
Entenda como funciona o ranking da Valve
Criado em 2024, o Valve Regional Standings (VRS) ganhou ainda mais importância no competitivo ao se tornar a principal ferramenta de definição dos participantes dos campeonatos realizados de 2025 em diante. A Dust2 Brasil se debruçou sobre o ranking para explicar como os pontos são calculados.
O objetivo da Valve com o VRS é criar uma forma de medir, continuamente, o desempenho das equipes com base nos resultados recentes, na qualidade dos campeonatos e na força dos adversários. Essas são as principais variáveis da complexa fórmula que rege a distribuição de pontos.
Cálculo dos pontos dos campeonatos
O cálculo dos pontos distribuídos pelos campeonatos segue quatro critérios: quando ele acontece, o tamanho da premiação, a qualidade dos adversários e onde ocorre, mais precisamente se é LAN ou online. Entenda o funcionamento desses fatores abaixo.
-
Quando acontece
O VRS só contabiliza os resultados dos últimos seis meses. Há um decaimento com o passar do tempo, chamado de "Age Weight". Desta forma, as partidas antigas ainda contam, mas com peso menor.
-
Tamanho da premiação
As premiações influenciam diretamente na pontuação. A Valve considera as dez maiores quantias recebidas pelas equipes e as compara com o padrão dos prêmios distribuídos nos campeonatos da região.
As maiores premiações recebidas por FURIA, equipe que disputa majoritariamente LANs, e Fluxo, que possui mais campeonatos online no calendário do que presenciais, com base no VRS de 7 de julho
FURIA
-
BLAST.tv Austin Major
Age Weight: 1 (o campeonato mais recente computador)
Prize Winnings: US$ 45.000
Scaled Winnings: US$ 45.000
Age Weight é o decaimento com o passar do tempo
Prize Winnings é a premiação conquistada pela equipe no campeonato
Scaled Winnings é a premiação conquistada após aplicação do Age Weight
-
IEM Dallas
Age Weight: 0.915
Prize Winnings: US$ 25.000
Scaled Winnings: US$ 22.864,27 -
PGL Astana
Age Weight: 0.866
Prize Winnings: US$ 87.500
Scaled Winnings: US$ 75.791,10
Fluxo
-
ECL SA Season 49
Age Weight: 0.822
Prize Winnings: US$ 20.000
Scaled Winnings: US$ 16.431,45 -
CCT SA Series 8 da Season 2
Age Weight: 0.416
Prize Winnings: US$ 10.000
Scaled Winnings: US$ 4.159,27 -
CCT SA Series 7 da Season 2
Age Weight: 0.303
Prize Winnings: US$ 1.500
Scaled Winnings: US$ 454,24
Se a premiação de um campeonato for maior que a média regional, este torneio tende a distribuir mais pontos. Campeonatos que distribuem melhor o prêmio em jogo também ajudam os times receberem mais pontos.
Mas há uma "trava" na fórmula da Valve que evita exageros: um campeonato com prêmio fora da curva não faz os times dispararem no ranking.
-
Qualidade dos adversários
Para definir o quão "pesado" é um torneio, a Valve calcula a média dos pontos das equipes no VRS. Essa média foi chamada de Starting Rank Value (SRV). Como resultado, é gerado a força dos oponentes, o Opponent Strength. Na prática funciona da seguinte forma:
-
A Valve coleta os SRV dos participantes do campeonato;
-
Depois calcula a média desses pontos para gerar o Opponente Strenght do torneio;
-
Quanto mais alto for o Opponent Strenght, maior será o multiplicador de pontos da competição
O Opponent Strength, contudo, que não é divulgado pela Valve.
-
Onde ocorre
LANs valem bem mais pontos que os campeonatos online. A Valve aplica multiplicadores diferentes a depender da relevância dos torneios, isto é, se são regionais ou mundiais.
Tipo do campeonato
LAN mundial
LAN regional
Online mundial
Online regional
Peso (multiplicador)
1.00
0.90-1.00
0.70-0.85
0.50-0.75
Nas entrelinhas dos cálculos, os campeonatos que mais fazem os participantes jogarem, especialmente as LANs, ajudam os times pontuarem mais, por mais que o volume das partidas não aumente o valor do torneio de forma direta.
Isso acontece porque nos campeonatos mais volumosos dão mais oportunidades às equipes de emplacar resultados entre os 10 melhores usados pela Valve. Com mais partidas disputadas, cresce a chance de somar resultados fortes que elevam a pontuação final dos times.
Cálculo dos pontos das equipes
As equipes que compõem o VRS sempre começam com 400 de SRV e o máximo de pontos que um time pode atingir é 2.000.
O SRV é recalculado a cada partida disputada, com base em quatro critérios: recompensa oferecida, recompensa coletada, qualidade dos oponentes e vitórias em LAN nos torneios. Em seguida, o SRV recalculado é ajustado com os resultados dos confrontos diretos. Essa soma gera a pontuação real dos times, que é o Final Rank Value.
A fórmula é:

Os significado de cada variável:
-
"SRV" é a pontuação inicial de cada time;
-
"400" é o valor mínimo fixo do SRV já que todo time parte de pelo menos 400 pontos;
-
Os fatores são Bounty Offered, Bounty Collected, Opponent Network e LAN wins;
-
"min" é o menor valor médio dos quatro fatores, observado entre todas as equipes da região;
-
"max" é o maior valor médio dos quatro fatores, observado entre todas as equipes da região. No caso das Américas, atualmente é 0.858.
-
"1600" é o intervalo de pontos acima dos 400 iniciais, de 400 a 2 mil pontos
Agora entenda cada variável individualmente.
-
Recompensa oferecida (Bounty Offered, em inglês)
É a soma dos prêmios dos dez melhores eventos de cada equipe, ajustada por tempo e tamanho. Ou seja, campeonatos recentes e com premiações mais robustas ajudam mais.
Calculando o Bounty Offered da FURIA:
Soma-se o Scaled Winnings dos 10 melhores eventos da equipe, que são:
-
BLAST.tv Austin Major - US$ 45.000
-
IEM Dallas - US$ 22.864,27
-
PGL Astana - US$ 75.791,10
-
PGL Bucharest - US$ 11.871,82
-
BLAST Open Spring - US$ 5.000
-
EPL Season 21 - US$ 9.157,87
-
IEM Katowice - US$ 2.135,26
-
Total: US$ 169.524,79
Com o total somado, o valor é dividido pelo quinto maior Scaled Winnings entre todas as equipes da região. Esse Scaled Winnings é calculado pela própria Valve, que atualmente nas Américas é de US$ 499.535,85.
Dividindo US$ 169.524,79 por US$ 499.535,85 chega-se a 0.34, o índice de premiação relativa da FURIA em relação ao "patamar de elite" da região.
Esse índice mostra o quão perto a FURIA chegou do patamar de premiação dos cinco melhores times da América.
-
Se o índice for maior ou igual a 1, a FURIA ganhou tanto ou mais que o top 5 do VRS América
-
Se o índice for menor que 1, indica a porcentagem que falta para atingir esse patamar de referência
O cálculo do Bounty Offered termina com a Valve aplicando ao índice de premiação relativa da FURIA uma função que "amortece" premiações fora do comum, garantindo que esses prêmios exorbitantes não distorçam o ranking e que os prêmios menores ainda tenham peso.
A função de amortecimento é:

-
Recompensa coletada (Bounty Collected, em inglês)
É o quanto da premiação do campeonato cada time realmente conquistou. Quanto mais prêmios conquistados em torneios relevantes, mais pontos acumula.
Calculando o Bounty Collected da FURIA
A Valve lista as dez maiores premiações recebidas pela FURIA para depois aplicar um "desconto" para partidas mais antigas, o Age Weight, e um "bônus" para quando os torneios são LAN, o "Event Weight".
Os dez maiores Bounty Collecteds obtidos pela FURIA, já ajustados, são:
-
BLAST.tv Austin Major: 1 da vitória sobre a The Mongolz
-
BLAST.tv Austin Major: 0,692 da vitória sobre a Aurora
-
IEM Dallas: 0,582 da vitória sobre a Lynn Vision
-
PGL Astana: 0,319 da vitória sobre a GamerLegion
-
BLAST.tv Austin Major: 0.237 da vitória sobre a Virtus.pro
-
PGL Astana: 0,158 da vitória sobre o MIBR
-
PGL Astana: 0,153 da vitória sobre o MIBR
-
PGL Astana: 0,056 da vitória sobre a ODDIK
-
PGL Bucharest: 0,030 da vitória sobre a Betclic
A soma dos Bounty Collected da FURIA dá 2,8740. A Valve divide esse valor por dez, para chegar a média de 0,2874.
Com a média estabelecida, a Valve aplica a mesma função de amortecimento do Bounty Offered para suavizar variações extremas nos resultados e evitar que ganhos muito altos ou muito baixos distorçam o ranking.
Após a aplicação da função, o Bounty Collected da FURIA fica em 0.649.
-
Qualidade dos adversários (Opponent Network, em inglês)
Trata-se da média da pontuação dos adversários vencidos nas melhores partidas da equipe. Vencer times melhores ranqueados dão mais pontos.
O passo a passo do cálculo do Opponent Network
A Valve compila todas as partidas disputadas por um time nos últimos seis meses e atribui a cada uma:
-
Age Weight: quanto mais recente o jogo, maior peso ele terá
O Age Weight varia de 1, para partidas mais recentes, até 0,06, para os últimos ses meses.
-
Event Weight: se o duelo aconteceu numa LAN ou torneio online
O Event Weight varia de 0,5, para online regional, até 1 para LAN mundial.
-
Prize Weight: a relevância da premiação do torneio
O Prize Weight varia de 0, para torneios abaixo da média regional, até 1 para os maiores prêmios.
Dentre essas partidas, a Valve filtra as dez vitórias com maior valor ajustado. Com as dez vitórias em mãos, a desenvolvedora consulta os SRV dos adversários nas datas dos jogos para depois somá-los e dividi-los por dez, gerando a média final, que é o Opponent Network.
Calculando o Opponent Network da FURIA
As dez maiores vitórias da FURIA e os Opponent Networks das adversárias são:
-
BLAST.tv Austin Major: 0,586 da vitória sobre a Aurora
-
IEM Dallas: 0,582 da vitória sobre a Lynn Vision
-
PGL Astana: 0,480 da vitória sobre a ODDIK
-
BLAST.tv Austin Major: 0,471 da vitória sobre a The MongolZ
-
BLAST.tv Austin Major: 0,467 da vitória sobre a Virtus.pro
-
PGL Astana: 0,267 da vitória sobre o MIBR
-
PGL Astana: 0,258 da vitória sobre o MIBR
-
PGL Astana: 0,323 da vitória sobre a GamerLegion
-
PGL Bucharest: 0,229 da vitória sobre a Betclic
-
EPL Season 21: 0,125 da vitória sobre o MIBR
A soma desses Opponent Network dá 3,788, que é dividido por dez para se obter a média de 0,379, que se torna o Opponent Network da FURIA.
-
Vitórias em LANs
É o bônus por desempenho em campeonatos presenciais: conta o total de vitórias em séries disputadas em LAN nos últimos seis meses e o divide por dez. Quanto mais triunfos em LAN, maior contribuição desse fator para o SRV.
Agora, entendendo o funcionamento de cada um dos favores é possível, na prática, calcular o SRV das equipes.
Calculando o SRV da FURIA

No caso da FURIA temos:
-
A média dos quatros fatores é 0.677;
-
O "min" é 0
-
O "max" das Américas é 0.858
Desta forma fica:

Com o SRV em mãos, o valor é somado ao ajuste de confronto direto por partidas (H2H Adjustment, em inglês). Deste somatório sai a pontuação atual das equipes, que em inglês é o Final Rank Value.
Calculando o Final Rank Value da FURIA
-
SRV da FURIA é: 1663,1
-
H2H Adjustment da FURIA é: -72,1
O H2H Adjustment da FURIA é a soma dos ajustes dos confrontos diretos da equipe nos últimos seis meses
