decenty em entrevista à Dust2 Brasil

decenty: "kNg quer nos moldar para sermos jogadores incríveis como ele é"

Jogador falou em entrevista sobre a ida para O PLANO e as expectativas com o time

Vito "kNg" Giuseppe tem um objetivo claro com o projeto d'O PLANO: formar novos jogadores para o cenário. Lucas "decenty" Bacelar é um dos nomes que entra na organização com a meta de aprender com a experiência do vice-campeão de Major.

Em entrevista à Dust2 Brasil, decenty falou de como está a relação com o kNg, que ajuda tanto para questões relacionadas ao jogo quanto em situações fora dos servidores.

"Em menos de um mês eu já aprendi muita coisa com ele, tanto de pessoa quanto de jogo. Ele ensina dentro e fora de jogo, tem muita vivência. O próprio kNg fala que já errou bastante, então quer passar isso para a gente para não cometermos os deslizes que ele já cometeu no passado e hoje em dia não cometeria. Ele quer nos proteger, nos moldar para sermos jogadores incríveis como ele é".

"O kNg é um cara muito bom. Dentro de jogo ele é absurdo, muito skillado, tem muita noção, ele quer passar isso pra garotada mais nova. Tenho certeza que ele vai conseguir fazer isso, ele é insano", continuou decenty.

Antes na FURIA Academy, decenty atuou com companheiros mais novatos - porém, que lhe ensinaram muito como o mesmo atestou e agradeceu pela parceria durante mais de um ano e meio em que defendeu a equipe

Não foi só a possibilidade de atuar ao lado de nomes mais experientes que atraiu decenty para O PLANO. O fim da restrição para disputar os torneios maiores, o aproximando do seu maior sonho, foi o principal motivo pelo qual decidiu sair da equipe.

"Sem dúvida, isso foi um dos motivos para a minha saída. Eu queria sair da minha zona de conforto, não me contento só com jogar Academy League lá fora. Quero realizar meu sonho que é jogar um mundial, o meu outro sonho ainda maior que é ganhar um (mundial), e vou atrás deles esse ano e nos próximos também".

"A diferença de um time principal é que você tem mais responsabilidade porque você vai jogar qualificatório e os campeonatos elevados. O time Academy não consegue jogar por conta da equipe principal. Isso era um pouco triste porque eu via potencial na minha equipe antiga, era um time bom, mas não tem comparação com a FURIA principal e portanto não poderíamos jogar os camps", disse.

decenty com kauez pela FURIA Academy (Foto: Alexandre Brady/FURIA)

Uma outra forma pela qual decenty poderia ter a possibilidade de jogar os maiores campeonatos internacionais seria ser promovido para o time principal. Ele comentou o desejo de dar um "passo maior", mas explicou o porquê de optar por não seguir no aguardo da oportunidade.

"Esse é o objetivo de todo mudo que está na FURIA Academy, que é dar um passo maior. A FURIA principal certamente era um objetivo e sonho meu, porém eu quero fazer por merecer. Não quero esperar o time dar errado, até porque gosto bastante de todo mundo lá. São pessoas da hora, que já tive contato, não quero ver o fracasso deles. Existem outras maneiras de chegar lá sem que alguém precise cair para eu subir, então eu estou buscando essa maneira porque quero dar balas nos caras. Quero chegar lá por mérito meu".

Entre as pessoas que decenty teve contato na FURIA está Kaike "KSCERATO" Cerato. Em duas das três vezes que apareceu no top 20 da HLTV, o 4° melhor do mundo indicou decenty como um nome que pode pintar no ranking no futuro.

"O KSCERATO é um moleque de ouro, muito humilde, sempre ajuda, elogia quando merece ou dá uma bronca quando precisa. Conheço ele desde quando ele tinha uns 13 anos, jogava pela FURIA Academy. Nós conversamos, ele dá feedbacks e diz o que preciso ouvir às vezes - seja algo positivo ou dar bronca. Ele já me falou que tenho potencial para ser um dos melhores e eu acredito nisso", declarou.

Para chegar ao top 20, decenty almeja se adaptar a sua nova função. Exercendo um novo papel de TR, o jogador de 18 anos se inspira em grandes nomes do cenário internacional e do Brasil para ajudar O PLANO a ter bons resultados.

"Estou me adaptando bastante porque mudei minha função de TR, de CT continua a mesma coisa. No TR, estou sendo mais o cara que infiltra, joga na informação enquanto o time joga do outro lado. São funções exercidas por caras absurdos como NiKo, Ax1Le, b1t, ou os brasileiros felps, Lucaozy, fer que são muito bons".

"Estou gostando e estar nesse papel está me dando uma vontade a mais de estar no topo porque é uma função irada. No começo parece que é ruim porque você joga sozinho, porém quando começa a exercê-la fica da hora, parece que está jogando 007 contra os inimigos", explicou decenty.

A estreia da nova lineup d'O PLANO se deu no open qualifier da ESL Pro League Conference sul-americana, seletiva na qual a equipe caiu nas quartas de final após perder para o Flamengo por 16-14. Rumo ao qualify da IEM Brazil, decenty aposta na sinergia do time para o time ir mais longe na briga pela vaga.

"(Perder) a vaga da EPL deixou um gosto um pouco amargo, a gente se preparou pouco tempo, tivemos só dois dias de treino e foi difícil. Pegamos um Flamengo que é um core bom, estão juntos há bastante tempo. Eles têm uma base legal. Foi um jogo que a gente poderia ter feito mais, eles jogaram bem mas tomamos muitas decisões erradas. Se tivéssemos mais 4-5 dias para conversar sobre mapa, acredito que seria um jogo pau a pau e acredito que teríamos mais chance de vencê-los".

"Estamos mais preparados e mais focados agora. Tivemos uma semana intensa com os seis juntos e acredito que estamos conectados, com sinergia melhor. No qualify da EPL não estávamos na mesma linha, agora estamos nos entendendo melhor, alinhando as posições e táticas. Acredito que vamos mostrar um bom CS para galera, para a torcida do plano neste qualify".

"Mereço tanto discurso de ódio assim?"

decenty na FURIA Academy (Foto: Alexandre Brady/FURIA)

Depois de discutir com Kevyn "balero" Guedes em uma partida, decenty entrou na mira de parte da comunidade de CS, que não perdoou as falas do jogador durante o "bate-boca" no chat do jogo.

Mesmo semanas depois do ocorrido, decenty seguiu recebendo mensagens com xingamentos. Assim, o jogador publicou em sua rede um discurso em que questionava: "mereço tanto discurso de ódio assim?". Na entrevista, o reforço do PLANO lembrou do debate e reafirmou que a reação da comunidade para o ocorrido era acima do normal.

"Desde o início eu sempre sofri hate porque eu me considero uma pessoa de personalidade forte, eu não abaixo a cabeça. O que houve com o balero foi coisa de jogo, não tenho nada pessoal contra ele. O brasileirinho gosta de ver o circo pegar fogo, gosta da fofoca, isso é normal. Vão ter pessoas que vão brigar, vai ter gente lá vendo, e é isso que o povo gosta".

"Respeito o balero como pessoa, o trabalho dele, tivemos uma discussão ali mas para mim isso é insignificante. Aquele desabafo que fiz foi porque eu estava dando um toque porque não estava da hora a galera perdendo tempo do seu dia para falar algo que não tem nexo. Foi só uma discussão, ninguém matou ninguém, discussão você vê todo dia na rua, no jogo, em qualquer lugar. Ninguém deve ser, usando o termo de hoje em dia, cancelado por conta de uma discussão boba", continuou.

As vozes experientes que cercam decenty também se fizeram ouvir após a discussão. O jogador de 18 anos afirmou que conversou com kNg e também com KSCERATO e foi aconselhado a entender sua responsabilidade no cenário.

"Sim, conversaram comigo. É importante entender que quanto mais longe você quer chegar, mais responsabilidade você deve ter com suas palavras. Se você quer ser um jogador de sucesso, precisa entender que sua palavra vai impactar o outro de alguma forma. Se eu fosse uma pessoa com mais voz ativa na comunidade, talvez eu teria prejudicado o trabalho dele por conta de uma discussão besta".

"Tem que saber a importância que você tem na sociedade. Recebi toques sim para não prejudicar o trabalho dos outros por bobeira até porque, como falei, foi uma discussão de bobeira e ela tomou uma proporção maior do que devia ser", finalizou.

Leia também

#1(Com 0 respostas)
26 de janeiro de 2023 às 18:43
muriLinho
Só não pode ruxar fundo se não decente denúncia.

Piada, Lucas1 ainda tentou abrir os olhos desse garoto mimado e arrogante que estava irredutível.

Agora assumi e para de choro que tá feio, tentando se fazer de vítima.
Você precisa estar logado para fazer um comentário.