
KSCERATO se vê no auge e ganha "paz de espírito" com boa fase da FURIA
Kaike "KSCERATO" Cerato não está acostumado em viver em tamanha tranquilidade. Vindo de três títulos, líder de dois rankings mundiais e um dos líderes técnicos da FURIA, o jogador disse ainda estar se habituando.
"Ainda não (estou acostumado)... estamos tendo resultados muito bons em pouco tempo de time, isso é muito novo para mim e para todo mundo, acho que ninguém esperava isso. Estou aproveitando ainda", disse KSCERATO em entrevista da Dust2 Brasil.
O primeiro dia de StarLadder Budapest Major foi tranquilo para o time. Vitórias unilaterais contra NAVI e Imperial colocaram a FURIA a uma partida de se garantir nos playoffs. Para KSCERATO, o time teve as partidas sob controle por saber fazer o que os momentos pediram.
"Acho que manter a calma e também ter uma disciplina de jogar tarde no momento que tem que jogar, de jogar agressivo no momento que precisa ser agressivo e ter a leitura de jogo também. Estamos bem confiantes em todos os aspectos", explicou.
Tanto Gabriel "FalleN" Toledo quanto Danil "molodoy" Golubenko falaram sobre as dificuldades da FURIA no começo dos treinamentos para o Major, mas KSCERATO minimizou estes problemas - mas não negou que a situação estava complicada.
"Hoje em dia está muito difícil treinar, então o bootcamp é para estarmos alinhados com as coisas que queremos fazer, mas o resultado pouco importa porque atualmente tem um monte de criança de 18 anos com muita confiança que passa smoke", disse.
"Nós temos (a nossa), mas os caras têm cinco do outro lado (risos), aí é complicado treinar essas coisas. Os caras não deixam a gente holdar as táticas, mas sabemos que as táticas são boas. O treino é foda hoje em dia", completou.
E mesmo que os treinos sejam estressantes, KSCERATO vive um momento único. Na FURIA há sete anos, ele finalmente está alcançando tudo aquilo que batalhou para ter.
"É uma paz de espírito, uma coisa que você está lutando começa a acontecer e começa a entender que é uma chavezinha que você troca e começa a ganhar os bagulhos", contou.
"Hoje em dia são muitos detalhes que ganham campeonatos, como o 1x4 que venci contra a Falcons, por exemplo, que muda a história do jogo. É gratificante para mim estar ganhando esses campeonatos, minha família está muito feliz sem dúvidas", continuou.
"Ainda não acabou, precisamos focar no que está por vir, independente de quem seja o próximo adversário. É passo a passo, nosso mindset está bom, precisamos manter a humildade para jogar contra qualquer time porque independente se for a The Huns ou Imperial ou NAVI, você pode perder o jogo. Tem que manter a cabeça erguida, mas com pé no chão", completou o jogador.
E, de pés no chão, KSCERATO entende estar em seu melhor momento individual. Mesmo com quatro aparições no Top 20 da HLTV - recorde entre jogadores brasileiros -, o jogador entende que nunca esteve tão bem quanto em 2025.
"Sinto que estou no meu melhor momento individual. Todo mundo está no seu melhor momento individual, sem sombra de dúvidas", disse.
"O FalleN vem entregando um bom trabalho como IGL e como rifler, todos estão trabalhando no quesito de estar ali quando precisar. É algo que a gente sempre brincava quando assistíamos a Vitality no primeiro semestre. Pô, o ZywOo morreu, aí sei lá o apEX vai e salva o round. Todo mundo aqui está conseguindo performar, pegar multikills e ter impacto independente da situação, do resultado, se está mal dentro do jogo, você consegue impactar mesmo assim. Isso é muito importante para um time que quer ser campeão e conquistar as coisas", completou.
Sobre a lista de melhores jogadores do mundo, porém, KS não está lá muito otimista.
"Minha melhor colocação foi top 9 depois do Major do Rio, mas é muito difícil. Está muito stackado esse ano porque tem Vitality, Spirit, FaZe, tem muito time bom e bastante jogadores bons nesses campeonatos. É meio complicado para mim e não tenho uma expectativa de cair em um ranking muito alto, porém sei que por dentro estarei contente independente do ranking que eu estiver. E, se eu estiver ou não, estou feliz com o que conquistei este ano", disse.
As conquistas são celebradas, mas ainda há uma grande pendência. KSCERATO se escora na fé para ganhar o Major.
"Se Deus quiser (seremos campeões), está tudo na mão de Deus. Precisamos aproveitar o momento… e não vou zicar aqui também", finalizou.































