
ESL se pronuncia sobre grito racista na IEM Cologne
Para além da vitória da NAVI e a derrota da FURIA, quem assistiu a transmissão do primeiro dia da IEM Cologne também ouviu gritos racistas. Depois do torneio, a ESL - organizadora do torneio - falou sobre o acontecimento ao portal Pley.gg
"Nas nossas arenas e nos nossos palcos, a ESL FACEIT Group tem tolerância zero para discursos de ódio e toxicidade de qualquer tipo. Nós estamos indignados com a linguagem de um dos nossos espectadores, que pôde ser ouvida durante a nossa transmissão da IEM Cologne. É a nossa prioridade garantir que as nossas comunidades - tanto online quanto pessoalmente - sejam seguras e um espaço acolhedor para todos", se pronunciou a ESL.
Um grito racista aconteceu durante a cerimônia de entrada dos times na LANXESS arena, local que recebeu os playoffs da IEM Cologne. Foi possível ouvir o grito claramente na transmissão da ESL, como mostrou o jornalista Richard Lewis.
Além do grito, também foi possível ouvir que algum espectador que estava na arena reproduziu um trecho da música "Heil Hitler", de Kanye West, durante o primeiro mapa das quartas de final entre NAVI e The MongolZ.
Colônia, na Alemanha, recebe anualmente a IEM Cologne, um dos principais torneios de Counter-Strike. No ano que vem, a IEM Cologne vai ser o primeiro Major de 2026, conforme anunciado no último domingo pela ESL.
A FURIA foi aos playoffs e levou o Brasil de volta a um mata-mata da IEM Cologne depois de 8 anos, porém os brasileiros caíram para a MOUZ. A Spirit bateu a MOUZ por 3 a 0 e levou o título.