Accor Arena na final do Major

ESL reitera formato de redistribuição de vagas para campeonatos

Debates recentes com GamerLegion levaram a organizadora a detalhar os critérios

A ESL publicou nesta sexta-feira uma nota em que explica como funciona a redistribuição de vaga para os torneios, caso um time conquiste a classificação para um campeonato em que já está garantido. A explicação se dá após questionamentos recentes com a GamerLegion.

A Vitality venceu o BLAST.tv Paris Major e ficou com a vaga na IEM Cologne, porém a organização francesa já estava garantida na competição por ter vencido a IEM Rio. Assim, a ESL comunicou que a vaga iria para o ESL World Ranking. A comunidade e até alguns jogadores da GamerLegion, vice-campeã, indagaram se não deviam ser eles os classificados.

No entanto, ainda em abril do ano passado, a ESL já tinha realizado mudanças no formato de classificação e anunciado que somente o campeão dos torneios da ESL Pro Tour (EPT) Masters receberiam os convites diretos e que a vaga não passaria para o vice-campeão.

Ainda assim, a organizadora optou por republicar e dar mais detalhes acerca das vagas. Os vencedores de torneios EPT Masters, como IEM Rio, IEM Dallas e ESL Pro League, são elegíveis para receberem o convite direto para um torneio do EPL Championships, que são IEM Katowice e IEM Cologne.

Caso o time campeão já esteja classificado, recuse ou não consiga receber o convite, a vaga vai passar para o ranking global da ESL. O novo classificado vai ser decidido no dia em que a data de corte do ranking chegar. No caso da IEM Cologne, será no dia 12 de junho.

A ESL também esclareceu o conflito de classificados que pode ocorrer em outros campeonatos. É o caso, por exemplo, de times da ESL Challenger, como a ECL Melbourne, por exemplo, que vão para a Pro League. O vencedor da ECL fica com a vaga, porém se não puder ou já estiver classificado, a vaga vai para o vice. Caso o vice também não possa, a classificação passa a ser via ranking global.

Já a liga regional da ECL, que abrange a América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, tem regulamento diferente. A prioridade é classificar o campeão da liga para a ESL Pro League e, depois, o vice. Assim segue até o quarto colocado. Se os quatro times já estiverem classificados ou nenhum deles puder jogar, a vaga também passa para o ranking global.

Um regulamento diferente também é encontrado na classificação das ligas nacionais, como é a Brazil Premier League (BPL) para a ESL Pro League. Neste caso, a vaga é para o campeão e depois para o vice. Se ambos não serem elegíveis, o classificado vai ser definido pelo ranking global.

Já para o caso das ligas nacionais rumo ao EPT Championships, os campeões da edição polonesa e da edição alemã ganham os convites diretos, já que os torneios acontecem nas cidades desses países. Caso o campeão não possa jogar o torneio, a vaga vai diretamente para o ranking global, sem passar pelo vice-campeão.

Leia também

#1(Com 0 respostas)
26 de maio de 2023 às 12:26
fbsantossp
Mesmo lendo a matéria, na pratica ainda é confuso kkkkk negocio é aprender na pratica mesmo
Você precisa estar logado para fazer um comentário.