da BPL -, celebrou a volta do campeonato.

"Retomar a BPL depois de dois anos é muito gratificante e as etapas foram pensadas conforme o calendário nacional e internacional de CS:GO para conflitar o mínimo possível com os demais torneios, garantido que os times tenham a oportunidade de disputar o grande prêmio. Estamos super animados para esse torneio que promete ter um nível altíssimo e partidas emocionantes", disse em comunicado à imprensa.

Restrições e conflitos

Após o anúncio do retorno da BPL, a comunidade apontou que as datas do campeonato vão conflitar com outros dois torneios: a ESL Challenger Rotterdam, agendada para os dias 14, 15 e 16 de outubro, e a BLAST Premier Fall Showdown, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro.

Outra questão que surgiu após o anúncio foi a restrição de região. De acordo com o artigo 1.1.7 no livro de regras do campeonato, os times devem contar com três brasileiros ou três residentes no Brasil.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.