
Retrospectiva 2025: relembre o ano do CS mundial
O ano de 2025 foi marcado por transferências importantes e conquistas dos principais torneios do ano pelas equipes internacionais.
A Dust2 Brasil separou os principais momentos que marcaram o ano do cenário internacional para relembrar como foi o 2025 do Counter-Strike no mundo.
Janeiro
O ano começou com a BLAST Bounty Season 1 Finals, entre 23 e 26 de janeiro, em Copenhague, na Dinamarca. A Spirit foi a grande campeã do torneio após vencer a Eternal Fire por 3 a 1 na final.
Danil "donk" Kryshkovets conquistou o seu primeiro MVP da temporada na edição. O jogador contabilizou 1.44 de rating no campeonato e recebeu o destaque no torneio.
Dando sequência ao mês, entre os dias 29 e 31 de janeiro, aconteceu o Play-In da IEM Katowice, na Polônia. Oito times se classificaram para o evento principal que aconteceu em fevereiro.
O primeiro mês do ano também ficou marcado pela chegada de Robin "ropz" Kool na Vitality. O jogador deixou a FaZe depois completar dois anos dentro da organização. A partir daí, ropz começou a empilhar troféus com o novo time ao longo da temporada.
Fevereiro
A IEM Katowice e a PGL Cluj-Napoca foram os principais eventos que aconteceram em fevereiro. O primeiro, logo nos primeiros dias do mês, ficou marcado pela conquista do primeiro título da Vitality no ano. A equipe de Mathieu "ZywOo" Herbaut venceu a Spirit na grande final por 3 a 0.
O francês foi o grande destaque do torneio. ZywOo contabilizou 1.37 de rating e foi garantiu o primeiro MVP do ano no campeonato.
Em sequência, entre os dias 14 e 23 de fevereiro, aconteceu a PGL Cluj-Napoca, na Romênia. A MOUZ garantiu o primeiro título da temporada no campeonato após vencer a Falcons por 3 a 1 na grande final.
Apesar da derrota, Nikola "NiKo"Kovač foi o MVP do torneio. O jogador obteve 1.24 de rating e foi o destaque da Falcons no campeonato.
Março
A Vitality venceu seu segundo torneio na ESL Pro League Season 21, em março. A equipe atropelou a MOUZ na grande final por 3 a 0 e se consagrou campeã da edição. O time levou para casa a quantia de US$ 250 mil (R$ 1.3 milhão) em premiação total no torneio.
ZywOo garantiu o segundo MVP do ano com 1.44 de rating acumulado ao longo do campeonato.
Entre os dias 19 e 30 de março aconteceu a BLAST Open Lisbon, entre a Dinamarca e Portugal. A Vitality venceu a MOUZ na grande final pela segunda vez consecutiva no mês, dessa vez por 3 a 2. ZywOo somou mais um MVP na LAN, com incríveis 1.50 de rating.
Abril
Em abril aconteceu a PGL Bucharest, na Romênia, logo no início do mês. A Falcons conquistou o troféu do campeonato após vencer a G2 na grande final por 2 a 0.
Abdul "degster" Gasanov foi o MVP do torneio, mas logo após o título, o jogador foi movido para o banco de reservas da organização. Ilya "m0NESY" Osipov assumiu o seu lugar no elenco.
A IEM Melbourne aconteceu entre os dias 21 e 27 de abril, na Austrália. A Vitality levantou mais um troféu com a vitória sobre a Falcons por 3 a 2 na grande final. ZywOo garantiu o quarto MVP do ano no torneio. O jogador contabilizou 1.37 de rating no campeonato.
Maio
O começo do mês foi marcado pela BLAST Rivals Season 1 e a Vitality somou o quinto título na primeira metade da temporada. A equipe de Dan "apEX" Madesclaire derrotou a Falcons novamente por 3 a 2 na grande final. Como de costume, ZywOo garantiu mais um MVP no torneio.
Em sequência, entre os dias 10 e 18 de maio, a PGL Astana foi disputada no Cazaquistão. A Spirit venceu a Astralis na grande final e donk foi novamente MVP na temporada.
Por fim, em entre 19 e 25 de maio, aconteceu a IEM Dallas, no Texas, nos Estados Unidos. A Vitality levantou um troféu contra a MOUZ outra vez e acumulou o sexto título do ano. A estrela da equipe levou mais um MVP para casa. ZywOo chegou ao sexto destaque em apenas cinco meses no ano.
Fechando o mês, entre os dias 22 e 25, aconteceu a ESL Impact League S7 Finals, também em Dallas. A FURIA conseguiu conquistar o título inédito do campeonato com a vitória de 2 a 1 sobre o time da Supernova Comets.
A equipe trouxe o troféu para o Brasil pela primeira vez e Bruna "bizinha" Marvila foi considerada a MVP da edição.
Junho
O primeiro Major de 2025 aconteceu em junho. A Vitality conquistou a BLAST.tv Austin Major, no Texas, com a vitória sobre a The MongolZ na grande final. Não poderia ser diferente e ZywOo mais uma vez foi eleito o MVP do torneio. O jogador chegou ao sétimo destaque individual na primeira temporada.
Junho também marcou a entrada do prodígio russo Maxim "kyousuke" Lukin na equipe da Falcons. O jogador de 17 anos chegou na equipe para substituir o veterano Emil "Magisk" Reif.
Julho
Em julho aconteceu a primeira edição da FISSURE Playground 1, em Belgrado, na Sérvia. A TYLOO conquistou o titulo internacional inédito após vencer a Astralis por 3 a 1 na grande final.
Yi "JamYoung" Yang foi o grande destaque da competição e levou o MVP do campeonato.
O mês de julho também foi marcado pela ida de Boris "magixx" Vorobiev para o banco de reservas da Spirit. O jogador foi substituído por Ivan "zweih" Gogin na época.
Agosto
Em agosto, a Spirit levantou o troféu da IEM Cologne com seu novo jogador. O time russo atropelou a MOUZ por 3 a 0 na grande final e garantiu o título do campeonato. donk conquistou o seu terceiro MVP na temporada no torneio.
A BLAST Bounty Season 2 aconteceu entre os dias 14 e 17 de agosto e a Spirit conquistou mais um título em sequência. donk foi coroado o MVP da edição com incríveis 1.46 de rating e conquistou o quarto destaque do ano.
A Esports World Cup aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto na Arábia Saudita. A The MongolZ conquistou o campeonato após derrotar a Aurora por 3 a 0 na grande final. Sodbayar "Techno" Munkhbold foi o grande MVP da edição.
Setembro
Em setembro aconteceu a BLAST Open London e a G2 conseguiu bater a poderosa Vitality por 3 a 2 na grande final. Nikita "HeavyGod" Martynenko foi o MVP do campeonato.
Logo em seguida, na Sérvia, aconteceu a FISSURE Playground 2. A FURIA foi a grande campeã do torneio e trouxe o primeiro título internacional para o Brasil no ano. Danil "molodoy" Golubenko conquistou o primeiro MVP da carreira no campeonato.
Em setembro, a Spirit moveu Myroslav "zont1x" Plakhotia para o banco de reservas e Andrey "tN1R" Tatarinovich havia substituído a posição do jogador na época.
Outubro
O mês de outubro foi marcado pela ESL Pro League Season 22, em Estocolmo, na Suécia, pelo CS Asia Championships, em Shangai, na China e pela Thunderpick World Championships, em Malta.
A Vitality conquistou a segunda Pro League do ano, mas dessa vez Ilya "m0NESY" Osipov foi o grande MVP do torneio. O jogador contabilizou 1.37 de rating ao longo do campeonato.
Logo depois, no CS Asia Championships, a Legacy trouxe o segundo título internacional para o Brasil com a conquista do campeonato. Foi o primeiro grande torneio internacional da organização brasileira e Bruno "latto" Rebelatto foi o MVP da edição.
A FURIA conquistou seu segundo título internacional com a Thunderpick World Championships. A equipe venceu a NAVI por 3 a 2 na grande final e levou mais um troféu para o Brasil. Kaike "KSCERATO" Cerato conquistou seu primeiro MVP no torneio.
Novembro
A grande final da PGL Masters Bucharest aconteceu no começo de novembro. A equipe da Legacy chegou na grande final, mas acabou sendo derrotada para o time da Aurora por 3 a 2.
Ismailcan "XANTARES" Dörtkardeş foi o MVP da edição com um total de 1.27 rating.
No mesmo mês, a FURIA conquistou o título da IEM Chengdu, na China. molodoy conquistou o segundo MVP da carreira no campeonato.
Os brasileiros fecharam a temporada de 2025 com o título da BLAST Rivals Season 2, em Hong Kong, no mesmo mês. A FURIA venceu a Falcons por 3 a 1 na grande final e, pela segunda vez no ano, m0NESY conquistou o MVP sem ter levado a taça para a casa.
O mês de novembro ficou marcado pelo último mundial feminino do circuito da ESL Impact. A Season 8 aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e a BIG Equipa foi a campeã da edição.
O MIBR chegou na grande final, mas as brasileiras acabaram sendo derrotadas no confronto contra as europeias por 2 a 1.
Dezembro
O último mês do ano foi marcado pela grande final do StarLadder Budapest Major. A Vitality se consagrou como a campeã da edição e somou mais um título do campeonato no ano.
A FaZe foi derrotada pela Vitality na grande final por 3 a 1 e ZywOo conquistou seu último MVP da temporada. O awper terminou 2025 com oito destaques individuais conquistados.
Em dezembro, magixx e zont1x retornaram para o elenco principal da Spirit. zweih e Leonid "chopper" Vishnyakov foram movidos para o banco de reservas da organização. No final do mês, zweih foi anunciado pela PARIVISION.
Leia também










