
Integrantes de ENCE e GL reclamam de cheating no tier 2
Profissionais que disputam campeonatos no tier 2 europeu usaram o X (antigo Twitter) para reclamarem de cheaters no cenário de Counter-Strike. Integrantes da ENCE e da GamerLegion deram destaque para o assunto depois da ENCE enfrentar a ROSY, equipe acusada de trapaça.
Analista da ENCE, Carmine "Fisic0" Lorusso, publicou uma sequência de tweets com clipes no qual suspeita que jogadores da Rosy estavam cheatados. "Infelizmente, mais um dia no qual somos obrigados a expor cheaters para melhorar o tier 2", escreveu.
Viktor "sdy" Orudzhev, jogador da ENCE, endossou o questionamento. "Se você tem um conhecimento básico do CS ou talvez já tenha jogado. O que você faz contra isso? Não temos recurso, não podemos nos proteger como jogadores que estão passando sua vida no jogo para tentar chegar o mais perto possível da grandeza do CS. E você precisa duvidar de si mesmo o tempo todo".
A ENCE enfrentou a ROSY pelas oitavas de final do Exort The Proving Ground Season 2, torneio online europeu. A ROSY venceu por 2 a 1 e avançou. Na sequência, o time foi eliminado para a GUN5.
Ashley "ash" Battye, treinador da GamerLegion - equipe que não disputou o campeonato -, também falou das acusações por parte dos integrantes da ENCE.
"Infelizmente ninguém se importa com o CS fora do tier 1, mas sendo uma pessoa que jogou o tier 2 e se ferrou várias vezes, sinto que preciso falar. Alguns destes clipes contra a ENCE são nojentos. Isso não pode continuar acontecendo."
"Escalações genuínas acabam quando derrotas como essa acontecem. Já fiz mudança no time no passado quando caímos para cheaters em flagrante e perdemos toda nossa confiança no jeito que jogamos por conta da quantidade de buracos que foram explorados em todos momentos."
"Temos que fazer melhor. Não vamos deixar jogadores se aproveitarem de cheating e match fixing. Nós precisamos que o tier 2 de CS produza talentos, e não podemos perdê-los porque eles são pegos em match fixing quando não têm conhecimento e são pegos com um grupo errado quando estão vulneráveis. Em algum momento, algo precisa mudar, e sinto que estamos indo a lugar nenhum", seguiu ash.
A Exort, organizadora do campeonato, não comunicou nenhuma punição diante da ROSY, equipe acusada de cheating. No entanto, o time modeame foi desclassificado porque um dos jogadores têm um ban ativo na FACEIT por uso de trapaça.
A modeame havia eliminado a Iberian Soul do torneio. Com a desclassificação, a Iberian Soul retomou o lugar da modeame e seguiu viva no torneio e conseguiu conquistar o título no último domingo.