forsaken pela OpTiC India (Foto: Divulgação/OpTiC India)

Ban de jogador que "acabou" com OpTiC Brasil chega ao fim

forsaken estava punido há cinco anos

Protagonista em um dos casos mais famosos de cheat no Counter-Strike, Nikhil "forsaken" Kumawat está livre para voltar às competições. O banimento do jogador indiano, que teve desdobramentos até sobre o time brasileiro da OpTiC, chegou ao fim nesta terça-feira.

Durante a eXTREMESLAND, foi descoberto que forsaken estava cheatado. Assim, a OpTiC India foi desclassificada do torneio. Posteriormente, forsaken também foi acusado de ter trapaceado na ESL India Premier 2018 Fall Finals.

A OpTiC India demitiu forsaken e também liberou o restante da lineup, embora tenham afirmado que não sabiam que o companheiro trapaceava. forsaken foi banido por cinco anos pela ESIC (Comissão de Integridade nos Esports), com o comunicado divulgado no dia 24 de outubro de 2018. Assim, a punição acaba nesta terça-feira.

A organização não se restringiu a demitir somente a equipe indiana. Cerca de duas semanas após forsaken ser pego cheatando, a OpTiC também deu fim ao time brasileiro feminino, que havia sido contratado dois meses antes.

O quinteto era formado por Bruna "bizinha" Marvila, Camila "cAmyy" Natale, Gabriela "GaBi" Maldonado, Pamella "pan" Shibuya e Juliana "showliana" Maransaldi, além do treinador Guilherme "walck" Moreno. Em contato com a Dust2 Brasil, cAmyy lembrou da demissão.

"Foi bem da noite pro dia. Eles não confirmaram que o contrato tinha acabado por conta desse evento com o forsaken, porém não falaram muito mais sobre. Não teve nenhuma reunião sobre, simplesmente falaram que iam acabar com os projetos", contou.

Bizinha também lembrou da saída: "Não tem como esquecer a frustração na época. Já era difícil ter alguma coisa no feminino, e na época era uma grande oportunidade. No entanto, fomos prejudicadas sem ter ligação alguma com o caráter de um cara do outro lado do mundo".

Na publicação em que anunciou a saída das brasileiras, diversos torcedores questionaram a decisão e relacionaram a demissão à atitude de forsaken. Pela OpTiC Brasil, elas venceram a Brasil Game Cup Female 2018 e, posteriormente, passou a jogar como TiMe DaS LiNdAs e depois foi para a paiN.

Embora forsaken esteja liberado pela ESIC, ele não poderia atuar em campeonatos da Valve, como RMR e os Majors. Pelo livro de regras da desenvolvedora, a punição sobre o jogador vai até setembro de 2024.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.