
BIT é punido por comunicação indevida durante Thunderpick
Bruno “BIT” Lima, da 9z, foi punido pela GAME3RS_X por se comunicar durante a semifinal e a final do Thunderpick South America Series #2. O treinador, que terminou campeão e com a vaga para a seletiva internacional, ficará suspenso por um mapa na próxima edição da competição. A decisão, porém, desagradou os denunciantes.
A Dust2 Brasil apurou que BIT foi denunciado depois de sua voz aparecer em um vídeo publicado pela própria 9z sobre a conquista. É possível ver bit incentivando, comemorando e dando informações para o time em ao menos 38 oportunidades durante a semifinal contra a RED Canids e a decisão contra a ODDIK.
Procurada pela reportagem, a 9z afirmou que aceita totalmente a decisão por parte dos responsáveis pela Thunderpick. "A realidade é que, em alguns torneios online, como o qualify da EPL, o coach pode fazer call com o time o tempo todo. Mas vamos ficar mais atentos em torneios onde isso não é permitido para que não aconteça de novo, porque, obviamente, a 9z está sempre a favor de cumprir e respeitar as regras.
A GAM3RS_X, por outro lado, não respondeu até a publicação da matéria. Caso faça, a reportagem será atualizada.
O vídeo, que a organização privou no YouTube após contato da reportagem.
Excluindo a comunicação de comemoração no final da rodada, que também não é permitida, BIT interagiu durante 15 rounds - oito na semi e outros sete na decisão.
Minutagem com as interações de BIT durante os rounds
-
2:57 - vs RED - Avisa o time que a C4 foi plantada aberta no bomb A;
-
4:11 - vs RED - Avisa sobre o drop após este eliminar um jogador da 9z;
-
5:18 - vs RED - Avisa sobre o drop está vivo;
-
8:42 - vs RED - Avisa o time sobre vantagem de 1vs4;
-
9:49 - vs RED - Avisa o time que é rush meio da RED;
-
15:16 - vs RED - Manda os jogadores tirarem as armas dos adversários juntos;
-
16:57 - vs RED - Avisa os jogadores sobre um outro player da RED rushando;
-
17:12 - vs RED - Avisa os jogadores onde está players da RED no bomb B;
-
21:26 - vs ODDIK - Com o round em andamento, elogia Luken e HUASOPEEK;
-
21:41 - vs ODDIK - Avisa o time sobre vantagem de 3vs2;
-
24:29 - vs ODDIK - Faz um aviso incompreensível ao time
-
25:30 - vs ODDIK - Avisa o time sobre estar com a C4;
-
30:32 - vs ODDIK - Durante o round, após HUASOPEEK eliminar t9rnay, avisa que tem mais jogadores na mesma região;
-
31:00 - vs ODDIK - Durante o round fala: “Não tem ninguém limpando fora”;
-
35:28 - vs ODDIK - Pede que os jogadores da 9z ainda vivos joguem juntos
O livro de regras da Thunderpick South America Series é claro sobre os momentos nos quais os coaches podem interagir com as equipes durante as partidas. A regra de número 3.8 diz:
“O treinador não estará conectado ao servidor do jogo, mas poderá entrar no canal de comunicação de voz da equipe, e não poderá se comunicar com os jogadores, exceto durante os pauses técnicos, a menos que seja indicado o contrário para um evento específico.”
Apesar de não prever uma punição específica para a situação, o regulamento deixa claro que, se regras forem violadas, os responsáveis pelo campeonato podem aplicar penalidades com base no próprio julgamento. No caso de BIT, a GAM3RS_X definiu a punição sendo um “aviso final” para a 9z.
BIT está suspenso por um mapa, a ser cumprido no próximo evento da organizadora que a equipe participar. Na ocasião, o coach não poderá estar na mesma sala que os jogadores ou se comunicar remotamente. A 9z também não poderá ter outra pessoa exercendo a função de treinador no lugar do brasileiro. Uma nova punição resultará na desclassificação do time no campeonato.
As punições variam de advertência simples à desclassificação ou do jogador, ou da equipe como um todo. Além disso, advertência para um player é equivalente para o time, sendo elas:
-
Advertência verbal
-
Advertência leve
-
Advertência grave
Três advertências leves são equivalentes a uma grave. Várias penalidades graves podem ser aplicadas numa única vez e três delas levam a desclassificação do campeonato. As ações que podem resultar em punições são:
-
Insultos
-
Má conduta com a administração ou com adversários
-
Violação das regras
-
Atraso sem acordo com os administradores
-
Conduta antidesportiva
-
Falsificação de resultados de partidas
-
Jogar com jogador não autorizado
-
Enganar admins e outros jogadores
-
Trapaça
-
Abuso intencional de bugs
As equipes denunciantes consideraram a punição aplicada ao coach brasileiro como branda e pressionam a GAM3RS_X para que uma pena mais dura seja considerada.
Colaborou Roque Marques
Leia também

