O "Pan dos esports" será uma das LANs internacionais no Brasil em 2024 (Foto: Divulgação/IESF)

Qualify brasileiro feminino para "Pan dos Esports" só terá 2 equipes

Campeã do Brasileiro da CBDEL diputará vaga no mundial da IESF

A etapa feminina do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL), que será o qualify nacional para o Panamerican Esports Games, terá apenas duas equipes participantes: Smoke Gaming e FEARWW. A informação foi confirmada à Dust2 Brasil pela entidade.

A confederação explicou que três organizações chegaram a se inscrever para o campeonato. A KG foi a terceira, mas a mesma não participará da seletiva porque não tem mais line já que não renovou com as jogadoras que vinha representando o clube.

Por conta do baixíssimo número de participantes, a etapa feminina terá apenas o confronto que definirá o representante brasileiro no "Pan dos Esports", evento que está marcado para de 24 de agosto a 1 de setembro no Rio de Janeiro. O confronto valendo a vaga ainda não tem data definida.

A reportagem ainda apurou que grandes equipes do cenário feminino nacional, como Fluxo e MIBR, procuraram a CBDEL a fim de disputar o Campeonato Brasileiro, mas depois do período de inscrição, estendido de 15 de fevereiro a 11 de abril por conta de três adiamentos.

É importante destacar que só podem disputar as seletivas organizadas pela CBDEL para o Panamerican Esports Games organizações que se filiaram a federações da confederação.

O "Pan dos Esports", adiado para a data atual, classificará três equipes para a etapa feminina do IESF World Esports Championship 2024.

Déjá vu

Essa não é a primeira vez que um qualify feminino organizado pela CBDEL para o mundial da Internacional de Esports (IeSF, em inglês) tem baixa procura. O mesmo aconteceu em 2023, que ficou marcado pelo caso do suposto favorecimento a uma organização na qual uma ex-funcionária da confederação também era manager.

A situação foi reportada ao Ministério Público, que pediu para a Polícia Civil de São Paulo investigasse a confederação. No início de abril as autoridades intimaram o presidente Daniel Cossi, o chefe de esports Ulisses Witter, a ex-gerente de esportes digitais Danielle Torok e a ex-gerente de esports Jennifer Souza à depor. O quarteto deverá se apresentar no 7º Distrito Policial de Jundiaí no dia 14.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.