CutzMeretz, do Corinthians, durante o GET Rio

Corinthians e outros dois times são desclassificados de seletiva para o Pan

De 11 participantes anunciados, restaram três para o Campeonato Brasileiro da CBDEL

A saída do Flamengo, por desistência do próprio Rubor-Negro, não é a única baixa na lista de participantes do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL). Uma regra quanto a substituição de jogadores resultou na desclassificação de Corinthians e outros dois times. A informação foi confirmada pela entidade à Dust2 Brasil.

Além do Corinthians, INSANUS e SAIDERA também foram desclassificadas porque foram impedidas de realizarem substituições nos times inscritos. Mas as baixas não param por aí porque Smoke, por desistência, FEARWW, Floripa Stars, GodGenesis e Think Ball também deixaram a lista de participantes, mas por motivos não revelados pela confederação.

Desta forma, dos 11 participantes anunciados para a seletiva Panamerican Esports Games, três seguem na disputa: FEARWW, que já tomou W.O, Tilt Fox, que precisou substituir toda a line porque jogadores foram afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e dishonestpug.

"Entendemos o quão prejudicial ao campeonato foi a atual formulação do regulamento da competição, cuja base foi retirada do guideline da própria IESF. Contudo, como nos mantemos firmes à essa regra para todas as franquias, entendemos que flexibilizá-la, nesse momento do campeonato, importaria em favorecimento de equipes da franquia de CS2 em detrimento de tantas outras que sofreram com essa mesma situação em outras franquias. Apesar de tudo, tiramos isso como uma lição para as próximas edições da competição; pretendemos viabilizar aos times uma janela mais flexível de substituição de jogadores, a fim de evitar prejuízos para os times e para a competição de uma forma geral", disse a CBDEL à reportagem

Entenda a situação

As inscrições para o Campeonato Brasileiro da CBDEL começaram no dia 15 de janeiro. A princípio os registros dos times aconteceriam até 16 de fevereiro, mas o período acabou estendido até 11 de abril por conta de três adiamentos. Com isso, os times interessados tiveram quase três meses para se inscreverem.

Nesse período muitas equipes sofreram mudanças na line, inclusive as inscritas no Campeonato Brasileiro. O Corinthians, por exemplo, sofreram duas baixas. A expectativa dos times era que a CBDEL permitisse mudanças nas lines inscritas até porque, além do logo tempo para os registros, o campeonato em si não começou no dia prometido, 22 de abril, mas somente em 10 de maio.

O regulamento específico para os campeonatos de CS2, feminino e masculino, não possui regras quanto a substituição de jogadores. Porém, o parágrafo único do artigo 31 do livro de regra geral do Campeonato Brasileiro diz que, "após a confirmação do cadastro, não haverá alteração nas inscrições, incluindo os casos nos quais o(a) atleta não esteja dentro das condições de participação estabelecida em regulamento, sendo encaminhado processo para a comissão disciplinar, aplicando as medidas cabíveis ao atleta e a equipe representante se assim a comissão achar necessário".

Fontes próximas à reportagem informaram que equipes tentaram dialogar com a CBDEL, em busca de um "bom senso" por parte da confederação para que as substituições fossem realizadas sob a justificativa de que o período de inscrições foi de quase três meses, fora a longa espera para o início do Campeonato Brasileiro. Mas a entidade foi intransigível e não liberou as trocas.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.