
Governo e COB se reuniram para tratar da Olimpíadas de Esports
A Olimpíada de Esports é um dos focos iniciais da Diretoria de Esports. Tanto é que o responsável pela pasta, Márcio Zuba de Oliva, e outros membros do Ministério do Esporte (MESP) se reuniram com integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para tratar do evento que acontecerá em 2027.
Via Lei de Acesso à Informação, o MESP informou à Dust2 Brasil que, incluindo o diretor de esports, o ministério se reuniu duas vezes com COB sobre a necessidade de monitoramento dos esports junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Os encontros aconteceram em 6 de fevereiro, quando Zuba ainda era interino, e 20 de março.
Mas, além de traçar planos para a Olímpiada, a Diretoria de Esports está buscando conhecer o ecossistema de outros países referências na modalidade e escutar personagens do setor nacional, como desenvolvedoras de jogos.
Em março, Zuba e Giovanni Rocco Neto, secretário nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, pasta a qual a Diretoria de Esports responde, visitaram as embaixadas de Arábia Saudita, país com o qual o governo está discutindo cooperação nos esports, e Coreia do Sul, que, segundo o MESP, trata-se de um país precursor nos esportes eletrônicos.
Quanto os encontros com membros do setor, eles aconteceram em duas audiências públicas no mês de março. Nelas também estiverem presentes: representantes da Associação de Software de Entretenimento (ESA, em inglês), Acess Parthership, EA, Garena, Microsoft, Teneo e Riot Games.