
k0nfig se aposenta e vira agente: "Não quero ver ninguém passar pelo que passei"
Depois de uma carreira de 10 anos, Kristian "k0nfig" Wienecke se apostou como jogador de Counter-Strike. O dinamarquês de 28 anos anunciou que pendurou o mouse e o teclado, mas também disse que vai virar um agente de jogadores: "Não quero ver mais ninguém passar pelo que passei".
"Durante este ano, enquanto estive ausente, não houve um dia em que não tenha pensado em todas as diferentes emoções e coisas pelas quais passei, e cheguei à conclusão de que a carreira que tive não foi boa. Tipo, foi boa em alguns aspectos, mas houve tantas coisas estúpidas que poderiam ter sido evitadas, e eu faria o que fosse preciso para proporcionar isso aos jogadores mais jovens que estão entrando em cena agora", disse k0nfig em entrevista à HLTV.
"Aprendi muitas coisas sozinho, fazendo isso, e não quero ver ninguém mais passar pelo que eu passei, porque isso te destrói, de certa forma. É muito difícil e me sinto mal só de pensar no que passei. Quero desempenhar um papel de apoio, sei o que está do outro lado. Se você é um jogador novo, ou mesmo um jogador mais velho que ainda não passou por isso, posso ser um canal de comunicação com você e posso lhe contar sobre minhas experiências e o que posso fazer por você e prepará-lo para os grandes palcos, as equipes de filmagem, as entrevistas e todas essas coisas que eu sentia que eram um grande fardo e difíceis de fazer."
"Além disso, é preciso aceitar que às vezes você se sente mal, às vezes se sente bem, às vezes não está jogando bem e outras vezes está bem. Às vezes, os fãs estão contra você, outras vezes, estão a seu favor. Com todos esses sentimentos que passei, jogando nos maiores palcos e nos torneios online, quero ser um canal para o jogador e explicar o que passei e que tipo de processo estou enfrentando agora", continuou.
k0nfig começou sua carreira em 2015 pela Reason. Pouco depois o dinamarquês foi para SK, depois passou pela CPH Wolves e no fim de 2015 foi para a Dignitas, onde ficou por um ano e venceu seu primeiro grande evento, sendo campeão e MVP do EPICENTER Moscow.
Em 2017 o jogador foi para North, e foi campeão da DreamHack Open Montreal, sendo MVP mais uma vez. Em 2017 o jogador também foi eleito o 14° melhor do mundo pela HLTV. Depois de uma atuação ruim no ELEAGUE Boston Major k0nfig foi removido do time titular da North, e contou que pediu para tirar uma licença médica por estar muito estressado e não conseguir dormir.
Em fevereiro de 2018 k0nfig foi para OpTic, mas lá não conquistou grandes títulos. Em novembro de 2018 o jogador foi para Complexity, e pela organização norte-americana foi campeão da BLAST Premier Spring 2020 Europe Finals.
Em novembro de 2021 k0nfig foi para Astralis.
"Sinceramente, é um assunto bem delicado para mim", disse k0nfig sobre seu tempo na Astralis. "Gostei muito, acho que foi bom em alguns aspectos, mas também foi muito difícil corresponder às expectativas em outros. Havia muita pressão da organização e dos fãs em geral. Era como se você nunca fosse bom o suficiente. Você estava bem quando estava indo bem, depois era o suficiente, mas assim que havia uma pequena queda no desempenho, ou você perdia para alguém que não deveria perder, você sentia que toda a torcida estava contra você, e não é fácil jogar sob essa pressão."
k0nfig também revelou que não estava se sentindo bem no time, e que não estava mais gostando de jogar. O jogador também falou sobre a grande quantidade de conteúdo que a equipe era solicitada a criar, o que fazia com que k0nfig se sentisse mais como um peão do que como uma parte valiosa da organização. "Você precisa estar feliz diante das câmeras, mas quando você está se sentindo péssimo e precisa estar feliz diante das câmeras, isso faz você se sentir muito pior depois."
"Eu chegava atrasado e faltava alguns dias porque me sentia mal e não estava gostando, e não dormia bem porque sabia que depois do treino teria que filmar o dia inteiro. Acho que, para todos nós, e também para a diretoria, a execução foi simplesmente malfeita. Não chegamos a um ponto em que parecesse saudável de alguma forma. Pelo menos eu não me sentia assim."
Em 2022 k0nfig jogou seu último jogo em uma grande arena. O jogador representou a Astralis e foi até a semifinal da IEM Cologne. Depois disso a Astralis passou por uma série de resultados ruins, e após uma derrota para Astralis 16ª temporada da ESL Pro League S16, k0nfig se envolveu em uma briga em uma noite em Malta que terminou com o dinamarquês precisando de cirurgias. k0nfig acabou tirando uma licença médica e pouco depois deixou a Astralis.
"A culpa é só minha. Foi uma explosão de emoções quando você se vê em uma situação sob extrema pressão, não corresponde às expectativas e fica decepcionado consigo mesmo. Aí, quando você não tem ninguém em quem se apoiar ou com quem conversar sobre como está se sentindo, quando está sob tanta pressão, todo mundo desaba no final. É claro que eu adoraria que isso nunca tivesse acontecido."
Em janeiro de 2023 k0nfig foi para a Ninjas in Pyjamas. A equipe não teve bons resultados, e de acordo com k0nfig os jogadores não conseguiram lidar com o conflito de funções e em fevereiro de 2024 o dinamarquês foi movido para o banco de reservas.
k0nfig passou mais de um ano no banco de reservas da NIP, e em março deste ano deixou a organização e ficou FA. Depois disso, konfig não representou outras organizações, e agora se aposentou, encerrando sua carreira após 10 anos.
Clique aqui para ler a entrevista completa.
Leia também

