guizin na época de Sharks (Foto: Reprodução/Twitter)

CBCS proíbe Corinthians de usar reforço no Elite League

Decisão dos organizadores foi tomada com base no regulamento

O Corinthians não poderá utilizar Guilherme "guizin" Ferreira no main event do 2º CBCS Elite League, por decisão dos próprios organizadores. Por conta disso, o Timão disputará a segunda fase do circuito com o treinador Matheus "KAOS" Nicolau.

A Dust2 Brasil apurou que o comitê organizador não entendeu como exceção a adição de guizin ao Timão e decidiu por seguir o regulamento do circuito, que, salvo exceções, não permite que um jogador dispute a mesma edição do circuito por times diferentes. O atleta vinha defendendo a Stars Horizon na competição e o time, assim como o Corinthians, avançou para o main event.

Fontes próximas informaram que, apesar da proibição, é desejo do Corinthians em manter guizin para ser o substituto em definitivo de Daniel “danoco” Morgado.

Contatado, o CBCS respondeu que tem, "por intuito, fomentar e apoiar o cenário de CS:GO no Brasil" ao mesmo tempo que tem que "traçar uma linha do que é permitido ou não, estabelecendo um compromisso com as regras e garantindo que elas sejam seguidas".

Os responsáveis pelo circuito informaram ainda que "não somente a equipe em questão, mas outras equipes também tiveram alterações negadas. Quando uma equipe solicita uma alteração, nosso comitê analisa todo o contexto da solicitação para entender se aquela alteração será liberada ou não".

Ainda segundo o CBCS, "o entendimento das regras e de casos como este já foram assunto de discussão com as equipes. Acreditamos que acertamos o meio termo de forma colaborativa, onde ORGs e jogadores se sentem protegidos nestes casos". O circuito lembrou que "estamos sempre abertos para equipes sobre questões do regulamento e até mesmo da sugestões dos possíveis caminhos referentes a algumas dúvidas".

No regulamento do CBCS, a regra 2.7.1 "Restrições para adicionar novos jogadores" diz que "um jogador só pode se juntar a uma equipe se não tiver jogado por outra equipe a fase anterior neste mesmo evento (uma equipe nos playoffs pode chamar um jogador que participou de uma das classificatórias por outra equipe".

Contudo, "uma exceção especial desta regra pode ser feita se um jogador ou sua equipe puderem provar clarmente que essa mudança é permanente (ou seja, apresentando um contrato válido) e com a aprovação do CBCS. Esta exceção nunca pode ser feita quando a terceira equipe é a mesma que a primeira para a qual ele jogou durante um evento".

A mesma regra lista três restrições: "um jogador que jogou um "open qualifier" nunca está autorizado a participar em outro "open qualifier" do mesmo evento"; "um jogador que jogou em um "play-in" nunca está autorizado a participar de outro "play-in" ou "main event" para o mesmo evento por outra equipe" e "um jogador que jogou no "open qualifier", mas não se classificou para o "play-in", pode mudar de equipe para o "play-in" ou "main event"".

O main event do 2º CBCS Elite League está marcado para começar no dia 19. O Corinthians estreará contra ODDIK, enquanto Stars Horizon enfrentará a Daotsu.

Sendo assim, no main event do CBCS Elite League, o elenco do Corinthians será composto:

Brasil Caio "zqk" Fonseca
Brasil Felipe "delboni" Delboni
Brasil Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves
Brasil Matheus "KAOS" Nicolau (stand-in)
Brasil Pedro "ph1" Henrique (stand-in)

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.