
tacitus sobre contratações do Fluxo: "Espero que sejam traduzidas em constância"
O Fluxo contratou dois reforços nesta janela de transferências, Lucas "Lucaozy" Neves e Lucas "decenty" Bacelar. Em entrevista à Dust2 Brasil, Marcos "tacitus" Castilho explicou o motivo das saídas de Guilherme "piriajr" Barbosa e Matheus "mlhzin" Marçola, assim como as chegadas das novas contratações.
tacitus explicou que as saídas de piriajr e mlhzin não foram planejadas pelo time, mas que foram fruto de oportunidades no mercado em relação a contratação de decenty e Lucaozy.
"Primeiro, sempre tentamos esgotar todas as possibilidades internas de função para tentar ao máximo encaixar o jogador no time. Também tem um mundo onde trabalhamos para desenvolver um jogador, mas quando falamos em oportunidades de mercado, temos que capitalizar. Terminamos o primeiro semestre e fizemos a avaliação do semestre inteiro para ver onde podíamos melhorar nosso time, e tínhamos na nossa cabeça o que precisava melhorar. Aconteceu o inesperado, acho que ninguém esperava que o decenty fosse aparecer nessa janela de transferências. Por ser uma oportunidade de mercado, conversamos, fluíram as negociações, ele tinha interesse em jogar aqui e fomos para frente."
"Também apareceu o Lucaozy no banco do MIBR. Quando falamos do Lucao, jogador que já tinha vivido um momento no Fluxo, já conhecíamos ele, sabíamos o que ele oferecia e casou com o momento do time, o que precisávamos, com as características dele. Pela oportunidade de mercado do decenty e as características do Lucaozy e o que o time precisava, fez muito sentido unir o útil ao agradável", continuou.
tacitus também explicou o motivo de piriajr ser o escolhido para deixar o time, afirmando que não era necessariamente por ele fazer funções parecidas com a do decenty, mas que o time com decenty, Lucaozy e Kayke "kye" Bertolucci encaixaria mais rápido.
"Acho que não pesou muito, foi o fato das características dele serem iguais parecidas com as do decenty. O que pesou mais foi que vimos a oportunidade de mercado do decenty, pensamos 'qual seria o encaixe mais fácil nesse primeiro momento', porque também pensamos que o invite do Major não será decidido em dezembro, ele é decidido em outubro. No segundo semestre trabalhamos com a janela de três meses. Então, a entrada do decenty e do Lucaozy, e a manutenção do kye foi tudo pensando em qual time iria encaixar mais rápido. Tínhamos as variáveis na mesa, fomos montando o quebra cabeça e a line que permaneceu na nossa cabeça foi a que ofereceu esse encaixe mais rápido."
De acordo com tacitus, a saída de mlhzin foi devido aos mesmos motivos. Lucaozy poderia jogar mais agressivamente como ele vniha fazendo, mas também traz mais experencia do que o jovem de 19.
"Ele (mlhzin) foi um jogador que chegou na nossa equipe para criar espaço, ter essa característica mais agressiva, com a intenção de puxar mais as jogadas. O Lucaozy traz exatamente isso, então é um encaixe quase que 1:1 nessa função. Claro que o Lucaozy é um jogador mais experiente. Enxergamos no final do primeiro semestre que seria interessante dar um upgrade nessa questão de experiência na nossa equipe para podermos buscar mais constância não só em LANs mas no semestre em geral. Diferente de como era o sistema antes, onde podíamos ter um semestre mais ou menos e chegar bem no MRQ e classificar para o Major, agora você é recompensado por constância. Então essa vinda de dois jogadores mais experientes espero que seja traduzida em constância ao longo do semestre."
No MIBR, Lucaozy não vinha fazendo muitas funções mais agressivas como agora fará no Fluxo. De acordo com tacitus, o jogador tem interesse em voltar a fazer essas funções, e que decenty também encaixará bem pois chegou para ocupar a vaga de piriaja, que já era um jogador mais passivo.
"De certa forma nós nos adaptamos aos novos jogadores e eles também se adaptam a nós. O lucaozy quando estava no Fluxo fazia muitas funções agressivas, e aí quando foi para o MIBR assumiu mais funções de ponta, âncora, e esse retorno dele para o Fluxo é do interesse do jogador ser mais solto e agressivo. Esse interesse dele se alinha muito com nossa necessidade dele pegar as funções do mlhzin. Por parte da função e da adaptabilidade do Lucaozy acho que foi o encaixe perfeito."
"O decenty vem para pegar o lugar de um jogador que já era mais passivo, que é sua característica. Então a característica natural dos jogadores já tem sido um encaixe desde o primeiro dia. O grande desafio a médio prazo é a esquematização tática. Eles precisam se adaptar a como o arT pensa no jogo, porque o Lucaozy vinha jogando como exit e o decenty com o vini, e cada IGL é diferente. Estamos buscando fazer essa transição o mais rápido possível porque temos o prazo até outubro que é a linha de convite para o Major, que é o grande objetivo deste semestre", complementou.
tacitus contou que os jogadores estão se adaptando bem ao novo capitão, mas que as vezes ainda acontecem alguns embates que causaram a perde de rounds em treinos.
"O que dá para sentir as vezes é que no meio do round acontece uma situação, e anteriormente no time era apenas a voz do arT. Agora que trouxemos o Lucaozy e o decenty temos uma situação no round e um cara puxa uma coisa, outro puxa outra. Nos treinos, nós perdemos alguns rounds porque são escolas diferentes. Temos conseguido acelerar esse processo, mas é sim um processo. Ao mesmo tempo que o decenty vai se adaptando ao arT, o arT também vai se adaptando ao decenty, e isso não é só entre eles, é assim com qualquer jogador."
" Todo mundo vai tendo que aprender a jogar junto, automatizar as coisas. Chega em um ponto em que acontece uma coisa que você já sabe o que o cara quer e nem precisa comunicar tanto como é no começo. Temos noção de que nesse começo vamos nadar contra a maré um pouco porque são escolas diferentes, e isso é completamente normal. Tenho na minha cabeça que com um mês de time já resolvemos 80 ou 90% disso."
E de acordo com tacitus, um dos motivos que o Fluxo teve para contratar decenty foi o fato do jogador ser muito comunicativo durante o jogo, ajudando até a passar calls.
"Um dos motivos inclusive que a entrada do decenty foi tão atrativa para nós é porque os feedbacks indicavam que ele tem um perfil quase que de segundo capitão. Ele joga na posição dele, faz o que precisa ser feito e comunica com o capitão como ele pode explorar o adversário que ele está jogando contra naquela posição. Isso é algo que poucos jogadores hoje em dia no Brasil tem. Nós, por exemplo, não tínhamos um jogador com essa característica tão forte de comunicação até então. Ele é um cara que puxa os jogadores do time para fazer jogadas com ele, e isso acrescenta mais uma camada de variação para nosso jogo. Se antes o adversário só precisava ler a cabeça do arT, agora têm outros elementos no nosso time que vão criando mais variedades e dificuldades. Também cabe a nós balancear isso para que nosso jogo faça sentido. "
Leia também

