zqk, capitão da HUMMER, no RMR Américas

zqk quer vencer, mas vê CLUTCH como treino: "Foco é o Major"

Capitão da HUMMER aponta a importância do título nacional, mas almeja o resultado a longo prazo

O presencial do CLUTCH está próximo de começar, com os jogos das semifinais. Entre as quatro equipes vivas, está a HUMMER. Em fase delicada, a equipe sabe a importância de erguer o troféu do torneio nacional, mas o torneio também vai servir de treino para o time que só tem um pensamento: chegar no Major do Rio.

"Vamos usar esses campeonatos agora para finalizar o semestre e ir melhorando. O objetivo principal mesmo é o Major, estamos usando esses torneios como treino para focar pro Major. Nesse último (RMR) tivemos chances boas, mas queremos chegar mais preparados", disse Caio "zqk" Fonseca em entrevista à Dust2 Brasil.

No cenário nacional, a HUMMER se destaca e está entre os melhores times principalmente por conquistar as vagas para os torneios internacionais. Em 2022, o time capitaneado por zqk se classificou para a ESL Pro League Conference e ESL Challenger Valencia.

No entanto, nessas competições, a HUMMER não teve bons resultados. Em momento de retomada de confiança, zqk aponta a importância de ganhar títulos no Brasil, embora ainda reforce que o objetivo da equipe é o IEM Rio Major.

"É importante para a gente ganhar. Conforme você ganha títulos, você pega mais confiança, e vamos jogar para isso (serem campeões). É muito importante para a gente em vários aspectos e estamos em busca desse último torneio no semestre".

Para conseguir o título, a HUMMER precisa vencer duas md3. A primeira é contra a ODDIK pela semifinal. Na outra chave, B4 e MEGAZORD se enfrentam. O capitão admite o favoritismo da equipe ao título "se for analisar o retrospecto", mas espera jogos difíceis.

"O nível do Brasil está muito parelho, tanto que acompanho os campeonatos e sempre é um time ganhando num dia, perdendo no outro. Perdemos para a B4 no Closed Qualifier e sempre é um jogo pegado contra a ODDIK. Se não me engano, ainda não perdemos para eles, jogamos umas duas ou três vezes, mas sempre foi pegado, sendo 2 a 1 com OT".

A estratégia adotada pela HUMMER para conseguir sair vitoriosa da competição é clara: mais conversa e foco no tático.

"A nossa confiança está boa, estamos treinando bem. Nós jogamos poucos mapas por dia comparado com os outros times, mas conversamos bastante, fazemos muito tático e estamos numa rotina boa de treinos. Assim que voltamos da Espanha tivemos uma conversa bastante produtiva e acho que está rendendo", revelou.

Semestre de altos e baixos

zqk no RMR Américas com a São Caetano

Por mais que a HUMMER tenha conseguido desempenhar bem no Brasil, a equipe foi mal internacionalmente. A equipe começou o ano com a vitória na RedZone Pro League, e depois não conseguiu se classificar nas seletivas da Aorus League e da FiReLEAGUE Latin Power.

Os resultados positivos voltaram a aparecer com a conquista da vaga no RMR Américas. Na seletiva presencial pro PGL Major Antwerp, a HUMMER, ainda como São Caetano, conseguiu duas vitórias, mas perdeu para a 9z no duelo eliminatório e se despediu do torneio.

"A gente teve, no geral, um semestre bom. Para quem está jogando no Brasil, conseguir tudo o que conseguimos em seis meses de time foi bom. Nosso desempenho lá fora deixou a desejar mesmo, por alguns motivos tanto dentro quanto fora de jogo que precisamos melhorar", disse zqk.

Após a eliminação na ESL Challenger Valencia, torneio no qual a HUMMER foi eliminada após estrear com um 16-0 e sofrer a virada para a Rare Atom, Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves conversou com a Dust2 Brasil. O jogador disse que estava na hora da equipe começar a vencer os jogos e não passar vergonha nos torneios internacionais.

zqk concorda com seu companheiro de equipe, mas avalia que as performances na Europa não foram um completo desastre.

"O Shoowtime tá certo. A gente não chegou a ser um completo desastre porque tivemos uma série de bons jogos, apesar de só termos vencido uma md3 contra a Sprout na Suécia. A gente fez boas partidas contra a Eternal Fire, tivemos o matchpoint e depois perdemos no OT. Contra o time francês, que esqueci o nome agora (HEET), teve outro mapa que foi pegado. Mas tá faltando algo sim".

"Fizemos o bootcamp e não tínhamos como objetivo 'ah vamos ganhar o campeonato', mas queríamos ter feito mais. (Queríamos) ter passado de grupos em Valência e, lá na Suécia, tínhamos chances claras de ir além e pelo menos tentar brigar pela vaga", declarou.

Questionado sobre o que faltou para a HUMMER sair vitoriosa nesses jogos apertados, o experiente jogador de 30 anos comentou alguns problemas que a lineup enfrenta, como a falta de costume com torneios presenciais.

"No geral, é mais a importância de conseguir usar melhor cada jogador, com as peças que a gente tem. Minha opinião ainda não está sendo bem utilizada e é o que estou trabalhando agora. Quero ter o melhor de cada um para melhorar o time".

"Junta essa parte dentro do jogo, essa (falta de) casca de campeonatos presenciais. Nesses últimos anos ficamos sem ter eventos LAN então o ckzao, por exemplo, não estava acostumado. O danoco jogou pelo MIBR, porém todos os campeonatos foram online por conta da pandemia. Isso influencia. É pegar casca, experiência de LAN, e com o tempo as coisas vão melhorando", continuou o jogador.

A próxima oportunidade de jogar em LAN vai ser justamente pela semifinal do CLUTCH. zqk falou sobre a chance do nervosismo bater.

"Não posso falar que não vai ter nervosismo, talvez tenha um pouco, mas aos poucos o pessoal vai se habituando e ficando mais tranquilo nesse aspecto", finalizou.

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