TACO em showmatch na IEM Rio

Formato extenso e alto nível: TACO opina se está mais díficil vencer Major

Bicampeão mundial comentou o formato e o momento do cenário atual

Os Majors de Counter-Strike vêm passando por mudanças na quantidade de times participantes, premiação e também no formato. O mundial, que começou com somente a fase de grupos e os playoffs, agora tem três fases suíças e o mata-mata.

Nos primeiros mundiais, as equipes podiam passar de fase vencendo somente duas MD1. Já os playoffs começaram nas quartas de final, com partidas MD3 e três jogos: quartas de final, semifinais e a grande final.

Foi neste formato que o Brasil foi bicampeão mundial, com a Luminosity e SK vencendo o MLG Columbus e a ESL One Cologne, ambos em 2016. Nos dois torneios, a equipe brasileira venceu duas MD1s e três MD3s (nos playoffs).

O formato ficou mais extenso com o ELEAGUE Major Atlanta, em 2017, quando o sistema suíço foi implementado. Com ele, as equipes precisavam vencer três MD1 para se classificarem. Os playoffs seguiram iguais.

No ano seguinte, com o ELEAGUE Major 2018, o mundial ficou maior, com duas fases suíças e os playoffs. Assim, times que começaram na primeira etapa precisavam ganhar seis MD1 para chegarem à fase final.

A partir do BLAST.tv Austin Major, os mundiais terão três fases suíças antes dos playoffs. Imperial, Fluxo e Legacy, por exemplo, jogarão o Stage 1 e têm de vencer nove MD3s para disputarem os playoffs. FURIA, MIBR e paiN, já no Stage 2, precisam vencer seis MD3s.

Com o formato mais extenso, além da distância maior com o nível das principais equipes mundiais, o sonho de ver um time brasileiro campeão de Major novamente parece mais distante. Bicampeão, Epitácio "TACO" de Melo refletiu se esta percepção é verdadeira.

"Hoje o CS está mais competitivo e tem times com mais estrutura, jogadores talentosos e a distância entre os melhores times para o resto diminuiu. Acesso à informação mais fácil e mais rápida, mais staffs trabalhando em prol os players, etc."

"Ao mesmo tempo, acho que o caminho até o título ficou mais acessível. O formato suíço, com seeding, e principalmente agora com o ranking da Valve - meio incoerente - também ajudam. No geral, a competição está maior, porém não necessariamente está mais difícil de ser campeão", opinou TACO.

Major mais extenso, o BLAST.tv Austin Major começará no dia 3 de junho com 32 equipes participantes. O grande campeão será conhecido somente no dia 22 do mesmo mês. A premiação total é de US$ 1,25 milhão (R$ 7 milhões).

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.