Nicolino na época em que narrava VALORANT (Bruno Alvares/Riot Games)

Nicolino volta a narrar CS:GO

Acusado de assédio sexual, narrador está transmitindo jogos no canal da 00Nation

Um dos casters que migraram do CS:GO para o VALORANT, Nícolas "Nicolino" Emerenciano voltou a narrar jogos do FPS da Valve. Desde a última terça-feira, ele vem fazendo parte das transmissões em português da WePlay Academy League no canal da 00Nation. Nesta semana, ele está escalado para trabalhar nos jogos da equipe no primeiro qualificatório sul-americano do Regional Major Ranking (RMR) do IEM Rio Major.

As narrações marcam o retorno de Nicolino ao jogo que o projetou em 2018, e vem após o narrador ser afastado e não ter contrato renovado com a Riot Games em meio a acusações de assédio sexual, todas negadas pelo mesmo. Nicolino deixou de narrar pela empresa em julho do ano passado, quando as denúncias aconteceram.

Pouco antes de completar um ano afastado das transmissões, Nicolino anunciou retorno em maio. Na época, em vídeo, afirmou se sentir "preparado pra recomeçar e fazer o que mais amo, que é narrar". Desde então, além do CS:GO, narrou competições de VALORANT e League of Legends da Gamers Club.

Relembre o caso

As acusações contra Nicolino chegaram às redes sociais em 2 de junho de 2021. No dia seguinte, a Riot afastou o narrador da equipe do VALORANT Challengers Brasil (VCB) e informou que iria seguir acompanhando as informações para avaliar os próximos passos.

Em 3 de agosto de 2021, a Riot anunciou o retorno de Nicolino, mas voltou atrás após a ação repercutir negativamente na comunidade. No mesmo dia, o narrador quebrou o silêncio dizendo, em nota, que "as situações que foram colocadas são, em partes, sim, verdade". Também nesta época, a criadora de conteúdo Leticia "Let" Eubank e a jornalista Helena Nogueira revelaram que foram assediadas pelo profissional.

Sete meses após o caso eclodir, Nicolino acabou deixando a Riot Games. Em janeiro deste ano, a empresa optou por não renovar o contrato do profissional para a temporada 2022. Quando a empresa tentou reconduzir o narrador, houve uma pressão interna de outros casters para que isso não acontecesse.

No início deste mês, Nicolino voltou a falar publicamente sobre as acusações que recebeu. O narrador negou que teria agredido a ex-namorada, que tenha assediado Helena Nogueira e disse que não há nenhum processo correndo contra si na Justiça. Nicolino também afirmou que iria notificar extrajudicialmente aqueles que o acusaram. Posteriormente, o criador de conteúdo Renan Souzones e a jogadora Bruna Sobieszczk se retrataram.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.