Sem ligação com esports, empresário é favorito para assumir diretoria no Esporte

Na política desde 2013, Dudu Menor atua nos ramos gastronômico e de produção de eventos

Anunciada no ano passado pelo ministro André Fufuca (PP-MA), a área no Ministério do Esporte que lidará com os esportes eletrônicos já tem um favorito para o comando. Trata-se de Eduardo Gomes de Almeida Araújo, conhecido como Dudu Menor, um empresário carioca do ramo de gastronomia e produção de eventos.

A Dust2 Brasil apurou que Menor é um nome de confiança do ministro, e já houve um convite simbólico para o setor que está sendo elaborado. A relação entre ambos foi construída no período em que Fufuca foi deputado federal, desde 2015. A pasta ainda não sabe se a área de fato será uma diretoria ou uma secretaria nacional.

O empresário vem participando de eventos recentes do setor, como a festa de lançamento da Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games, em Brasília, na última terça-feira, e na inauguração da Arena Pública Gamer do Rio de Janeiro, em janeiro.

Perfil de Dudu Menor

Menor não é figura conhecida na indústria dos esports, mas é próximo de pessoas ligadas à Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico (FERJEE) e à Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE). Menor, inclusive, foi nomeado pela CBGE em agosto de 2023 como assessor parlamentar e relações públicas. Ele esteve acompanhado pelo presidente da confederação, Paulo Ribas, e por membros da FERJEE, nos eventos que compareceu.

O carioca tem 42 anos e é conhecido pela atuação no ramo gastronômico e na produção de eventos no Rio de Janeiro. No Instagram, o empresário promove atualmente quatro bares e restaurantes, e tem no currículo uma longa lista de eventos de entretenimento produzidos, como festas e blocos e camarotes de carnaval.

Menor também tem carreira na vida pública, e se candidatou a deputado estadual nas Eleições de 2022 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), mas renunciou ao pleito.

Além disso, foi auxiliar do então vereador Marcelo Queiroz (PP-RJ) no início de 2013; de fevereiro do mesmo ano até março de 2016 trabalhou na Secretaria Municipal de Administração na gestão de Eduardo Paes; de abril a junho de 2016 trabalhou na Empresa Municipal de Informática, também quando Paes era o prefeito; de setembro de 2016 a junho de 2016 foi secretário parlamentar da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), e mais recentemente exerceu dois cargos durante o mandato do governador Cláudio Castro (PL-RJ), como assessor na Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília.

A criação de uma diretoria ligada ao esports foi anunciada por André Fufuca em entrevista ao site ge em setembro de 2023, logo após o então deputado federal assumir a pasta. Ao contrário de sua antecessora, Fufuca disse que reconhece os esports como esporte e anunciou a criação da diretoria. Em outubro, ele reforçou a ideia em visita à Brasil Game Show (BGS).

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.