
FalleN comenta mudança no map pool e expectativa por título
A FURIA de Gabriel "FalleN" Toledo estreou com derrota na FISSURE Playground 1, mas se recuperou ao vencer com facilidade a Wildcard nesta quarta-feira. Ainda vivo no torneio, o capitão brasileiro conversou com a HLTV sobre a atualização recente no CS e o fato de voltar a competir depois das férias.
"Ontem jogamos muito abaixo do que gostaríamos, mas um pouco esperado de certo modo porque acabamos de voltar das férias e não temos muito tempo de jogo desde o break. Cometemos muitos erros, erramos muitas granadas, deixamos de pegar kills fáceis. Hoje o foco não era só jogar melhor nesse sentido, mas também de trazer mais energia, brigar por cada ponto como se fosse o primeiro ponto da equipe", explicou FalleN.
Com o ritmo afetado com a pausa para as férias, FalleN esperava que a equipe tivesse uma preparação maior. No entanto, os voos cancelados de Danil "molodoy" Golubenko impossibilitaram isso.
"Tivemos cinco dias de treino, íamos ter mais dois com o molodoy, porém a viagem dele atrasou, então foi embora 40% do que teríamos para treinar. Faz parte. O time precisa entrar em forma como estávamos antes do break e podemos ir muito longe no torneio. Ele (molodoy) estava indo até o avião e ficando preso dentro do avião, (passava) três horas esperando e o voo não saia. Ele estava sempre tentando voar e não conseguia. Foram dois dias iguais, bem complicados."
Sem os times mundiais mais estrelados como Vitality, MOUZ e Falcons, a FURIA é a equipe mais bem ranqueada no Valve Regional Standings (VRS) que está na disputa da FISSURE Playground 1. Assim, o torneio pode ser a oportunidade do time voltar a vencer um campeonato, algo que não acontece desde 2023.
FalleN falou de como a FURIA enxerga o torneio na Sérvia, a importância dele antes da IEM Cologne e a expectativa sobre os brasileiros serem favoritos a vencer o campeonato.
"Esse torneio é muito importante, assim como todos que jogamos. Ele está sendo muito bem realizado e tem uma premiação super alta. Somos um dos times mais bem ranqueados, então é importante mantermos os pontos altos. Ao mesmo tempo temos que lidar com o fato que o time vem de um break e não tem o que fazer, porque é como o calendário é feito. Não tirar as férias não é uma opção porque acumula muito cansaço, estresse e não tem tempo para resetar."
"Estamos fazendo o máximo que podemos, na condição que temos e é uma maneira de não jogar Cologne direto depois da pausa. Vivemos a competição antes, temos aprendizados, então isso fortalece a nossa ida para a Cologne. A expectativa é fazer bons jogos, jogar no nível que podemos, como apresentamos hoje, e evoluir na competição para chegar muito longe e, quem sabe, ganhar o título."
"Nós desejamos vencer o campeonato, mas a expectativa não pode ser só vencer, vencer, vencer, porque senão fica complicado. O desejo de vencer sempre tem que existir, porém a expectativa na vitória precisa estar mais lá no topo. Você precisa estar ganhando torneios para imaginar que vai ganhar o próximo. Enquanto você não tiver ganhado nenhum ou uma sequência de torneios, você não tem porque ter essa pressão", disse FalleN.

Na IEM Cologne, FalleN e seus companheiros de time vão jogar uma versão diferente de Counter-Strike da que vem sendo jogada na FISSURE Playground 1, já que a ESL anunciou que usará a atualização em todo campeonato. O capitão opinou sobre as novidades no jogo.
"Fico muito feliz com a volta da Overpass, é um mapa que gosto muito e tive bastante sucesso no passado. Vai trazer um jogo um pouco mais lento pro CS, que está um jogo um pouco rápido agora. A Overpass costumava ser jogada de maneira mais lenta. A Anubis, embora muitas pessoas gostem, é um mapa muito TR, desbalanceado demais, porém também não seria um problema se ela tivesse continuado."
"Algum mapa tinha que sair e optaram por Anubis. Muita gente pedia a cabeça da Mirage, porém acredito que a Mirage é muito clássico. Pessoalmente, fico mais feliz com a Anubis saindo do que a Mirage, embora a Mirage já esteja aí há 17 anos, sei lá. Fiquei contente com a mudança do mapa. A MP9 realmente estava forte demais, vai ser um ajuste importante, e na economia precisamos testar para ver se ele vai funcionar. A economia precisa ser melhorada e talvez este seja um bom jeito", concluiu o veterano.
A FURIA de FalleN voltará ao servidor na quinta-feira, às 9h, para tentar a revanche diante da SAW - equipe que derrotou os brasileiros na estreia, mas perdeu para a GamerLegion na partida classificatória. Quem vencer vai aos playoffs da competição que acontece em Belgrado, na Sérvia.
Leia também

