
s1mple e zont1x são banidos por jogarem com russos
A Federação Ucraniana de Esports (UESF em inglês) baniu Oleksandr "s1mple" Kostyliev e Myroslav "zont1x" Plakhotia pela participação em jogos oficiais ao lado de companheiros de equipes russos. A punição faz parte da nova política disciplinar da federação, publicada na última quinta-feira.
Em documento, a UESF escreveu que a punição de s1mple e zont1x se dá "por participar de partidas oficiais na mesma equipe com russos". Outros oito jogadores, como Danylo "s1zzi" Vinnyk, emprestado à B8, também foram punidos pelo mesmo motivo. O banimento vai durar até o dia 30 de junho de 2027.
No X (antigo Twitter), s1mple comentou: "Pesos diferentes para outros jogadores. As pessoas que tomaram essa decisão não entendem nada de esports e não fizeram nada por ele, então suas opiniões não têm valor".
O site da UESF lista cinco categorias de violações, com a punição de s1mple e zont1x se encaixando na "violação ética", que leva em consideração "comunicação tóxica, declarações anti-ucranianas, participação em competições de entidades associadas ao estado agressor ou em uma equipe com seus representantes com escolha consciente".
A UESF explica que o banimento limita a participação dos punidos em competições. A federação é parceira da Esports Nations Cup (ENC) e, assim, zont1x e s1mple não vão poder integrar a seleção ucraniana para a "Copa do Mundo de CS".
O companheiro de equipe russo de s1mple é Denis "electroNic" Sharipov, que se juntou à BC.Game em outubro do ano passado. Já zont1x atua com o trio russo formado por Danil "donk" Kryshkovets, Dmitry "sh1ro" Sokolov e Boris "magixx" Vorobiev. No caso de s1zzi, a punição ocorreu porque ele defendeu a Spirit Academy, que é russa.
As punições acontecem em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), publicado em janeiro de 2026, 1,8 milhão de soldados foram mortos durante o conflito.
Leia também
























