donk na IEM Cologne pela Spirit

donk comenta crítica de s1mple, kyousuke e fase como "professor"

Melhor jogador do mundo mostrou confiança no reforço da Spirit, embora admita que ele esteja passando por dificuldades

Astro no seu ano de estreia no mais alto nível competitivo em 2024, Danil "donk" Kryshkovets já vive uma fase diferente da carreira: ele agora é o professor para os mais jovens. O atual melhor jogador do mundo conversou com a Dust2 Brasil sobre sua ajuda para Ivan "zweih" Gogin.

"Ele está se adaptando. É muito difícil porque têm muitas diferenças entre nós e a Nemiga, além de que há pressão sobre ele por estar substituindo o Boris (magixx). Porém, o zweih está indo bem e estou feliz com o desempenho que ele está mostrando e sei que vai melhorar. Estou tentando não deixá-lo ser tomado pela pressão para que ele fique tranquilo e jogue seu jogo, porque ele pode causar dano", contou donk.

zweih é a primeira novidade na escalação da Spirit em dois anos, já que o time não mudava desde 2023. donk admitiu que teve uma influência na contratação do reforço, já que ele foi seu bold prediction no ano passado, e citou os motivos para a mudança.

"(A saída do magixx) foi difícil para mim porque o Boris é meu grande amigo, mas é um esporte e nem sempre é sobre ele estar mal. Precisávamos de uma mudança de elenco e tem o zweih que está jogando muito bem. A organização decidiu fazer essa mudança de elenco. Foi difícil no começo, mas com o tempo está ficando mais fácil."

Com o novo companheiro de time, donk conseguiu chegar à semifinal da IEM Cologne e vai jogar na LANXESS Arena pela primeira vez. No geral, o melhor jogador do mundo diz não se importar com qual torneio joga, com a arena, mas o russo está animado para entrar na catedral do Counter-Strike pela primeira vez.

"Ouvi que esta é uma das maiores arenas no CS, se não a maior. No ano passado eu queria muito jogar na LANXESS, mas ficamos no top 16, então fiquei frustrado e agora estou feliz por termos nos classificado para os playoffs em primeiro lugar."

Confira a entrevista na íntegra

donk, 3-0 na fase de grupos. Você acha que a primeira parte do trabalho aqui na IEM Cologne está feita?

Estamos felizes com este resultado. Nos classificamos para os playoffs e é uma sensação incrível ir direto para as semifinais. Não precisamos jogar as quartas de final e temos três ou quatro dias de folga que podemos usar para treinar e melhorar nosso jogo.

E falando desses três dias de folga, como você acha que a Spirit vai trabalhar para ficar ainda melhor para os playoffs?

Com certeza vamos melhorar para os playoffs porque temos um novo jogador e trabalhamos com ele por cerca de 11 ou 12 dias. Então, ainda temos muito trabalho a fazer e vamos melhorar em relação ao que éramos na fase de grupos porque temos mais tempo.

E vocês tiveram uma pausa. Como você estava trabalhando, principalmente na performance individual, já que você tem as melhores estatísticas da IEM Cologne? Como você trabalhou nesse um mês sem jogos oficiais para manter a mira afiada?

Eu tive férias por duas semanas, então não joguei CS por 21 dias, eu acho. Depois das férias, voltei para casa e comecei a grindar muito e a jogar CS. Nada especial, para ser honesto. É mais sobre mentalidade. Minhas estatísticas não são sobre habilidades mecânicas. Minhas estatísticas dependem do estado em que eu vou jogar as partidas.

E quero te perguntar como você avalia a primeira temporada da Spirit este ano?

Tendo em vista que estamos jogando na era da Vitality, está tudo bem. Nos classificamos para os playoffs e ficamos entre os quatro primeiros em todos os torneios Tier S. Então, é uma boa temporada, mas se considerarmos 2024, não foi tão boa. No geral, eu daria um 6 de 10.

E agora para a segunda temporada, vocês têm um novo jogador. Quero te perguntar como foi ver o magixx saindo do time, que foi a primeira mudança na Spirit em dois anos?

(A saída do magixx) foi difícil para mim porque o Boris é meu grande amigo, mas é um esporte e nem sempre é sobre ele estar mal. Precisávamos de uma mudança de elenco e tem o zweih que está jogando muito bem. A organização decidiu fazer essa mudança de elenco. Foi difícil no começo, mas com o tempo está ficando mais fácil.

E falando do zweih, você disse que a organização decidiu fazer essa mudança, mas eu imagino que ele é um jogador que você já conhecia bem, porque você o escolheu como seu bold prediction. Você teve alguma influência na vinda dele para o time?

Um pouco (risos).

E eu imagino que é meio engraçado para você, porque ano passado era você jogando seus primeiros grandes torneios e agora você está ajudando um novo jogador, certo?

Sim, sim.

donk, na temporada passada vocês começaram vencendo, com um troféu, e agora, qual a importância de começar também esta nova temporada com mais um troféu, vencendo a IEM Cologne?

Com certeza seria incrível vencer este torneio porque é a estreia do zweih e é a Cologne, é um campeonato incrível, icônico. Mas, se perdermos, não ficaremos frustrados porque temos um novo jogador, um jovem novo jogador que vai atirar forte mais tarde. Ele tem alguns problemas, algumas questões agora, mas quando ele se adaptar a esse nível ele causará um grande estrago com o time, então estamos tranquilos, eu acho.

E falando sobre a IEM Cologne ser um torneio incrível, é a primeira vez na LANXESS Arena para você, porque você jogou no ano passado, vocês não se saíram bem, e agora é a primeira vez na LANXESS Arena. É algo que você está animado?

Sim, porque eu ouvi que esta é uma das maiores arenas no CS, se não a maior. E sim, no ano passado eu queria muito jogar na LANXESS, mas ficamos entre os top 16, então fiquei frustrado e agora estou feliz por termos nos classificado para os playoffs em primeiro lugar.

E agora vocês ainda não sabem quem vão enfrentar, certo? Vocês podem enfrentar a NAVI ou a MongolZ. O que podemos esperar da Spirit nas semifinais, mesmo que vocês não saibam quem vão enfrentar?

Acho que temos boas chances contra as duas equipes e estamos muito confiantes para jogar contra qualquer uma dessas duas equipes, então... sim, acho que temos muitas chances de nos classificar para as finais.

No Major, você conversou com a Dust2 Brasil também e disse que em apenas um torneio você sentiu que foi o melhor jogador do torneio, foi na BLAST Premier Lisboa. E como você está se sentindo agora? Você sente que é o melhor? Porque as estatísticas mostram que você tem o melhor rating e tudo mais. Você está se sentindo o melhor aqui na IEM Cologne até agora?

Quase, eu diria. Sim, eu me sinto confiante e sinto meu poder, mas você sabe, eu enfrentei apenas a MOUZ e é difícil dizer. A Aurora estava jogando com stand-in, não tinham o XANTARES e isso é um grande problema para eles. Eles ainda são bons, jogaram bem mas eu não sei. Eu me sinto confiante e é isso, eu acho.

Você acha que ainda não enfrentou um adversário tão forte para realmente provar que você é o melhor?

Não, contra a MOUZ eu sempre estou 1.30 (de rating) e desta vez eu também estou 1.30. Não senti que fiz algo especial contra eles, mas nós vencemos e estou feliz. O próximo oponente acho que será a MongolZ, e a MongolZ é um oponente muito forte, o time número 3 do mundo, eu acho, e eles atiram forte e será um bom oponente para tirar as dúvidas sobre ser o melhor no servidor.

E donk, você está jogando no Tier 1 há um ano e meio e o kyousuke está aparecendo agora e algumas pessoas o chamam de "novo donk". Como você se sente sobre isso? Você não tem uma carreira tão longa, mas já é uma referência.

Eu não quero que as pessoas o chamem de segundo donk, para ser honesto, porque ele é um novo astro. Ele não é como eu, não há ninguém como ele. Ele é o primeiro kyousuke, e é isso. Ele é ótimo e realmente acredito nele. Nos conhecemos há um ano e meio ou talvez dois anos, não sei. Acredito nele e que o nível que ele mostrou neste torneio foi ótimo. Foi uma grande estreia, apesar de terem ficado no top 12, mas ele estava carregando forte o time, então ele é ótimo.

E para terminarmos, o s1mple disse em uma stream que você e também o kyousuke têm grandes habilidades, mas que acha que isso não é o suficiente. Como você vê isso? Você acha que tem habilidades suficientes, conhecimento suficiente do jogo?

Eu não sei. Eu não sei o que um jogador precisa mais. Assim, sim, com certeza, habilidades mecânicas não são suficientes porque muitas pessoas têm boas habilidades mecânicas, mas não são fortes o suficiente mentalmente. Então, sim, eu acho que ele está certo. E em termos de que você tem que ter uma mentalidade forte para ter um bom desempenho no Tier 1 e ser consistente, sim, concordo com ele. Mas não sei por que ele citou a mim e ao kyousuke. Talvez eu... eu possa entender por que ele mencionou o koysuke porque ele ainda não estreou no Tier 1, mas depois desta estreia, eu acho que todas as pessoas podem dizer que o kyousuke é um jogador forte."

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.